Nesta segunda-feira, 15 de outubro, o Ministério da Defesa da República Tcheca publicou nota com o anúncio oficial do acordo de venda de 28 exemplares do jato de treinamento e ataque leve L-159, fabricados pela Aero Vodochody, para a Força Aérea Iraquiana.
O ministro da Defesa da República Tcheca Alexandr Vondra, em coletiva de imprensa feita após o final das conversações com o ministro da Defesa da República do Iraque, Sadoon Al-Dulaimi, afirnou: “Estou satisfeito de poder anunciar que chegamos a um acordo sobre a entrega de 28 unidades do L-159 para a Força Aérea Iraquiana”.
No início da visita ao país, em 11 de outubro, o Primeiro Ministro da República do Iraque Nouri Al-Maliki já havia se encontrado com o Primeiro Ministro tcheco Petr Necas, confirmando na ocasião o interesse na cooperação de defesa com a República Tcheca.
A informação veiculada hoje foi dada à mídia por ambos os ministros da Defesa, imediatamente após seu retorno da empresa fabricante do L-159 ALCA (Attack Light Combat Aircraft), a Aero Vodochody. O Primeiro Ministro iraquiano também visitou a companhia e esteve presente às demonstrações estáticas e no solo.
Também foi discutido, pelos ministros, uma possível entrega de armas leves do Ceska Zbrojovka Uhersky Brod para o Iraque, assim como uma oferta tcheca para modernizar os carros de combate T-72 das Forças Armadas Iraquianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário