quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bulgária deverá formalizar plano para compra de oito caças.


-

Só haverá concorrência se for decidida a compra de caças novos – os fornecedores mais prováveis seriam o Gripen sueco, o F-16 norte-americano e o Typhoon do consórcio europeu Eurofighter


A Agência de Notícias de Sofia (novinite.com) noticiou na terça-feira, 16 de outubro, que a Bulgária pretende formalizar plano para compra de aviões de caça, provavelmente num total de oito unidades. O ministro da Defesa do país, Anyu Angelov, planeja até o final deste mês mandar ao Gabinete a proposta há muito esperada para a compra de novos caças para a Força Aérea Búlgara. A decisão do Gabinete poderá formalizar o plano para que Angelov inicie conversações formais com potenciais 
fornecedores, que já foram comunicados.

Porém, o ministro explicou que o Governo Búlgaro apenas irá abrir uma competição para a compra de caças se decidir pela compra de exemplares novos. Isso porque também existe a opção de comprar aeronaves de segunda-mão. Nesse caso, a compra seria feita por meio de um acordo intergovernamental.

Apesar de planos ambiciosos de reequipamento de caças terem sido anunciados em 2009-2010 pelo Gabinete Borisov, foi admitido recentemente que uma competição para isso não começaria mais em 2012, como planejado, por razões orçamentárias que reduziram as verbas totais de defesa de 1,5% do PIB para 1,2%. Em 2011, num clássico discurso “manteiga antes de canhões”, o Primeiro Ministro Boyko Borisov disse que não havia pressa em comprar aviões de combate.


Mas a nota da agência de notícias destaca que os caças mais modernos em serviço na Bulgária são do tipo MiG-29, que já se aproximam do final da vida útil. Entre as escolhas mais prováveis estariam os jatos Gripen da sueca Saab, os F-16 norte-americanos da Lockheed Martin e o Typhoon, fabricado pelo consórcio europeu Eurofighter.

Além de Alemanha, Suécia e Estados Unidos, a França também foi sondada para fazer oferta ao Ministério da Defesa no segundo trimestre de 2011, segundo a nota. A quantidade provável de jatos seria de apenas 8 exemplares, com data indicada de entrega em 2015. Mas esse prazo pode ser adiado em um ou dois anos.

FONTE: novinite.com (Agência de Notícias de Sofia )
FOTOS: Saab e Eurofighter


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

visitantes globais