Amanhã (06) acontecerá a cerimônia de comissionamento do contratorpedeiro USS ‘Michael Murphy’ (DDG 112) da Marinha americana. O evento será sediado em Manhattan.
O navio foi nomeado em homenagem ao Navy SEAL, Tenente Michael Murphy, que recebeu postumamente a Medalha de Honra, por sua atuação na Operação Red Wings, no Afeganistão, em 28 de junho de 2005.
Murphy comandava uma equipe com mais quatro homens, com a missão de encontrar um líder do Talibã no terreno montanhoso próximo a Asadabad, quando foram emboscados por uma força maior e em posição de vantagem tática. Ferido mortalmente, Murphy propositalmente deixou sua posição protegida em busca de sinal que lhe permitisse se comunicar com o centro de comando da operação.
Enquanto era atingido repetidas vezes, o tenente informou a localização de sua equipe e pediu apoio imediato. Em seguida, retornou à posição para continuar o combate, até que não resistiu aos ferimentos.
O secretário da Marinha, Ray Mabus, conduzirá a cerimônia de entrega, e Maureen Murphy será a madrinha do navio que leva o nome de seu filho.
“Este navio honra o serviço, a coragem e o sacrifício do tenente Michael Murphy, assim como seus irmãos da Operação Red Wings, seus companheiros SEALs, operadores especiais e pessoal em serviço, que respondem ao chamado do dever todos os dias”, declarou Mabus. “É absolutamente apropriado que o USS Michael Murphy carregue o tridente símbolo dos SEALs em seu brasão pois, assim como Michael e cada Navy SEAL que conquistou a honra de usar esse tridente, este navio é feito para combater às ameaças na superfície e abaixo dos oceanos, e também no ar e na terra”.
O Ct Michael Murphy é o 62º contratorpedeiro da classe Arleigh Burke, capacitado para operações de presença marítima em tempos de paz, gerenciamento de crise e controle do mar, e projeção de poder. O navio é capaz de combater alvos na superfície, submersos e no ar simultaneamente, e será armado com um arsenal de defesa variado.
“O USS Michael Murphy é o navio mais flexível, letal e versátil de sua classe. E representa a espinha dorsal da nossa frota de superfície”, declarou o Almirante Jonathan Greenert, chefe de operações navais. “É um dos melhores contratorpedeiros do mundo, e navegará ao redor do globo conquistando aliados, projetando poder e defendendo nossa nação. Assim como o tenente Michael Murphy, que lhe dá o nome, este navio servirá para proteger e vencer nessa era de incertezas”.
O Capitão-de-Fragata Thomas E. Shultz será o comandante à frente do contratorpedeiro e sua tripulação de 279 oficiais e praças. O USS Michael Murphy desloca 9.200 toneladas, com 155 metros de comprimento, 20m de boca, 9,30m de calado. O navio é movido por quatro turbinas a gás que lhe conferem velocidade de até 30 nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário