sábado, 29 de setembro de 2012

Segundo satélite venezuelano é lançado com sucesso da China.

                    
O segundo satélite venezuelano, batizado de Miranda, foi lançado neste sábado em ótimas condições meteorológicas do centro espacial de Jiuquan, na província chinesa de Gansu, segundo informou a televisão oficial do país asiático.

Caça de quinta geração para a Índia.

                     

O contrato para a fabricação conjunta russo-indiano para a força aérea da Índia do avião FGFA, com base no caça russo T-50, pode vir a ser assinado até ao fim deste ano. A Índia é para a Rússia um parceiro natural na área de fabrocação conjunta de aviões de combate.

Por dentro do Amazonas.




Durante a parada técnica do navio em Natal, o Poder Naval realizou a cobertura “exclusiva” da chegada do NaPaOc Amazonas, P-120, ao Brasil. Agora, com a segunda parte dessa cobertura, vamos conhecer por dentro o Amazonas. No sábado dia 22/09, mais uma vez, o Joker, Ícaro Luiz Gomes, esteve no NaPaOc Amazonas para entrevistar o comandante e a tripulação sobre como foi o recebimento do meio e a derrota de translado ao Brasil. Vamos começar “pelo começo”.

Força Aérea Brasileira vai usar avião sem piloto para vigiar fronteiras do País.




Com um formato incomum, mais parecendo um míssil, a FAB (Força Aérea Brasileira) tem treinado a utilização dos aviões-robô RQ-450 para vigiar as fronteiras do País. Denominados Vant (Veículos Aéreos Não Tripulados), as duas aeronaves adquiridas pela corporação podem ser o futuro das operações aéreas no Brasil.

CINDACTA IV fornece suporte tecnológico para operações no norte do país.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Despedida: contratorpedeiro britânico ‘HMS York’ é descomissionado.







A Marinha Real britânica se despediu hoje do contratorpedeiro tipo 42 HMS York (D 98). A cerimônia de descomissionamento, realizada na base naval de Portsmouth, contou com a presença de ex-comandantes, familiares dos 240 tripulantes e autoridades da cidade que dá nome ao navio.

General Dynamics UK anuncia abertura de subsidiária brasileira.

                       

A General Dynamics anunciou hoje a abertura de uma subsidiária brasileira, a General Dynamics do Brasil, aproveitando a visita ao Brasil do primeiro-ministro britânico nesta semana, David Cameron, que virá acompanhado por uma delegação de empresários britânicos.

‘Magdeburg’ da Marinha alemã vai ao Mediterrâneo em primeira missão.



A Marinha alemã enviou sua nova corveta Classe 130 para a primeira missão, quatro anos após o comissionamento do navio. O Magdeburg (F-261) deixou o porto de Warnemünde, no Mar Báltico, no último dia 24 para integrar a força-tarefa das Nações Unidas que deve operar próxima à costa do Líbano pelos próximos dois meses.

Exército dos EUA faz nova encomenda do sistema Carl-Gustaf da Saab.



A Saab divulgou que recebeu contrato para o fornecimento, para o exército americano, do sistema portátil de armamentos Carl-Gustaf. Com ele, é a segunda vez que os Estados Unidos compram os canhões sem recuo de 84 mm para equipar suas forças. O valor da encomenda é de US$ 31 milhões.

China começa a montar helicópteros Mi-17.

                      

A Rússia pode criar na China uma empresa de montagem de helicópteros Mi-17, comunicou o diretor-geral da holding Helicópteros da Rússia, Dmitri Petrov. A abertura de empresas de montagem é um passo que os produtores mundiais de helicópteros dão na esperança de conquistar o prometedor mercado chinês.

Helibras inaugurará fábrica para construir helicópteros militares no Brasil.




A Helibras vai inaugurar, no próximo dia 02 de outubro, terça-feira, seu mais novo hangar, construído na planta de Itajubá – sul de Minas Gerais – para abrigar a linha de montagem dos novos helicópteros militares EC725, adquiridos pelas Forças Armadas e que terão 50% de conteúdo brasileiro, e também do consagrado AS350 Esquilo, até então o único helicóptero produzido no país e o mais vendido em todo o mundo.

Abatido líder das frentes 35 e 37 das FARC.



Em uma operação conjunta, coordenada pelo Comando de Operações Especiais Conjuntas e Investigação Técnica da Procuradoria Geral da República, o membro das FAEC, Efrayn Gonzalez Ruiz, conhecido como ‘Pateñame “ou” George”, foi morto Ele era o líder das frentes 35 e 37 desta organização terrorista.

A operação militar ocorreu nas proximidades de Saturno município de Puerto Claver cidade de El Bagre, nordeste de Antioquia, graças a um trabalho intenso e detalhado da inteligêncianaval e militar que permitiu fazer um preciso ataque aéreo com aeronaves da Força Aérea Colombiana, Aviação do Exército e unidades das Forças Especiais da Marinha, o que levou à neutralização do terrorista que tinha a incumbência de retomar o Montes de María e Mojana Sucreña.

‘Pateñame’ destacou-se pela manipulação explosivos improvisados que mataram ou mutilaram centenas de soldados, fuzileiros navais e policiais. São atribuídos a ele crimes de rebelião, terrorismo, seqüestro, extorsão e tráfico de entorpecentes.

As autoridades judiciais ainda estão identificando os terroristas neutralizados nesta operação. Com os terroristas foram apreendidos oito fuzis e um revólver.

FONTE: Força Aérea Colombiana

Exército testa LFME.

Equipamento é empregado em treinamentos com carros de combate




Um equipamento milionário foi testado ontem, no Campo de Instrução do Exército Barão de São Borja (Saicã), em Rosário do Sul. Fabricado pela alemã KMW, o Life Firing Monitoring Equipment (LFME) é um aparato de vídeo que une software para simulação e treinamento de tiro prático em carros de combate. Dotado de câmeras, ele permite que tanto os militares que operam o blindado quanto os que estão na torre de comando observem a ação pelo ponto de vista do artilheiro. O LFME custa 1,5 milhãode euros (cerca de R$ 4 milhões).

Guerra Simulada na Calha do Rio Purus.


Airbus prepara rival do 787 Dreamliner.

                  
A Airbus está preparando o modelo A350 XWB para disputar mercado com o Boeing 787 Dreamliner. Nesta segunda-feira, a ministra francesa para a Inovação e Economia Digital, Fleur Pellerin, visitou a fábrica da Airbus, em Toulouse, sul da França, onde o novo modelo é produzido.

Força invisível - Estratégia Nacional de Defesa.

                   
Com a projeção alcançada no cenário internacional, destacadamente por ter se tornado a 6ª economia mundial e descoberto gigantescas reservas de óleo e gás no pré-sal, o Brasil se legitimou para assumir um protagonismo inédito.

General-de-Divisão afirma que os direitos humanos são fundamentais no Paraguai.

Entrevista com o General-de-Divisão Marco Aurelio Torales, chefe do Estado-Maior Conjunto do Paraguai


                   


O General-de-Divisão Marco Aurelio Torales, chefe do Estado-Maior Conjunto do Paraguai, concedeu uma entrevista a Diálogo, onde expressou sua opinião sobre a cooperação das Forças Armadas do Paraguai com outros países do hemisfério, a defesa dos direitos humanos e os direitos dos grupos indígenas de seu país, depois de um pronunciamento na quarta Conferência de Segurança Sul-Americana, realizada em Bogotá, Colômbia, de 24 a 26 de julho.

Morales contesta tratado com Chile e acusa EUA de terrorismo.

Chile: tratado que define limites com Bolívia está "vigente"


                 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, voltou a pedir nesta quarta-feira na ONU a renegociação do tratado com o Chile que significou para seu país a perda do acesso ao mar, acusou os EUA de praticarem "terrorismo de Estado" e disse que o mundo não melhorará se as "Nações Desunidas" não mudarem.

Britânicos buscam virada "histórica" em relações com Brasil.

                      

Houve um tempo - entre o século XIX e início do século XX - que empresários britânicos desembarcavam no Rio de Janeiro com cartas geográficas brasileiras debaixo do braço e repletos de ideias para cortar o País de cima a baixo com ferrovias projetadas em Londres.

EsSA recebe visita de Auxiliares de Adidos Militares Estrangeiros e familiares.

                        


No período de 24 a 27 de setembro, a Escola de Sargentos das Armas (EsSA), recebeu a visita de 07(sete) militares da Comitiva do Estado Maior do Exército (EME) e 24 (vinte e quatro) integrantes da Comitiva dos Auxiliares de Adidos Estrangeiros e familiares das seguintes nacionalidades: Argentina, Canadá, EUA, Índia, México, Peru, Reino Unido e África do Sul, tendo como objetivo estreitar o relacionamento entre a EsSA e os Auxiliares de Adidos Militares Estrangeiros pelo contato pessoal e mostrar a formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

Ameaça de minas naval do Irã faíscas maior exercício contra medidas no Golfo Pérsico.

                
No início deste mês a Marinha dos EUA e mais de 30 de seus aliados liderados para o Golfo Pérsico para realizar o maior exercício de varredura de minas já naval, conhecido como o Contramedidas de Minas internacionais Exercício 2012 (IMCMEX 12). O exercício começou setembro 16 º e está programada para terminar hoje.

Deputados argentinos pedem a substituição dos Mirages.



Três deputados do parlamento argentino manifestaram, no final do mês passado, suas preocupações com o envelhecimento da frota de caças do país. A primeira linha da Fuerza Aérea Argentina (FAA) é atualmente composta por caças Mirage III, Mirage V e Dagger/Finger, além de subsônicos A-4AR.

Passex com a ‘Jean de Vienne’.



No dia 03 de setembro, a Fragata “Liberal”, do Brasil, Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) realizou exercício Passex com a Fragata Francesa “Jean de Vienne”.

Na ocasião, foram conduzidos exercícios de Light-line e Cross-Deck, ao término dos quais, o Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, foi recebido a bordo da Fragata francesa a convite de seu Comandante.

FONTE: Nomar




Presidente iraniano acusa Ocidente de ‘intimidação’ nuclear.

         

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, acusou nesta quarta-feira as potências ocidentais de exercerem uma intimidação nuclear contra seu país, em seu discurso ante a Assembleia Geral das Nações Unidas, um dia depois de os Estados Unidos terem afirmado que não permitirão que Teerã desenvolva uma arma nuclear.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Romênia compra 12 caças F-16 de Portugal por US$ 600 milhões.



A Focus Information Agency, com informações do site Libertas da Macedônia, informou em 25 de setembro a compra pela Romênia de 12 caças F-16 usados de Portugal. A Romênia deverá pagar 600 milhões de dólares a Portugal ao longo de cinco anos.
A notícia, segundo o site, foi confirmada pelo Ministro da Defesa Corneliu Dobriţoiu. Ele disse que a Romênia vai fazer um pagamento de 70 milhões de euros no próximo ano. Ainda segundo a notícia divulgada, os aviões serão apresentados após o término do treinamento dos pilotos, em 2016.

FONTE: Focus Information Agency (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Força Aérea Portuguesa


Embraer Defesa e Segurança seleciona Aerotron e LH Colus como fornecedoras do programa KC-390.

                    
 

A Embraer Defesa e Segurança selecionou duas empresas brasileiras para participar do programa do jato de transporte militar KC-390. A Aerotron, sediada em Itajubá (MG), fornecerá proteção balística e a LH Colus, de São José dos Campos (SP), ficará responsável pelos assentos de tropas e pelas macas.

Fusão entre EADS e BAE entra num impasse.

                    
Está num impasse a fusão entre a EADS, a companhia Aeronáutica Espacial e de Defesa Europeia, e a BAE, a empresa aeronáutica britânica.

Finalizada entrega dos Gripens para África do Sul.


Segundo o portal DefenceWeb, os últimos quatro (4) caças Gripen C destinados para a Força Aérea Sul-Africana chegaram à Cidade do Cabo e estão fazendo o caminho para sua nova casa na AFB Makhado.

"Espaço Cultural": BJ-212

                    
O exército popular de libertação, dependeu durante toda a década de 1940 e 1950 de viaturas fornecidas pela União Soviética. Já durante o fonal da década de 50, tinha surgido a ideia de desenvolver uma viatura táctica ligeira adequada às necessidades chinesas e que pudesse ser produzido no próprio país.

