O primeiro voo do Junkers Ju-89 ocorreu em Abril de 1937, apenas duas semanas e meia antes de todo o projeto do bombardeiro dos urais ter sido cancelado pelo ministério alemão do ar.
Em 3 de Junho de 1936, o tenente-general Walter Wever morre num acidente de avião. Mas nesse acidente, morre também de alguma maneira o futuro da Luftwaffe como força com capacidade para bombardeamento estratégico.
A Junkers produziu um segundo protótipo que utilizou para uma variedade de testes. As duas aeronaves foram posteriormente desmanteladas, mas o interessa da companhia aérea Lufthansa, levou a que o terceiro protótipo tivesse sido terminado como aéronave comercial de transporte que ficou conhecido como Junkers-90 e a companhia Lufthansa encomendou oito exemplares, sete dos quais foram entregues.
As aeronaves Ju-90 foram posteriormente alvo de interessa por parte da força aérea alemã como aeronaves de transporte. Vários protótipos chegaram a ser construidos. Pelo menos dois deles foram ainda utilizados como base para uma versão aumentada (Junkers Ju-290 com quatro motores e Ju-390 com seis motores).
Ju 89 | |
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Papel | Bombardeiro pesado |
Fabricante | Junkers |
Primeiro vôo | 11 de abril de 1937 |
Introdução | 1938 |
Aposentado | 1939 |
Estado | Aposentado |
Principal usuário | Luftwaffe |
Número construído | 2 |
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