terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Espaço Cultural":ISRAEL MILITARY INDUSTRIE MERKAVA MK-4. O leão do deserto.



DESCRIÇÃO

No mais recente capitulo no conflito do oriente médio onde Israel atacou pesadamente o Líbano para destruir posições do grupo terrorista Hezbollah, uma imagem nos telejornais se tornou bastante comum. Colunas de enormes tanques, com aspecto sólido, como um rinoceronte, avançavam em direção ao sul do Líbano onde apoiavam combates entre soldados israelenses e guerrilheiros do hezbollah. Esse tanque é o IMI Mekava que em suas 4 versões representam uma bem sucedida família de MBTs projetada e construída em Israel. O Merkava foi o primeiro MBT desenvolvido por Israel e a sua versão MK-4, representa a ultima geração deste poderoso blindado. A cerimônia de apresentação do Merkava MK-4 foi em 24 de junho de 2002 e a entrada em serviço nas forças de defesa de Israel foi em 2004. Embora o número certo de encomendas dessa versão seja uma informação secreta, estima-se que mais de 400 unidades do merkava MK-4 teriam sido encomendadas.



Acima: A nova torre do Merkava MK-4 é construida em angulos bem abertos para amenizar o impacto de tiros diteros contra ele. Fora isso a blindagem modular pode ser usada em partes diferentes do veículo para melhorar a resistência em determinados pontos.

O Merkava MK-4 representa bem a geração atual de MBTs, sendo armado com um novo canhão de 120 mm e alma lisa foi desenvolvido pela IMI de Israel. Esse novo canhão , que havia sido projetado para ser usado pela versão MK-3 do merkava, e acabou sendo usado no MK-4 é capaz de disparar os mais poderosos projéteis disponiveis desse calibre, incluindo munições guiadas como o míssil de 120 mm LAHAT que tem um alcance de 8 km quando disparado diretamente sobre o alvo, e que se disparado em elevação, seu alcance pode chegar nos 13 km. Esse míssil é capaz de penetrar em 800 mm de blindagem de aço, sendo que não produz o recuo normal de um tiro de 120 mm e nem o flash do disparo normal do canhão. O Merkava MK-4 transporta 48 granadas de 120 mm que ficam estocadas em um container a prova de fogo, sendo que 10 granadas ficam prontas para serem usadas imediatamente. Os tipos de projéteis que podem ser disparados pelo canhão são APFSDS-T M711 (CL 3254), HEAT-MP-T M325 (CL 3105) e o TPCSDS-T M324 (CL 3139). Todas essas munições são produzidas pela própria IMI que fabrica o Merkava. Além dessas munições o canhão do Merkava é compatível com as granadas americanas, francesas e alemãs.É interessante notar, que se for diminuído a quantidade de munição em 45 tiros, abre-se espaço para transportar 10 soldados totalmente equipados dentro do veículo. O Merkava tem, ainda, uma metralhadora que pode ser uma FN MAG de 7,62 mm ou uma M-2A-1 em calibre 12,7mm (.50), e um morteiro de 60 mm que é operado de dentro de tanque e que tem um alcance de 2700 metros.

Acima: Um Merkava MK-3 lança pelo canhão de 120 mm um missil LAHAT guiado a laser, que tem uma margem de erro (CEP) de 70 cm sobre o ponto de visada.

O sistema eletrônico de controle de fogo do Merkava MK-4 é de nova geração e tem características avançadas que permitem o disparo em movimento e contra alvos, também em movimento, mesmo helicópteros voando baixo. O computador de controle de fogo é composto por uma mira estabilizada, uma mira de TV de segunda geração, um rastreador térmico de alvos, um telêmetro a laser, e um sistema de visão noturna. O comandante está equipado com uma mira panorâmica com capacidade dia e noite. Outros sistemas incorporados ao Merkava MK-4 são o gerenciador de campo de batalha que conta com uma tela de LCD onde aparece um mapa tático que recebe informações de outros elementos do campo de batalha como tanques e UAVs através de um avançado sistema de comunicação de dados.
O Merkava MK-4 é propulsado por um motor V12, GD-833 da General Dynamics alimentado a diesel e que produz 1500 Hp de potência. Esse motor tem a transmissão automática de 5 marchas e leva Merkava MK-4 a uma velocidade máxima de 60 km/h o que não é nada mau se considerarmos que se trata de um veículo com 65 toneladas. O motor do Merkava MK-4 é 300 cavalos mais potente que o motor do Merkava MK-3 e a sua montagem é feita em território Israelense sob licença da empresa americana.

Acima: Um merkava MK-4 descansa após uma missão. Notem a saia de blindagem na lateral do veículo.

A proteção do merkava é constituída, primeiramente, de uma blindagem modular que é substituída, facilmente, quando o tanque é atingido. Essa blindagem, como pode-se presumir tem sua composição secreta, porém sabe-se que o Merkava é considerado um dos blindados mais resistentes do mundo, sendo que há resistência, até, contra projéteis perfurantes APFSDS (tipo flecha). O assoalho do merkava possui uma blindagem adicional contra minas terrestres, e o veículo é totalmente protegido contra ambientes NBC (Nuclear, Biológico e Químico).
O Merkava MK-4 é fruto da grande experiência das forças de defesa de Israel em seus diversos conflitos que permitem desenvolver o equipamento mais perfeito para as necessidades de suas forças.


Acima: Deste angulo podemos observar a semelhança da torre do merkava MK-4 com a torre do M-60 SABRA modernizado por Israel.

FICHA TÉCNICA

Velocidade máxima: 60 Km/h.
Alcance máximo: 500 Km.
Peso: 65 toneladas.
Comprimento: 9 m
Largura: 3,72 m.
Altura: 2,66 m.
Tripulação: 4 homens
Inclinação frontal: 60º
Inclinação lateral: 30º
Passagem de vau: 1,4 m.
Obstáculo vertical: 0,8 m
Armamento: Um canhão de 120 mm; Uma metralhadora FN MAG de 7.62 mm ou uma metralhadora M-2A1 de-12.7 mm antiaérea. Míssil LAHAT anti tanque, lançado pelo canhão..
Motor: Um motor General Dynamics GD-833 V12 com 1500 Hp.


ABAIXO UM VIDEO DO MERKAVA MK-4


Fonte: Campo de Batalha Terrestre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

visitantes globais