A Índia planeja assinar o contrato do MMRCA (Combat Aircraft Médio multi-função) com a fabricante do caça francês Rafale até o final deste mês ou no começo do próximo, informou um alto oficial da Força Aérea Indiana (IAF) hoje.
“Não acho razão pela qual não deva ser assinado até o final deste mês ou no próximo mês”, disse o brigadeiro do Ar Rajinder Singha,comandante do Comando de Treinamento da IAF.
Ele indicou que as negociações estão atualmente na questão da fixação de preços para o negócio que envolve 126 aeronaves. “Há dinheiro …. são coisas aqui e ali (preços sendo finalizado)”.
O brigadeiro admitiu “alguns problemas” (sobre os preços), mas afirmou que não é incomum em grandes negócios como este. Ele acrescentou que a primeira aeronave do MMRCA deve voar em 2017.
O brigadeiro também negou informações de fontes russas e alemãs de que o acordo não seria final.
“Nada disso”, disse ele, destacando que a Índia já havia declarado o Rafale como a oferta de menor valor para o MMRCA.
Vyacheskav Dzirkaln, vice-diretor do Serviço Federal da Rússia para a Cooperação Técnico-Militar, foi recentemente apontado como tendo dito: “Eu não diria que a proposta MMRCA é uma questão fechada. Temos informações de que o concurso ainda está no ar.”.
O vice-chefe da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e de Defesa no Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), Andreas Schockenhoff, teria dito recentemente que a última palavra ainda não tinha sido dada sobre o negócio MMRCA.
O MiG-35 russo não foi selecionado para a ‘shortlist’ do programa MMRCA, que também incluiu o Eurofighter Typhoon (além Rafale) desenvolvido pelo consórcio europeu que tem a Alemanha como parceira.
FONTE: The Economic Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário