07 de setembro de 2012
Orçamento do Japão na área da defesa vai postar a maior queda em mais de meio século no próximo ano, mas Tóquio fará novos investimentos em equipamentos para ajudar a defender ilhas remotas, o Ministério da Defesa disse na sexta-feira.
O foco na defesa de ilhas remotas vem como laços do Japão com a vizinha China e Coréia do Sul se deterioraram fortemente durante reivindicações de soberania concorrentes para pequenas ilhotas nos mares entre eles.
O ministério disse que pediu ¥ 4570000000000 (US $ 58 bilhões) em dotações orçamentais para o ano; começando em abril 1, menos 1,7 por cento do ano atual.
Que marcaria o 11 º ano consecutivo de declínio no orçamento da defesa e da maior queda percentual em 58 anos.
A queda será significativa no próximo ano, devido, principalmente, em todo os cortes salariais para os funcionários públicos, uma medida destinada a ajudar a reconstrução das finanças depois do terremoto do ano passado e do tsunami.
Mas o ministério planeja destinar ¥ 2500000000 no orçamento do próximo ano para comprar seus primeiros quatro veículos blindados anfíbios, que poderiam ser usados para combater as ameaças contra as ilhas remotas.
"Em sudoeste do Japão, por exemplo, há muitas pequenas ilhas. Não é a viável implantar tropas para cada ilha ", disse um funcionário do ministério.
"Se alguma força inimigo faz um pouso, o que podemos fazer? É necessário obter uma capacidade que nos permite tomar medidas contra essas ameaças inimigas ".
Em uma atualização radical das suas políticas de defesa nacional, há dois anos, o Japão decidiu reforçar sua postura de defesa em seu sudoeste, onde compartilha uma fronteira marítima com a China.
Soldado japonês monta guarda em frente a um lançador de mísseis PAC-3
Nenhum comentário:
Postar um comentário