LITTORAL COMBAT SHIP LCS. Um novo conceito em defesa costeira..

                                           

DESCRIÇÃO
O programa de desenvolvimento do navio de combate litorâneo LCS foi estabelecido em meados de 2001 dentro de uma urgente necessidade da marinha dos Estados Unidos para um navio de águas rasas para ser usado na nova situação de guerra assimétrica nas águas do litoral dos Estados Unidos. Os requisitos para esta nova embarcação de combate foram que o navio fosse muito rápido, manobravel e de construção modular para garantir adaptações rápidas e de baixo custo tanto para mudar o perfil da missão quanto pára futuras modernizações. Essa missão, anteriormente, era executada por barcos patrulhas da guarda costeira e por fragatas da classe Oliver H Perry, já descrita nesse blog. Porém com o aumento da importância estratégica em garantir a segurança das áreas litorâneas, uma nova embarcação com características especiais se tornou fundamental.
Os navios LCS terão como alvos os terroristas com lanchas rápidas e cheias de explosivos, pequenos navios armados, submarinos diesel elétrico extremamente silenciosos e as minas navais. Esses navios, dependendo das armas transportadas poderão prestar apoio ao desembarque de tropas também.

‘Portões Abertos’ da Base Aérea de São Paulo neste sábado, 29 de setembro.

Vídeo: forças Especiais realizam Resgate na Selva.


Marinha do Brasil realiza Operação Fraterno XXX.


                     

A Marinha do Brasil realizou, em conjunto com a Armada Argentina, a Operação “Fraterno XXX”, entre os dias 29 de agosto e 11 de setembro, na área marítima compreendida entre Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ). O propósito da Operação foi o de aprimorar o nível de adestramento dos meios da Esquadra brasileira e da Armada Argentina, por meio da realização de exercícios de nível básico e avançado, contribuindo para o incremento da interoperalidade entre as duas Marinhas.

Militares simulam tomada de pelotão de fronteiras na Amazônia.

Treinamento foi acompanhado pelo ministro Celso Amorim, que assistiu de um platô as manobras no teatro de operação


                    

Escoltados por dois navios-patrulha e dezenas de lanchas, fuzileiros navais se deslocam pelo leito do rio em direção à margem de terra firme de Paricatuba (AM). Em questão de minutos, as tropas tomam de assalto o pelotão especial de fronteira, enquanto o inimigo parte em retirada. As cenas que ocorrem no Rio Purus fazem parte da “Operação Amazônia 2012”, treinamento conjunto das Forças Armadas que tem por objetivo adestrar os militares brasileiros.

O Fim de uma era … Última comissão de um tipo 42 inglês.

       

O CT tipo 42 Batch III HMS ‘Edinburg’ (D 97) suspendeu na manhã do dia 24/09 de Portsmounth para sua comissão final, em direção às Ilhas Falklands, sua última patrulha do Atlântico Sul, após 30 anos de serviço a RN.

Obama faz duro alerta ao Irã na ONU.

      
Em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, o presidente dos EUA, Barack Obama, atacou duramente a intolerância e o extremismo, defendeu a Primavera Árabe e, mais uma vez, insistiu que não aceitará um Irã nuclear. Diferentemente de outros anos, sua passagem pela ONU durou menos de uma hora, incluindo o tempo em que discursou no plenário.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil investirá R$ 124 bi para modernizar Defesa.

                     

Almejando uma nova posição no cenário internacional ao mesmo tempo em que consolida a sua condição de liderança entre os países da América do Sul e alimenta o antigo sonho de uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil prepara-se

Rafale da Marinha Francesa dispara Exocet.



Trata-se do primeiro disparo do tipo feito por um Rafale da Marinha Francesa, após a qualificação feita pela Direção Geral de Armamento


Em 19 de setembro o Rafale Naval M27 realizou o primeiro disparo de avaliação técnica e operacional de um míssil ar-mar AM39 Exocet. A aeronave decolou do porta-aviões francês de propulsão nuclear Charles de Gaulle, que deixou Toulon no dia anterior. O disparo do míssil com ogiva ativa contra um alvo inflável instalado pela equipe da DGA (Direção Geral de Armamento) do centro de testes de mísses.

Em meio a tensões com Israel, Irã testa novo míssil.


15ª Brigada de Infantaria Motorizada recebe primeiros blindados.





Cascavel, PR – No último dia 18, a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada recebeu os primeiros blindados que farão parte do embrião da Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

O julgamento apressado do Mercosul.

                         

Em seu recente testemunho perante o Congresso Nacional, o chanceler Antonio Patriota afirmou com justeza que o Legislativo paraguaio violou uma norma básica da democracia quando apressou o impeachment do então presidente Fernando Lugo e lhe negou a oportunidade adequada de se defender. Apesar de a Constituição paraguaia permitir a remoção de um presidente por "desempenho fraco", ela não confere autoridade ao Legislativo para desconsiderar o direito fundamental do mandatário ao devido processo legal - e este é o direito de ser julgado num processo legal conduzido com equidade e respeito.

Novos blindados brasileiros aposentarão carros obsoletos.



Com veículos totalmente obsoletos, inservíveis para as operações de defesa nacional, o Governo federal decidiu modernizar a sua frota de blindados . Do Planalto saiu a autorização ao Ministério da Defesa para que o Exército aplique R$ 20 bilhões na execução do Projeto Estratétigico Guarani, responsável pelo desenvolvimento e implantação da Nova Família de Blindados de Rodas (NFBR).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Submarino ‘Arpão’ integra maior exercício aeronaval da OTAN no Mediterrâneo.




O submarino “Arpão” inicia na quarta-feira a participação no maior exercício aeronaval da OTAN na zona do Mediterrâneo, que junta mais de quarenta navios e aeronaves e se prolonga até novembro, anunciou hoje a Marinha Portuguesa.

Deslocamento de tropa na Operação Amazônia 2012.


Ressuprimento de tropa na Operação Amazônia 2012.


Exército israelense investe em robôs para auxiliar soldados.



A indústria militar israelense atende uma demanda de exércitos no mundo todo cada vez mais robotizados, com novos sistemas através de controle remoto que assumem progressivamente as missões de patrulha, reconhecimento e ataque em lugar dos soldados.

China anuncia entrega formal de primeiro porta-aviões do país.

                         

O primeiro porta-aviões da China iniciou oficialmente o serviço nesta terça-feira e o Ministério da Defesa disse que o aparelho ajudará o país a projetar seu poderio marítimo e a defender o território chinês.

A entrega da embarcação ocorre no mesmo momento em que China e Japão travam uma disputa por ilhas que ambos reclamam posse, e em meio à preocupações da China sobre renovados interesses militares dos EUA na Ásia.

China constrói novos contratorpedeiros.

Fotos dos estaleiros de construção naval de Xangai, colocadas em sites chineses mostram que a China está terminando a construção dos primeiros de uma longa série de grandes contratorpedeiros, a que foi atribuida a sigla 052D.


                          



A Marinha chinesa determinou o tipo de navio de superfície que formará a base do seu poderio nas próximas décadas. O objetivo de aumento do poder naval chinês é especialmente atual no contexto das disputas territoriais da China com os seus vizinhos.

Ahmadinejad diz que Israel será eliminado.

Para o presidente do Irã, país não tem raízes no Oriente Médio


                         

Na véspera da abertura da Assembleia Geral da ONU, que começa hoje em Nova York, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que Israel não tem raízes no Oriente Médio e será "eliminado", numa prova de que dificilmente atenderá ao pedido feito no domingo pelo secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, para não adotar uma retórica incendiária no evento. Seu discurso está programado para amanhã, coincidindo com o Yom Kippur, o dia do perdão, data mais importante do calendário judaico.

Brasil e Turquia avaliam retomar pacto da era Lula sobre programa iraniano.

Nova proposta para tentar encontrar saída diplomática à crise nuclear do Irã envolveria a participação de um terceiro mediador, a Suécia; em Nova York para reunião da ONU, chanceleres dos três países encontraram-se ontem em almoço


                        

Os governos do Brasil e da Turquia avaliavam ontem a possibilidade de retomar a Declaração de Teerã, um acordo construído pelos dois países em 2010 para intermediar a crise provocada pelo programa nuclear iraniano. Desta vez, a parceria contaria com a Suécia.

Pesquisar este blog

visitantes globais