sábado, 29 de setembro de 2012
Segundo satélite venezuelano é lançado com sucesso da China.
O segundo satélite venezuelano, batizado de Miranda, foi lançado neste sábado em ótimas condições meteorológicas do centro espacial de Jiuquan, na província chinesa de Gansu, segundo informou a televisão oficial do país asiático.
A operação aconteceu por volta das 12h local (1h de Brasília). A base de Jiuquan fica em uma zona desértica da antiga Rota da Seda e este é o segundo lançamento que a Venezuela realiza na China.
Em 29 de outubro de 2008, o primeiro satélite venezuelano, o Simón Bolívar, foi lançado da base de Xichang. O Miranda terá como missão realizar observações relacionadas ao planejamento urbano, operações militares e luta contra mineração e cultivos ilegais.
O segundo satélite venezuelano foi lançado com sucesso e diante de representantes do Ministério do Poder Popular para Ciência, Tecnologia e Inovação venezuelano e da Agência Bolivariana para Atividades Espaciais.
Também estavam presentes na base a embaixadora da Venezuela em Pequim, Rocío Maneiro, assim como diplomatas de outros países latino-americanos.
Aos três minutos do lançamento, o satélite começou o processo de separação do foguete propulsor, também sem incidentes. Em Caracas, o lançamento foi transmitido em telões gigantes e presenciado por uma multidão.
A operação foi realizada a nove dias das eleições presidenciais. A construção do aparelho foi responsabilidade da empresa tecnológica chinesa CGWIC, dependente da Corporação Aeroespacial da China, e que também fabricou o Simón Bolívar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário