Por questões financeiras relacionadas ao default da Argentina em 2001 fundo de investimentos arresta o Navio-Veleiro Escola ARA Libertad
Nota DefesaNet - O que foi uma notícia recorrente e constrangedora após a moratória brasileira (1987), com o arresto de navios do Lloyd Brasileiro, em vários portos do mundo. Estas ações levaram na prática à extinção desta companhia e a navegação de longo curso do Brasil.
Na próxima terça-feira (09 OUT12) a Suprema Corte de Gana realizará uma audiência para considerar a petição do governo argentino referente ao arresto do Navio-Veleiro da Armada Argentina ARA Libertad, em porto de daquele país.O navio de treinamento tendo a bordo cerca de 200 guardas-marinha permanece no porto de Tema ancorado desde a semana passada
“A corte agendou uma audiência para tartar do assunto nesta terça-feira, 09 de Outubro. O advogado Ace Ankomah, que trata dos interesses do fundo de investimento NML, baseado em Nova York afirmou: “se a Argentina paga os bônus o navio está livre para partir”.
O navio-veleiro ARA Libertad, com 103-metros de comprimento, é usado para treinamento dos futuros oficiais da marinha argentina, partiu de Buenos Aires, em junho, com o última turma de guardas-marinha(cadetes). Tem uma tripulação de 220, incluindo 69 tripulantes da Marinha e 110 guarda-narinhas, a maioria argentina porém também incorporando de alguns países como o Uruguai.
A Chancelaria Argentina descreveu o fundo NML , como s “financeiros inescrupulosos”, um “fundo sanguessuga” que tem atacado a Argentina por anos e afirmou que a ação de Gana “viola a lei internacional e a Convenção de Viena sobre imunidade diplomática, e só pode ser descrito como uma tentativa de extorsão”.
As autoridades do porto de Tema, onde o veleiro está ancorado, afirmam que o veleiro está retido para cumprir um mandato da Suprema Corte de Gana”.
“O navio não foi apreendido simplesmente retido com sua tripulação a bordo e segue a sua rotina diária. “Nós estamos sendo bem tratados pelas autoridades locais” afirmou um porta-voz da Armada Argentina.
O Fundo NML, que pertence ao Elliott Capital e outros portadores dos Bonus argentinos tem rastreado bens daquele país: financeiros e físicos. Em 2007,um grupo de possuidores de Bônus argentinos descobriu que a aeronave presidencial Tango 01, iria aos Estados Unidos para manutenção e treinamento de pilotos. Eles acionaram a corte para que a aeronave fosse arrestada após o seu pouso, e também arrestado o dinheiro que os pilotos levavam para pagamento do combustível.
O governo do falecido Nestor Kirchner foi alertado da ação e cancelou a viagem. Obteve um mandato do juiz californiano William Alsup, que declarou que a aeronave presidencial Boeing 757/200 era imune a arresto.
Em 2008 uma viagem do Tango 01 à Alemanha foi cancelada assim que o governo de Buenos Aires foi alertado da possibilidade de arresto.
Em 2010, juízes americanos permitiram a busca de Informações sobre o patrimônio do casal Kirchner, assim como as reservas externas da Argentina no Federal Reserve Bank of New York.
Enquanto muitas das tentativas de acionar o patrimônio da Argentina tem caído na corte, os fundos Elliott e outros têm obtido muitas vitórias. Tendo comprado o débito original por centavos de dólar, sua estratégia é uma perseguição agressiva com o fim de recuperar um valor maior.
Neste ano, a subsidiária Elliott da NML e EM (de propriedade do bilionário Kenneth Dart), obteve um mandato judicial para arrestar o patrimônio do Banco Hipotecário da Argentina, em um valor de aproximadamente U$ 23 milhões de dólares.
A Argentina está for a do mercadointernacional de crédito desde as crises de 2001/2002, após a sua economia ter implodido. Entretanto em 2003, a economia iniciou uma recuperação e resetruturou seu débito, primeiro em 2005, e após em 2010, com aproximadamente 93% dos possuidores de bônus aceitando os termos negativos da oferta.
Mas para muitos “hedge funds” estão determinados a recuperar o valor na íntegra mais os juros.
A Argentina ainda tem pendente débitos de cerca de U$D 6,5 Bilhões de dólares ao Clube de Paris .
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