Caça Mirage 2000-5 do esquadrão recebeu pintura especial das ‘Cegonhas’ em comemoração ao centenário da esquadrilha SPA 3 Guynemer’
Em 28 de setembro, a SPA 3 “Guynemer”, a mais antiga esquadrilha das três que compõem o Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes”, comemorou 100 anos de sua criação. A esquadrilha, que opera caças Mirage 2000-5 a partir da Base Aérea 116 de Luxeuil, comemorou esse marco histórico juntamente com a “jornada das Cegonhas” (journée des Cigognes), um encontro bienal de pilotos que já passaram pela unidade, exibindo também um caça pintado especialmente para celebrar esse centenário.
Uma cerimônia foi presidida pelo novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea Francesa (equivalente a comandante da FAB), o general Denis Mercier – vale lembrar que seu antecessor, o general Paloméros, deixou o posto para assumir posição na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Foi celebrada a memória de grandes nomes da aviação francesa, entre eles o ás Guynemer, que dá nome à esquadrilha, além de outros como Dorme, Heurtaux e Deullin.
As apresentações em voo incluíram a equipe de demonstração “Patrouille de France” com seus jatos treinadores Alphajet, uma exibição solo de um caça Rafale, além de um Extra 330 acrobático. Um F-18 da Força Aérea Suíça também tomou parte nas apresentações, assim como quatro caças Mirage 2000-5 do Esquadrão “Cigognes”. Outras aeronaves estiveram em exposição estática na ocasião, incluindo um Mirage 2000-5 pintado especialmente com as “cegonhas” (visto nestas fotos também em voo).
O famoso emblema das “Cegonhas” foi escolhido pelo capitão Brocard, quando comandava o grupo de caça composto pelas esquadrilhas 3, 103, 26, 73 e 67. A ave foi selecionada por representar o início da primavera na Alsácia – lembrando que essa era uma região disputada militarmente entre França e Alemanha desde o século XIX.
Hoje, o Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes” é composto pelas esquadrilhas SPA 3, SPA 103 e SPA 26, dotadas do caça Mirage 2000-5, versão especializada em defesa aérea e que opera o míssil MICA. O esquadrão tem como missão principal a proteção, vigilância e interdição do espaço aéreo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário