O Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) anunciou a disponibilidade de sistemas de defesa aproximada anti-míssil (close-in weapon systems – CIWS) numa venda de governo para governo já que a retirada total do sistema da Royal Navy se aproxima.
Com a baixa da última fragata Type 22 em junho de 2011 e a baixa do último navio-aeródromo da classe “Invincible” em 2014, só restarão dois sistemas Goalkeeper em atividade na Frota, a bordo do navio de assalto HMS Bulwark.
Por causa da custo desproporcional de apoio logístico e de treinamento para manter apenas dois sistemas, o MoD decidiu retirar o Goalkeeper totalmente de serviço em 2015.
Comprados originalmente em 1984 da Hollandse Signaalapparaten (agora Thales Nederland) em troca de turbinas Rolls-Royce Spey fornecidas ao governo Holandês, o Goalkeeper tinha como objetivo preencher uma lacuna na auto-defesa dos navios identificada durante a Guerra das Malvinas em 1982.
Quinze sistemas foram comprados e instalados nos dois navios-aeródromo classe “Invincible” (3 sistemas cada), quatro fragatas Type 22 BIII (um em cada navio) e em dois navios de assalto classe “Albion” (dois em cada), mais um sistema em terra, para treinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário