quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa.


-

Último exemplar da versão de ataque do Mirage F1 foi entregue ao depósito da Base de Châteaudun – ainda restam em serviço 20 jatos Mirage F1 CR, que é a versão de reconhecimento



Na segunda-feira, 22 de outubro, a Força Aérea Francesa (Armée de l’air) informou sobre a retirada de serviço do último exemplar de Mirage F1 CT, que foi entregue em 16 de outubro ao depósito 601 situado na Base Aérea 679, de Châteaudun.

O avião, de número 226, foi pilotado nesse voo de entrega a partir da Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan pelo capitão Mathieu Delattre, que tem mais de 5.000 horas de voo, com escolta de um Mirage F1 CR do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie” e um Mirage F1 B de conversão operacional, pilotado pelo tenente-coronel Vinot-Préfontaine, comandante do “Savoie”.


O Mirage F1 CT foi usado recentemente em operações como a Harmattan, na Líbia, e a Épervier, no Chade. O modelo, que teve sessenta exemplares produzidos, entrou em operação em 1992 e é a versão de ataque tático do Mirage F1C original, de interceptação (nota do editor: vale lembrar que o CT foi concebido como uma conversão de modelos C já modernizados com sonda de reabastecimento - a “família” Mirage F1, como um todo, teve perto de 250 exemplares entregues à Força Aérea Francesa, com operação inicial em 1974, e produção total de 731 unidades, atingindo considerável sucesso de exportação).

Restam agora, em operação, duas dezenas de exemplares da versão Mirage F1 CR (de 64 produzidos), especializada em reconhecimento aéreo, no Esquadrão “Savoie”.
FONTE/FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

visitantes globais