Segundo informe da imprensa estatal chinesa, o país deve conduzir exercícios navais nessa sexta-feira na região do Mar do Leste, ode se localizam as Ilhas Senkaku/Dayou – motivo de tensões com o Japão.
Tanto Pequim como Tóquio vêm sendo veementes em suas reivindicações sobre o pequeno arquipélago, atualmente sob controle japonês. A disputa já tem repercussões diplomáticas e econômicas entre as duas nações historicamente rivais.
A agência estatal Xinhua lançou hoje declaração oficial creditada à Marinha chinesa: “Os exercícios têm a finalidade de aprimorar a capacidade de resposta a emergências durante missões de salvaguarda da soberania e dos interesses marítimos nacionais”.
Nas últimas semanas, com o agravamento das disputas com o Japão, a China enviou navios de patrulha e embarcações pesqueiras para as proximidades do arquipélago. Na última quarta-feira (17), uma flotilha chinesa também passou pela região das ilhas.
As manobras previstas para essa sexta-feira incluirão navios da agência de vigilância marítima e do órgão regulador das atividades de pesca no país. O informe oficial divulgado pela agência Xinhua alega que navios de ambas as organizações já foram “perseguidos, ameaçados e até mesmo vítimas de interferência deliberada por parte de embarcações estrangeiras”.
A tensão entre China e Japão em torno das Senkaku/Dayou aumentou em agosto desse ano, quando nacionalistas de ambos os países desembarcaram nas ilhas, e posteriormente Tóquio nacionalizou algumas delas através de compra.
Cidadãos chineses mobilizaram grandes protestos em várias cidades, forçando empresas japonesas a reduzir ou mesmo suspender operações, eventos, voos comerciais e outras atividades sócio-econômicas entre os dois países. As relações comerciais entre Japão e China alcançaram cerca de 300 bilhões de dólares no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário