Segundo o Ministro da Defesa da República Tcheca, Alexandr Vondra, a fabricante Aero Vodochody vai entregar 28 jatos treinadores avançados e de ataque leve L-159 à Força Aérea Iraquiana, após um acordo preliminar ter sido conseguido nesta sexta-feira, 12 de outubro. As informações são da RIA Novosti.
“A República Tcheca concordou em entregar 28 aeronaves L-159 na versão biposta”, disse Vondra, acrescentando que 24 dos jatos serão novos. Os outros quatro são aviões que já operaram, por pouco tempo, na Força Aérea da República Tcheca. Os L-159 podem ser equipados com mísseis ar-ar Sidewinder, pods designadores e bombas guiadas a laser, segundo a reportagem.
Também foi divulgada a notícia de que o valor do acordo é estimado em 1 bilhão de dólares e que, agora, ocorrerão negociações sobre os detalhes finais do futuro contrato. Conversações sobre esse acordo já vinham sendo feitas há três anos, pois o Iraque necessita de jatos treinadores avançados com urgência, estando em meio a um processo de receber caças a jato F-16C da norte-americana Lockheed Martin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário