segunda-feira, 10 de setembro de 2012

BELL OH-58D KIOWA WARRIOR. O coadjuvante importante.

                 

DESCRIÇÃO Por Carlos Emilio Di Santis Junior

Já mostramos neste blog os helicópteros de ataque dedicado das forças armadas dos EUA como o Bell AH-1W Super Cobra, o Cobra Zulu ,ambos nos fuzileiros navais norte americanos (US Marine Corps), e o Hughes/ Boeing AH-64 Apache do exército dos Estados Unidos (US Army). Um terceiro helicóptero aparece com freqüência junto aos Apaches do exército americano, porém, passa quase desapercebido por aqueles que são entusiastas militares, mas não convivem num ambiente militar. Os militares americanos, no entanto, tem muita consideração pelo fiel companheiro do Apache que é usado para designação de alvos com seu mastro multisensor e ainda dispara armamentos contra posições e fortificações inimigas para prestar apoio aéreo aproximado para as tropas do “Tio Sam.”. Estamos falando do Bell OH-58D Kiowa Warrior, um descendente direto do famosíssimo helicóptero Bell 206 Jet Ranger, um dos mais populares helicópteros de todos os tempos.

                    

Acima: Embora o poderoso helicóptero de combate AH-64 Apache possa executar sua missão sozinho, sua capacidade de combate é muito ampliada com o uso de seu companheiro OH-58D Kiowa Warrior.

Embora seja uma aeronave multimissão, a principal função do Kiowa Warrior, no campo de batalha é o de reconhecimento armado, onde ele busca e identifica alvos para apoiar o ataque executado, principalmente por helicópteros AH-64 Apache, além das equipes de combate terrestres. Para executar esta missão da melhor forma possível o Kiowa Warrior está equipado com um mastro sobre o rotor com diversos sensores. O sistema se chama MMS ou Mast-Mounted Sight, que pode ser descrito como um sistema de mira composto por uma câmera de televisão de alta resolução capaz de detectar alvos a longas distancia; um sensor de imagem térmica para dar capacidade de busca de alvos em condições sem luminosidade ou com condições atmosféricas adversas e um designador de alvos a laser, que faz a iluminação do alvo para que um míssil guiado a laser possa atingir e destruí-lo.O sistema de comunicação do OH-58D é feito por um radio UHF de alta velocidade e resistente a interferências que um sistema de guerra eletrônica inimigo possa impor no campo de batalha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

visitantes globais