O exército popular de libertação, dependeu durante toda a década de 1940 e 1950 de viaturas fornecidas pela União Soviética. Já durante o fonal da década de 50, tinha surgido a ideia de desenvolver uma viatura táctica ligeira adequada às necessidades chinesas e que pudesse ser produzido no próprio país.
A determinação governamental para que se iniciasse o processo de desenvolvimento e produção de uma viatura táctica ligeira chinesa foi emitida no inicio da década de 1960.
Durante a guerra da Coreia, os chineses capturaram várias viaturas do tipo Jeep e pensaram produzir uma viatura com características idênticas.
Não possuindo meios para duplicar a mecânica e o motor, os chineses recorreram à mecânica e aos motores disponíveis de origem soviética, nomeadamente à mecânica do modelo GAZ-69 soviético. Este modelo tinha sido recebido em quantidades consideráveis e os chineses já dominavam a sua mecânica.
O projeto foi aprovado em 1963 e entre 1963 e 1964 foram produzidas as primeiras unidades de pré-produção. No entanto, essas unidades receberam a designação BJ-210 (ver foto acima). O BJ-210 era muito parecido com o JEEP Willys norte-americano. A produção deste modelo foi transferida para outra fábrica, enquanto que a fábrica de Pequim, recebeu ordens para produzir uma versão alongada, com quatro portas e maior capacidade de transporte.
Essa versão viria a ser conhecida como BJ-212 e seria a versão definitiva..
A produção em massa começou em 1966 na FAW ou «First Automotive Works» na região de Pequim. A produção do modelo BJ-210, transferida para a fábrica de Tianjin (Tianjin Auto Works) e o modelo redesignado TJ-210. No entanto não foi produzido em quantidades significativas.
O BJ-212 transformou-se na principal viatura táctica do exército popular de libertação, sendo distribuido para grande número de unidades e produzido também em grande quantidade.
A necessidade de viaturas do tipo levou a que outras fábricas fossem chamadas a produzir o modelo.
Em 30 de Janeiro de 1988, comemorou-se a saida de fábrica do veículo 500.000 e a produção continuou.
Os militares chineses continuaram a preferir a viatura, mesmo quando lhes foi oferecido para testes o veículo norte-americano Hummer.
Os militares chineses no entanto, voltaram a demonstrar interesse pelo Hummer após a guerra do golfo. A partir dessa altura os pedidos para viaturas deste tipo foram reduzidos.
O fabricante lançou várias versões modernizadas embora os militares chineses aparentem ter já decidido optar por uma versão chinesa do Hummer produzida pela fábrica Jiefang.
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