segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novo Submarino de águas rasas.



Dentre as várias novidades apresentadas pela DCNS na Euronaval 2012, uma delas era bastante curiosa. Trata-se de um novo conceito de submarino costeiro denominado SMX 26. Embora sequencialmente seja antecedido pelo projeto SMX25, o novo navio não possui similaridades com aquele projeto apresentado na Euronaval 2010.

O projeto do casco foi desenvolvido para operar em águas extremamente rasas, com até 15 metros de profundidade, algo incomum mesmo para os pequenos submarinos convencionais. A propulsão é dada por dois hélices localizados no extremo de dois diferentes eixos. Sua manobrabilidade é aumentada pela presença de quatro thrusters.


O SMX 26 foi projetado para “pousar” rapidamente no fundo marinho, realizando missões de inteligência e vigilância. Por este motivo ele possui um sistema de trem de pouso com rodas (internamente recolhidas durante a navegação) que se adapta a uma grande variedade de terrenos. Para longas permanências no leito marinho em águas rasas o submarino possui um sistema de dutos que retira o ar da superfície para uso a bordo.


O armamento do submarino é respeitável, tendo em vista o seu diminuto tamanho. São dois torpedos pesados e oito torpedos leves, além de um sistema de míssies de defesa antiaérea transportado em um dos mastros . Como se não bastasse tudo isso, ele ainda possui um canhão de 20 mm para policiamento na superfície.

O submarino ainda pode ser empregado em missões especiais transportando um grupo de combate composto por seis mergulhadores (veja a ilustração acima) que podem ser lançados na superfície ou com o submarino ainda mergulhado.

O SMX 26 realmente representa um conceito inovador e a sua maquete (ver imagem abaixo) atraiu uma série de curiosos no estante da DCNS.



FOTOS/IMAGENS: DCNS (as duas superiores)/Revista Forças de Defesa – JF Auran


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