segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: quatro acionamentos reais.




Nota divulgada pelas Forças Armadas da República Tcheca e resumida em 1º de novembro no Gripen Blog informou que, já nos primeiros dias de missões de policiamento aéreo dos três países Bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) por caças Gripen tchecos, a atividade aérea mostrou-se crescente.

Na missão de Alerta de Reação Rápida ( QRA – Quick Reaction Alert), já ocorreram quatro saídas reais, em resposta a violações no espaço aéreo. Todas foram bem-sucedidas, com dois caças Gripen decolando dentro dos 15 minutos planejados, sob a coordenação do Centro Combinado de Operações Aéreas de Uedem, na Alemanha.
Seis caças Gripen foram selecionados para a missão no Báltico, que é parte de um rodízio de forças aéreas de países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e quatro estão permanentemente desdobrados na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia (veja links ao final da matéria sobre o desdobramento dos caças tchecos e de missões anteriores). As aeronaves receberam um tratamento anticorrosivo especial e passaram por testes para garantir sua operacionalidade, havendo também um bom suprimento de peças de reposição e ferramental na base.

FONTE: Gripen Blog (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: SAAB e Ministério da Defesa da República Tcheca




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

visitantes globais