sábado, 27 de outubro de 2012

Projetos de modernização e capacidade instalada fazem de Santa Maria importante pólo de defesa no país.




Única cidade do país a abrigar Vants (aviões não tripulados) em sua base aérea militar e um centro que prepara instrutores de veículos blindados, Santa Maria recebeu, nos últimos dois dias, a visita do ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhado de autoridades do alto escalão das Forças Armadas.

O objetivo da viagem foi conhecer in loco alguns dos projetos destinados a modernizar equipamentos e sistemas em uso no Exército e na Aeronáutica, além de dimensionar, presencialmente, o notável aparato militar disponível na região.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ágata 6 - Balanço da operação mostra apreensão de 3,7 toneladas de drogas.

Marinha e Exército vistoriam embarcações sobre material radioativo

                             

Concluída no início da semana, a Operação Ágata 6 concluída no início da semana foi marcada pelas apreensões de 3,7 toneladas de drogas, 67 veículos e 201 embarcações. O balanço foi divulgado pelo Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande (MS), encarregado de executar a operação sob orientação do Ministério da Defesa e com participação da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de agentes públicos de 12 ministérios.

De acordo com os resultados 6.530 embarcações inspecionadas. Desse total, 674 foram notificadas. Em duas semanas de operação militar aconteceram 35 mil vistorias de veículos e 17 mil revistas de pedestres. Na região foram feitas inspeções em 132 aeronaves civis e em 88 aeródromos.

EUA agendam novo teste de avião militar hipersônico para 2013.

                     


O último de quatro protótipos de um avião militar não tripulado dos EUA projetado para voar a até seis vezes a velocidade do som deve ser testado no ano que vem, disse o gerente do programa na quarta-feira. A declaração é feita meses depois da destruição de um dos modelos durante um experimento.

O terceiro protótipo do Waverider, ou X-51A, se desmanchou sobre o Pacífico segundos depois do início do teste, em agosto. Oficiais da Força Aérea dos EUA disseram na época não saber se o quarto avião seria colocado para voar.

Cobra Gold, Washington procura formar novas alianças militares para contenção da China.

Os EUA convidarão Mianmar para enviar observadores aos exercícios americano-tailandeses, Cobra Gold, grandes manobras de campo com a participação dos EUA na região Asiático-pacífica. Isto indica o desejo de Washington de formar novas alianças militares.


                      



A aproximação com Mianmar ocorre sob a bandeira do desenvolvimento do diálogo humanitário com o governo semi-civil de Mianmar. Na últimas duas décadas Mianmar esteve praticamente isolada. Os EUA e o Ocidente, em essência, declararam moratória para quaisquer contatos com a junta militar, criticando este regime por perseguição a dissidentes. Em resposta os militares mianmarenses encararam cautelosamente quaisquer alusões a possíveis contatos. Quando em 2008 um ciclone arrasador atingiu Mianmar, navios de guerra dos EUA, que participavam dos exercícios Cobra Gold estavam dispostos a ajudar. Entretanto o governo de Mianmar rejeitou essa proposta.

Programa prevê construção de fragatas no país.

Brasil possui hoje modelos que precisam ser substituídos gradualmente1

                    

O Brasil quer negociar a compra de fragatas no exterior e vincular as aquisições à construção de equipamentos próprios no país. A iniciativa faz parte do Plano de Articulação de Equipamentos de Defesa (PAED), cujos detalhes estão sendo finalizados pelo Ministério da Defesa.

As linhas gerais do PAED foram enviadas para análise do Congresso Nacional no mês de julho por meio de mensagem presidencial. De acordo como planejamento, o Brasil quer desenvolver capacidade de projetar e construir, em território nacional, pelo menos cinco fragatas (que são modelos de navios-escolta com poder de combate). O país possui hoje modelos que precisam ser substituídos gradualmente como forma de modernizar as plataformas de combate navais do país. O Ministério da Defesa negocia com parceiros internacionais - principalmente ingleses e alemãs - para adquirir os equipamentos e garantir transferência de tecnologia para o desenvolvimento de modelos próprios.

Por meio do PAED, o governo também quer construir mais cinco navios de patrulha oceânicos de 1,8 mil toneladas. Os modelos são importantes para reforçar o patrulhamento da costa brasileira, principalmente na área de exploração do pré-sal, hoje uma das maiores preocupações do Ministério da Defesa. Não é à toa que a Marinha aproveitou oportunidades de mercado para a aquisição dos navios de patrulha oceânica de origem inglesa, que iriam ser vendidos à Trinidad Tobago, mas acabaram sendo aproveitados pelo Brasil diante da desistência daquele país no negócio. No plano está prevista a incorporação destas unidades até 2013.

Na esteira, o PAED também prevê o projeto e a construção, no Brasil, de outros 27 navios-patrulha menores, de 500 toneladas. Outros cinco equipamentos similares, de acordo com o plano e que estão em construção no país deverão ser entregues até 2014.

Encontro na Alemanha coloca Chile mais próximo da União Européia.

                       

Chile pode ser o primeiro país latino americano a unir-se às missões de paz da UE, segundo ministro da Defesa


O ministro da Defesa do Chile, Andrés Allamand, reuniu-se com seu homólogo alemão, Christian Schimidt, na última terça-feira (23) em Berlin, Alemanha. Este encontro teve contexto de visita oficial da autoridade chilena na Europa.

Na oportunidade, Schimidt e Allamand aboradaram temas relativos as missões de, especificamente ao pedido feito pelo governo chileno de considerar uma eventual incorporação das Forças Armadas do Chile nas operações lideradas pela União Européia (UE), isto motivado principalmente, destacou o Schimidt, pela experiência chilena em missões de paz como a do Haiti, integrando a MINUSTAH.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rússia só comprará mais carne do Brasil se vender armamentos.



Ao receber a presidente Dilma Rousseff em Moscou em dezembro, o presidente Vladimir Putin vai insistir na venda de armas ao Brasil como contrapartida ao fim do embargo à importação de carne – Ele oferece carros de combate e lança foguetes


Durante a visita que fará a Moscou nas primeira quinzena de dezembro, a presidente Dilma Rousseff voltará a ser alvo das gestões do presidente Vladimir Putin para assumir compromissos de compra de equipamentos militares russos. Esta é a moeda de troca que Putin e seu antecessor Dmitri Medvedev ofereceram nos encontros anteriores para levantar o embargo às exportações de carnes do Brasil.Conforme apurou o BRASIL ECONÔMICO,as pressões devem se repetir na próxima audiência no Kremlin, em meio ao rigoroso inverno russo.

Defesa quer ampliar parceria com as Forças Armadas da Namíbia.



Estender para as forças Aérea e Terrestre a cooperação existente entre a Marinha do Brasil e a Armada da Namíbia foi um dos pontos da reunião bilateral entre os ministros da Defesa dos dois países, Celso Amorim e Charles Dnp Namoloh, hoje em Brasília. Durante o encontro, os ministros também destacaram a necessidade de treinamentos conjuntos na região do Atlântico Sul, em especial no tocante ao combate a grupos piratas.

Na oportunidade, Celso Amorim disse também que o governo do país africano poderá adquirir equipamentos da indústria nacional com linhas de crédito do BNDES. Ele citou, como exemplo, os aviões Super Tucanos, considerados eficientes para patrulhamento do espaço aéreo. “Esses aviões têm sido motivo de êxito em países africanos no policiamento de fronteiras e combate a grupos armados”, disse o ministro.

PANTERA K2 - Primeiro protótipo inicia ensaios em voo.

Aeronave será entregue à Aviação do Exército (AvEx) em dezembro, inaugurando um novo ciclo de parceria com as Forças Armadas

                      

A entrega do primeiro helicóptero modelo Pantera K2, modernizado, para o Exército brasileiro, no próximo mês de dezembro, marcará o início de uma fase importante para a Helibras. Além de celebrar a concretização de um importante modelo de negócios - o retrofit de aeronaves militares, já adotado em diversos países - a empresa conclui também mais uma etapa do processo de capacitação de seus técnicos e que será importante para transformá-la em um dos pilares mundiais do grupo Eurocopter.

Guerra civil na Síria chega ao Líbano e confrontos sectários deixam 10 mortos.

De acordo com as Nações Unidas, 100 mil sírios aguardam para serem registrados como refugiados no país vizinho; organização alerta para tensão em razão do aumento dos preços de alimentos, de combustível e da disputa por vagas em escolas e hospitais libane

                      

A guerra na Síria chegou ao Líbano e a ONU alerta que mais de 100 mil sírios aguardam registro de refugiados nas cidades libanesas, aumentando a tensão e desmontando a frágil estabilidade do país, que ontem viveu mais um dia de confrontos. Em Trípoli, 10 pessoas morreram e 65 ficaram feridas em choques entre sunitas e alauitas. O Exército foi chamado para garantir um cessar-fogo após 48 horas de intensa troca de disparos.

China remaneja cúpula das Forças Armadas.

A China remanejou na terça-feira os altos escalões das Forças Armadas, algumas semanas antes da troca de liderança que costuma acontecer a cada dez anos. Segundo algumas fontes, o comandante da Força Aérea que está deixando o cargo foi promovido a vice-presidente do mais alto organismo de tomada de decisões das Forças Armadas.

O general Ma Xiaotian, de 63 anos, foi nomeado comandante da Força Aérea, no lugar do general Xu Qiliang, de 50 anos, informou a emissora estatal CCTV. Ma era um dos rostos mais visíveis das Forças Armadas, em geral reservadas, e costumava falar nos fóruns no exterior e conduzia as conversações com detentores de altas patentes do setor de Defesa dos Estados Unidos com a finalidade de cultivar a confiança entre as duas maiores economias do mundo. A emissora não informou o que ocorreu com Xu.

Brasil quer mais aeronaves não tripuladas em suas fronteiras.

                       

O Brasil encerrou quase duas semanas de manobras da Operação Ágata 6 para a defesa de suas fronteiras, com o uso de seus novos aviões não tripulados e a apreensão de 1,1 tonelada de drogas, informaram em 20 de outubro o Ministério da Defesa e a imprensa local.

“O sucesso da Operação Ágata é tamanho que a população nos pede para que se repita em outras ocasiões”, disse em 19 de outubro em Porto Velho, Brasil, o ministro Celso Amorim, segundo declarações divulgadas pelo Ministério da Defesa.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Documentário sobre a guerra do Vietnã:


Serão postados os vídeos de acordo com o tempo de no minimo 3 por semana, os vídeos demonstram o inicio e o fim do conflito, detalhadamente com imagem de qualidade HD!!!



 Parte 01 / 02


O Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx), conduziu exercício de avaliação da operacionalidade no 4º Batalhão de Infantaria Leve – Osasco/SP.



O Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx), conduziu exercício de avaliação da operacionalidade no  4º Batalhão de Infantaria Leve – Osasco/SP.

O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa.


-

Último exemplar da versão de ataque do Mirage F1 foi entregue ao depósito da Base de Châteaudun – ainda restam em serviço 20 jatos Mirage F1 CR, que é a versão de reconhecimento



Na segunda-feira, 22 de outubro, a Força Aérea Francesa (Armée de l’air) informou sobre a retirada de serviço do último exemplar de Mirage F1 CT, que foi entregue em 16 de outubro ao depósito 601 situado na Base Aérea 679, de Châteaudun.

Ágata 6: FAB intercepta avião em voo irregular sobre Campo Grande .




Um caça da Força Aérea Brasileira interceptou um monomotor Cessna 210, matrícula PR-WRV, que decolou de Campo Grande (MS) sem plano de voo na manhã deste domingo (22/10 - sic) . A aeronave seguia em direção ao noroeste de Mato Grosso do Sul e, após a interceptação, voltou para o aeroporto municipal de Santa Maria, em Campo Grande, de onde havia decolado.

No local, equipes de terra da FAB, Polícia Federal e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) constataram que o piloto não tinha habilitação para voar. O homem foi detido pela Polícia Federal e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Já a ANAC interditou a aeronave para voos.

ONU condena ataque a base militar na Guiné-Bissau e pede calma .


 


Em comunicado divulgado no último domingo (21), o gabinete do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condena o ataque e a perda de vidas, afirmando estar a “acompanhar a situação de perto”. Na madrugada de domingo, um grupo de homens armados tentou tomar à força o quartel dos para-comandos, uma unidade de elite das forças armadas da Guiné-Bissau. O incidente resultou em seis mortos, todos do grupo assaltante. A informação foi prestada pelo governo de transição, que diz que o grupo era comandado pelo capitão Pansau NTchama e acusa Portugal, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o primeiro-ministro guineense deposto, Carlos Gomes Júnior, de envolvimento no ataque.

Projétil de artilharia síria atinge clínica hospitalar na Turquia.





Um projétil de bateria anti-aérea da Síria atingiu uma clínica hospiltar em uma cidade da Turquia próxima à fronteira, segundo uma agência de notícias local. Não foi registrado nenhum ferido. O exército investiga a área para concluir de onde partiu o artefato.

Desde o dia 3 de outubro, após um morteiro sírio matar cinco civis turcos, ambos os países passaram a trocar disparos esporádicos de artilharia.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estados Unidos e Japão cancelam exercícios navais no Mar do Leste .



Segundo informações divulgadas no último domingo (21) pela imprensa japonesa, Estados Unidos e Japão teriam cancelado exercícios navais conjuntos previstos para serem realizados no próximo mês. A decisão teria sido tomada a fim de acalmar os ânimos da China, e evitar o agravamento nas atuais disputas territoriais entre Pequim e Tóquio no Mar do Leste

Marinha do Brasil realiza ação inédita em conjunto com o Exército Brasileiro durante Operação “Ágata 6” .

          


O 1º Pelotão de Defesa Química, Biológica e Nuclear (DQBN) do Exército Brasileiro, composto por 17 militares, embarcou no dia 20 de outubro, no Navio de Apoio Logístico Fluvial (NApLogFlu) “Potengí”, na cidade de Corumbá (MS). O embarque teve como propósito realizar ações em conjunto com a Marinha do Brasil, visando testar os novos equipamentos de detecção de material radioativo nas embarcações que navegam constantemente nos Rios do Pantanal. Essa é a primeira vez que as duas Forças se unem para realizar este tipo de ação.

Oposição diz que vai atuar para derrubar governo libanês.

Embaixadores dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU pedem 'união nacional', enquanto militares prometem tomar 'medidas enérgicas'


Soldados libaneses patrulham ruas de Beirute


O Exército libanês enfrentou homens armados nesta segunda-feira nos bairros sunitas de Beirute, enquanto o líder da oposição, Saad Hariri, mostrou-se decidido a derrubar o governo de seu rival e primeiro-ministro, Najib Mikati. Em um comunicado, o Exército manifestou sua determinação de "restabelecer a segurança e preservar a paz civil" no país e indicou que matou o palestino Ahmad Quaider, de 20 anos, que disparou contra uma patrulha no sudoeste da capital. Os soldados se mobilizaram em Tariq al-Jdidé e nos bairros vizinhos, redutos dos partidários de Saad Hariri. Todas as avenidas foram abertas na capital.

Exército libanês está decidido a restabelecer ordem e paz civil.


O Exército libanês disse estar disposto a restabelecer a ordem e a paz civil no país após os confrontos entre soldados e homens armados em Beirute, onde a tensão atingiu o seu auge com a morte na sexta-feira de um oficial de alta patente dos serviços de segurança.

"Estamos determinados a reprimir qualquer violação da segurança e preservar a paz civil", afirmou o comando do Exército em um comunicado. "Os acontecimentos das últimas horas mostram, sem sombra de dúvida, que a nação passa por momentos críticos e que a tensão atingiu níveis sem precedentes em algumas regiões", acrescentou.

Cassidian exibe novo helicóptero não tripulado.

A companhia europeia Cassidian apresentou um novo helicóptero não tripulado, o TANAN 300.


                       


O dispositivo é capaz de realizar tarefas de inteligência, tanto em terra como sobre a água.

TANAN 300 tem um alcance de 180 km e pode transportar uma carga até 50 kg. O helicóptero é equipado com câmeras de foto e de vídeo inseridas e com sensores infravermelhos. No aparelho podem ser instalados um sistema de radar marítimo e um sistema de identificação de amigo ou inimigo. TANAN 300 pode exercer as tarefas em temperaturas de até 50° Celsius abaixo de zero.

A Cassidian é ua empresa de sistemas de segurança do grupo do setor aeroespacial EADS, que também inclui as empresas como Airbus, Astrium e Eurocopter.

Batizado o futuro ‘USS America’ (LHA 6) da Marinha dos EUA .




A Marinha dos Estados Unidos (USN) divulgou nota informando o batismo do mais novo navio de assalto anfíbio, o America (LHA 6). A cerimônia foi realizada no último sábado (20 de outubro) em Pascagoula, no estado de Mississipi. Quando entrar em serviço, o navio será uma plataforma flexível e multimissão voltada a responder rapidamente a incidentes ao redor do mundo, podendo também fazer parte de forças expedicionárias multinacionais para reforçar presença e projetar poder.

O America também representa o primeiro de uma nova classe de navios anfíbios a substituir a classe “Tarawa”, sendo uma nova geração dos chamados “big deck” (grande convoo), mais capaz de apoiar aeronaves atuais e futuras como o MV-22 Osprey e o F-35B, como um “mini porta-aviões”. Sua missão incluirá embarcar, transportar, controlar, infiltrar, apoiar e extrair elementos de uma força-tarefa aeroterrestre de Fuzileiros Navais, apoiando as forças com helicópteros e aeronaves “tilt-rotor” (no caso, o Osprey)

Ainda segundo a USN, este é o quarto navio de sua história a receber o nome America. O primeiro foi um “navio de linha” com 74 bocas de fogo que foi usado pela Marinha Continental, e o anterior foi um porta-aviões da classe “Kitty Hawk”. A quilha do novo navio foi batida em julho de 2009, e a entrega definitiva deverá ocorrer em 2013, após uma série de provas de mar. Sua base de operações será San Diego.



FONTE: Marinha dos EUA – USN (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTO (de operação anterior de reboque durante fase de acabamenteo, em 5 de junho): Ingalls shipbuilding via Marinha dos EUA

Israel e EUA realizam maior exercício militar conjunto.




O Exército de Israel informou que deu início neste domingo ao maior exercício militar conjunto com os EUA. A operação batizada de “Austere Challange 12″ inclui mais de 3.500 americanos e 1.000 israelenses. Os militares estão praticando suas habilidades em trabalharem conjunto contra uma série de ameaças a Israel, o principal aliado americano no Oriente Médio.

Novo míssil balístico russo começará a ser construído ainda esse ano.





Um novo míssil balístico intercontinental de combustível líquido e 100 toneladas começará a ser construído ate o final deste ano. A informação foi transmitida nesta sexta-feira (19) à agência “RIA Nóvosti” pelo conselheiro do comandante da Força de Mísseis Estratégicos , o general aposentado Víktor Esin.

“No início de outubro, o Ministério da Defesa russo aprovou o projeto preliminar do novo míssil, pedindo aos engenheiros para rever alguns aspectos”, disse Esin, acrescentando que os trabalhosre pesquisa e desenvolvimento já tiveram início.

O anúncio está de acordo com as declarações anteriores do comandante da Força de Mísseis Estratégicos, Serguêi Karakáev, à agência de que a Rússia iria construir um novo míssil balístico intercontinental até 2018.

O novo aparato substituirá o míssil balístico pesado R-36M2 “Voevoda”, conhecido no Ocidente como Satanás, que é capaz de carregar uma carga útil de até 10 toneladas.

Todos os mísseis balísticos intercontinentais anteriores projetados para lançamento a partir de submarinos (Bulavá) ou da terra (Tópol-M e Iars) eram de combustível sólido.

FONTE: Agência RIA Novosti , via Gazeta Russa (edição pelo Forças Terrestres. Título original: “Construção de novo míssil balístico começará até o final deste ano)
IMAGEM: pravda.ru

Afegão inventa esfera capaz de destruir minas terrestres.

                      

Após crescer sob a constante ameaça de bombas e explosivos, um afegão de 25 anos criou um invento que pode ajudar a salvar milhares de vidas em áreas com grande presença de minas terrestres.

A partir de varas de bambu, ferro e plástico, Massoud Hassani criou uma estrutura esférica chamada Mine Kafon desenhada para ser empurrada pelo vento e ativar minas que estiverem em seu caminho. Cada exemplar será capaz de destruir até quatro bombas antes de se destruir e trará um GPS ligado a um website que permitirá o rastreamento das áreas pelas quais passou. As informações são do Daily Mail.

SUPER TUCANO - Embraer Defesa e Segurança entrega primeiros A-29 para a Mauritânia.

                       

São Paulo, 22 de outubro de 2012 – A Embraer Defesa e Segurança entregou, na última sexta-feira, os primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Mauritânia, em cerimônia realizada em Gavião Peixoto. As aeronaves serão utilizadas em missões de vigilância de fronteiras.

“O Super Tucano tem experiência comprovada em combate, é versátil, extremamente eficiente e tem baixo custo de operação”, diz Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Com esta entrega, ampliamos as nossas relações com o continente africano, onde esta aeronave tem despertado grande interesse”.

Dilma recebe Nicolas Sarkozy no Palácio do Planalto.

Com audiência solicitada pelo ex-presidente Sarkozy, segundo o Palácio do Planalto, Sarkozy visita o Brasil, pela primeira vez, desde o inglório 07 Setembro 2009. Também falará com o ex-presidente Luiz Inácio


                       


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff esteve reunida na manhã de hoje (22) com o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, no Palácio do Planalto. O ex-presidente francês visita o Brasil a convite de uma instituição bancária privada. Ele veio fazer uma palestra e pediu audiência com a presidenta.

Nas últimas reuniões com líderes estrangeiros, a presidenta conversou sobre a crise econômica internacional e seus impactos, o papel da América Latina e o clima de tensão no Oriente Médio. Falou sobre os confrontos armados na Síria e do Líbano que, na semana passada, foi alvo de ataque com carro-bomba, que matou oito pessoas e feriu mais de 70.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A maioridade do F-X2.

                       

No início dos anos 1990, o Estado-Maior da Aeronáutica(EMAER), identificou a necessidade de substituir o caça principal que a Força Aérea Brasileira (FAB) operava, já ameaçado pela longevidade. O Projeto F-X foi então concebido com a finalidade de adquirir um interceptador moderno para emprego imediato. Várias indústrias se interessaram pela requisição da FAB, mas a concorrência acabou cancelada.

Exército testa RPB na Amazônia.


Manaus – Desde 8 de outubro, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia está realizando a experimentação operacional da embarcação Riverine Patrol Boat (RPB). A embarcação, de fabricação norte-americana, será avaliada por um período de 6 meses.

domingo, 21 de outubro de 2012

Documentário sobre a guerra do Vietnã:

Serão postados os vídeos de acordo com o tempo de no minimo 3 por semana, os vídeos demonstram o inicio e o fim do conflito, detalhadamente com imagem de qualidade HD!!!


O Inicio: Parte 01 / 01


Unidades de Artilharia da 2ª DE participam da Operação Santa Bárbara.



Três Corações (MG) – No período de 29 de setembro a 6 de outubro, foi realizada a “Operação Santa Bárbara/2012”, no Campo de Instrução da Escola de Sargentos das Armas.

Atentado põe em risco frágil paz no Líbano.


Carro-bomba explode em bairro afluente de Beirute e mata oito, entre eles chefe da inteligência; Síria é suspeita



A explosão de um carro-bomba matou ontem num bairro de maioria cristã de Beirute um dos principais chefes da inteligência do Líbano e outras sete pessoas, reacendendo as tensões sectárias e os temores de um contágio da guerra civil na Síria.

Avibras e grupo europeu MBDA avaliam associação.


 -


La Revelière, da MBDA, diz que parceria vai atuar no projeto dos mísseis que vão equipar os helicópteros da Helibras


São José dos Campos – O grupo europeu MBDA, fabricante de mísseis, e a brasileira Avibras, devem fechar uma joint-venture para ampliar o escopo de trabalho, iniciado com o desenvolvimento dos motores MM40, que equipam os mísseis Exocet da Marinha brasileira.

Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército – Exercício de Adestramento Avançado.


Curitiba – Com o objetivo de cumprir a missão de aprofundar o combate, coordenar e aumentar o apoio de fogo da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), proporcionado pelos Grupos de Artilharia orgânicos das Brigadas da Divisão em operações militares de Defesa Externa, a Artilharia Divisionária/5 (AD/5) realiza, no período de 14 a 19 de outubro, no Campo de Instrução Marechal Hermes (Três Barras/SC), o Exercício de Centro de Operações Táticas e a “Operação Tupi/2012”.

O Exercício de adestramento avançado conta com a participação da Bateria de Comando da AD/5, do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15ª GAC AP), do 5º GAC AP, do 26º Grupo de Artilharia de Campanha e do 28º GAC. Os exercícios estão inseridos na “Operação Marechal Hermes” – Exercício de Adestramento Avançado da 5ª DE.

FONTE/FOTO: EB

Pesquisar este blog

visitantes globais