sábado, 13 de outubro de 2012

Ex-corveta ‘Purus’ será leiloada dia 25.

Navio doado à Marinha da Namíbia em 2004 foi desativado em agosto



O navio Lt General Dimo Hamaambo da Marinha da Namíbia, ex-corveta Purus na Marinha do Brasil, será vendido no seu estado atual para a maior oferta que for obtida através de um leilão público a ser realizado no dia 25 de outubro, no Ministério de Pesca e Recursos Marinhos em Walvis Bay.

De acordo com o capitão de mar e guerra da Marinha da Namíbia, Petrus Tjandja, o navio, que foi desativado no dia 13 de agosto deste ano, vale atualmente cerca de N$ 525 000.

“O valor de referência para o Hamaambo será determinado pelo Ministério de Obras e Transportes, que é responsável pelo leilão. No entanto, os interessados podem registrar-se com um pagamento em dinheiro de N$ 10000 “, disse ele. As visitas dos interessados pelo Hamaambo Dimo começaram na segunda-feira e vão até o dia 24 de outubro.

Inicialmente, o navio deveria ser desmontado localmente e vendido como sucata por meio de um leilão público do Ministério de Obras e Transportes, em consulta com Tesouro.

O Hamaambo deu baixa após 8 anos de serviço ativo na Marinha da Namíbia e foi substituído pelo navio-patrulha The Elephant recentemente adquirido e construído no Estaleiro Wuhan, na China.

O Dimo Hamnaambo foi o primeiro navio de combate da Marinha da Namíbia e foi adquirido através da cooperação naval entre a Namíbia e o Brasil. O primeiro acordo de cooperação naval entre os dois países foi assinado em 04 de março de 1994 e renovado em 03 de dezembro de 2001.

A embarcação foi doada em 2004 e batizada como Lt-General Dimo Hamaambo – membro fundador do Exército de Libertação Popular da Namíbia (PLAN), o braço armado da Swapo durante a luta pela libertação do país, que também se tornou o primeiro chefe das Forças de Defesa da Namíbia (FDN) até sua aposentadoria em 2000.

O navio foi construído na Holanda, lançado em 1954 e comissionado na Marinha do Brasil em 1955 como um dos navios da classe Imperial Marinheiro classe.


FONTE: New Era
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

visitantes globais