As forças armadas da Turquia atacaram alvos na Síria nesta quarta-feira, em resposta a um morteiro disparado do território sírio que matou cinco civis turcos, informou o gabinete do primeiro-ministro Tayyip Erdogan.
“Nossas forças armadas na região de fronteira responderam imediatamente a este abominável ataque … alvos foram atingidos através de fogo de artilharia em locais na Síria identificados por radar”, disse o comunicado do governo turco.
“A Turquia nunca deixará sem resposta tais tipos de provocação feitos pelo regime sírio contra nossa segurança nacional.”
O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, concordou com o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, sobre a necessidade de uma reunião de emergência com os integrantes da entidade, segundo a nota.
Davutoglu conversou por telefone com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e ministros de Relações Exteriores de vários países do Conselho de Segurança da ONU sobre o incidente.
Ban fez um apelo para que o governo sírio respeite a integridade territorial de seus vizinhos a advertiu que o conflito de 18 meses na Síria está prejudicando cada vez mais outros países na região, disse sua assessoria.
O morteiro disparado da Síria caiu em um bairro residencial na cidade de Akcakale, no sudeste da Turquia, e matou uma mulher e quatro crianças de uma mesma família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário