Os três grupos selecionados para a próxima fase do renascido programa JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), cujo propósito é buscar um utilitário leve de emprego tático que substitua parte dos atuais Humvee, receberam contratos para produção de 22 prototipos em até um ano.
O programa passou por um processo de “simplificação” e parte das exigências foram retiradas, refletindo em um custo de aquisição que não ultrapasse US$ 250 mil por unidade (considerando valores de 2011).
Sendo assim os grupos BAE Systems, Navistar e GTV foram eliminados do programa. A AM General, fabricante do atual Humvee, participou de duas maneiras. Como integrante do consórcio GTV (em conjunto com a Geneal Dynamics Land Systems) e independentemente, sendo classificada no segundo caso com uma proposta que não fazia parte da fase inicial do programa.
Depois da fase EMD (Engineerind and Manufacturing Phase), o Pentágono espera dar início ao LRIP (Low Rate Initial Production) e selecionar apenas uma das três propostas.
Este é um dos maiores programas de veículos sobre rodas do planeta, com a provável compra de 50 mil veículos pelo Exército dos EUA, além de outros 5.000 para os Fuzileiros (US Marines).
A AM General compete com o BRV-O (Blast-Resistant Vehicle – Off Road). O modelo da Lockheed Maritm é uma variante mais simples do seu veículo MRAP (foto acima) e a Oshkosh concorre com o L-ATV, derivado do MRAP M-ATV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário