Na sessão desta quinta (4), TSE aprovou envio para mais 126 cidades. Ministério da Defesa prevê gasto de até R$ 27,5 milhões com tropas
Das 126 cidades, 82 são do Piauí. A corte havia rejeitado anteriormente o pedido de reforço para 143 cidades do estado, uma vez que o governador Wilson Martins afirmou que as forças de segurança estaduais eram suficientes para garantir a segurança durante o pleito. No entanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questionou dizendo que o reforço era necessário nessas 82 cidades e o pedido foi aprovado.
O estado com mais cidades atendidas pelo envio de tropas é o Rio Grande do Norte (RN), que terá presença das Forças Armadas em 119 cidades. O motivo do pedido de reforço nos municípios do estado se deu ao "acirramento" da disputa eleitoral, segundo o TRE local.
O Ministério da Defesa, segundo o TSE, prevê o gasto de até R$ 27,5 milhões com o envio de tropas para reforçar a segurança na eleição. A pasta disse ainda que as tropas estão de prontidão à espera de enventual convocação para municípios onde haverá eleição.
Há tropas suficientes, de acordo com a assessoria do ministério, para serem enviadas em casos emergenciais e para as últimas autorizações do TSE. Até o dia da votação, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, ainda pode autorizar o envio de tropas caso considere necessário, sem que haja votação do plenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário