sábado, 3 de novembro de 2012

China está construindo dezenas de bombardeiros porta-mísseis.

A empresa russa Saturn anunciou a entrega à China de um primeiro lote de 12 motores D-30KP-2 nos marcos de um contrato firmado no ano transacto.


                     


O volume de compras efetuadas pela China evidencia que o país está realizando um programa de construção de dezenas de bombardeiros-portadores de mísseis, considera o perito russo do Centro de Tecnologias e Avaliações Estratégicas, Vassili Kashin.

Não é de admirar que a China tenha dinamizado a cooperação com empresas da Rússia. As proporções da parceria não podem senão causar surpresa. É que o fornecimento de 184 propulsores deverá ser levado a cabo até 2015. Como se sabe, China tinha celebrado em 2009 um contrato de fornecimento de 55 motores D-30KP-2 que já foi implementado. Deste modo, num período compreendido entre 2009-2011, a China fechou contratos prevendo a entrega de 239 propulsores no mínimo.

O Exército e Força Nacional devem atuar em São Paulo?.

                     

Fernando Pinheiro Pedro
e Marisa Feffermann


Sim. O emprego do Exército e da Força Nacional ajudaria a preservar a imagem da Polícia Militar, que já está bastante desgastada. Homens vindos de fora poderiam ser mais facilmente vistos como representantes de forças neutras, uma vez que os embates dos PMs paulistas com a população acabaram criando uma imagem de desconfiança e de suspeição junto aos policiais. Seria até uma maneira de preservar a corporação.

O crime não se combate apenas com policiamento ostensivo, mas também com autoridades que sirvam como referência no território. Esse papel pode ser cumprido pelo Exército, que aprendeu no Rio a conviver nas comunidades sem o uso de armas e mediando conflitos.

Chávez indica seu ministro da Defesa como candidato .

                     

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apresentou em 29 de outubro seu ministro da Defesa e colaborador próximo, General Henry Rangel Silva, como candidato ao governo do estado de Trujillo (oeste) nas eleições regionais de dezembro.

O governante disse que Rangel Silva será substituído pelo comandante da Marinha, Almirante Diego Molero Bellavia.

O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, fez o anúncio em uma entrevista coletiva e explicou que agora o ex-ministro substituirá Hugo Cabezas que, em princípio, optaria por sua reeleição para o governo de Trujillo mas que, em 28 de outubro, pôs seu cargo à disposição de Chávez.

Finlândia anuncia que vai participar da patrulha do espaço aéreo islandês.


-

Patrulhas deverão ser feitas em conjunto com a Suécia e a Noruega, mas só os noruegueses pertencem à OTAN, que é responsável pela defesa do espaço aéreo da Islândia – assunto gera controvérsia entre suecos, finlandeses e até islandeses

-
Nos últimos dias, uma série de matérias publicadas pela Yle (empresa pública de rádio e televisão da Finlândia) informa que jatos da Força Aérea Finlandesa deverão participar de patrulhas do espaço aéreo da Islândia, em conjunto com a Suécia. A decisão foi anunciada pelo Primeiro-Ministro finlandês Jyrki Katainen na terça-feira, 30 de outubro, durante encontro do Conselho Nórdico em Helsinki.

Katainen afirmou, na ocasião: “Nós decidimos que seria natural para Suécia e a Finlândia se juntarem à tarefa de vigilância realizada pela Noruega entre janeiro e abril de 2014.” A decisão será confirmada ou não pelo parlamento assim que todos os detalhes da missão estejam claros. A Suécia também anuncou, na terça-feira, juntar-se às patrulhas do próximo ano. A participação sueca e finlandesa nas patrulhas terá que ser aprovada pelo Conselho do Atlântico Norte, já que os dois países não pertencem à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Emirados vão receber Typhoons.


-

Calma! Não é um anúncio de compra: é ‘apenas’ um possível desdobramento de caças da RAF em base dos Emirados, em resposta a tensões crescentes no Golfo Pérsico e ao programa nuclear do Irã

-
Segundo reportagem do jornal inglês “The Independent” publicada nesta sexta-feira, 2 de novembro, o Reino Unido está considerando o desdobramento de caças da Força Aérea Real britânica (RAF) no Golfo Pérsico. Entre as preocupações por trás da medida, estão a continuidade da confrontação com o Irã, relacionada ao programa nuclear iraniano, além do aumento de tensões na região.

O possível envio de caças Eurofighter Typhoon britânicos segue-se a conversações com os Emirados Árabes Unidos (EAU) para reforçar a presença do Reino Unido na região. No contexto, estão as ameaças de Israel em fazer ataques militares contra o Irã e a turbulência no Oriente Médio devido aos impactos da “Primavera Árabe” e à Guerra Civil na Síria. Ehud Barak, ministro da Defesa de Israel, está em visita a Londres discutindo principalmente a crise com o Irã, estando “totalmente informado” e apoiando as discussões sobre os caças, segundo o jornal.

Drones chineses vão espiar países vizinhos.

A China está fortalecendo seu programa de desenvolvimento de aviação não-tripulada; foi anunciada a criação de duas primeiras bases de veículos aéreos não-tripulados (VANTs) na província de Liaoning para monitorar a situação em águas costeiras

                     

Estas bases são um presente dos militares ao 18o congresso do Partido Comunista da China (PCC). A China precisa de grandes avanços na véspera deste importante evento político. A colocação em serviço do primeiro porta-aviões chinês e o anúncio do programa de pouso na Lua são outros exemplos da mesma série.

Anteriormente, a China anunciara a sua intenção de criar 11 bases para drones até 2015. As duas primeiras bases surgirão no nordeste do país. Esta é a área de maior atividade militar não só na Ásia, mas em todo o mundo. Em um ano, são realizados na zona cerca de 10 exercícios militares com a participação de marinhas e forças aéreas de EUA, Japão, Coreia do Sul. A China tão pouco fica para trás, porque considera a área como uma zona de sua influência. Drones chineses vão coletar dados de vídeo sobre os exercícios militares dos vizinhos e também coordenar as ações das forças aéreas e navais da China nos mares Amarelo e da China Oriental.

Embraer Defesa e Segurança promove sua linha completa na Indo Defence 2012.

                      

Embraer Defesa e Segurança participará da 5ª Indo Defence Expo and Forum, que acontece entre os dias 07 e 10 de novembro, no centro de convenções JIExpo Kemayoran, em Jacarta, Indonésia.

A Embraer promoverá sua linha completa de soluções integradas. Isso inclui sofisticadas tecnologias de radares, aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) e avançados sistemas de comunicação e informação, além de aeronaves militares como o jato de transporte tático KC-390, atualmente em desenvolvimento, uma linha de jatos para transporte VIP e o avião de ataque leve A-29 Super Tucano, modelo do qual as Forças Armadas da Indonésia encomendaram 16 unidades.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

STF - Senado Aprova Gen Lúcio Mauro de Barros Góes.

                        

                              Aprovada indicação de general para ministro


                                                        do Superior Tribunal Militar


O Plenário aprovou nesta quarta-feira (31) a indicação do General-de-Exercito Lúcio Mauro de Barros Góes para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A matéria será encaminhada à Presidência da República.

A indicação do general já havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e seguiu em regime de urgência ao Plenário.

Durante a sabatina na comissão, entre os vários temas abordados, o general afirmou que o direito do ser humano de não ser torturado é “absoluto e bem protegido” pela Constituição Federal.

Segundo modelo de caça de 5ª geração chinês voa pela primeira vez.


O  caça J-31 , segundo modelo de caça stealth chinês além do J-20, fez seu primeiro voo decolando da base de testes da AVIC SAC (Shenyang Aircraft Corporation) e completou seu primeiro teste acompanhado de um caça J-11BS. A duração do voo foi de 10 minutos. Enquanto o J-20 tem semelhanças com o F-22 Raptor norte-americano, o J-31 é parecido com o F-35, embora seja bimotor.

Rebeldes sírios formam brigada contra palestinos pró-Assad.

                     

Rebeldes sírios disseram nesta quarta-feira que formaram uma brigada de palestinos aliados em um bairro de Damasco para lutar contra palestinos armados alinhados com o presidente Bashar al-Assad.

Cerca de 150.000 refugiados palestinos vivem no acampamento Yarmouk na capital síria, uma vasta área de blocos de apartamentos de concreto, onde alguns moradores apoiam o levante de 19 meses contra Assad e outros lutam ao lado de soldados sírios.

Que tal um caça bom e barato que já vem com o míssil brasileiro MAR-1 integrado?.


O caça sino-paquistanês JF-17 Thunder (FC-1) está sendo oferecido no mercado internacional com um vasto leque de armas e sistemas, por uma fração do preço de equipamentos ocidentais equivalentes. No slide do alto, o caça aparece armado com o míssil antirradiação brasileiro MAR-1. Vale lembrar que o Paquistão também comprou mísseis Piranha MAA-1.

Marinha vai contratar 31 engenheiros para ARAMAR.


Edital com as regras para a inscrição deve ser publicado na semana que vem



A Marinha do Brasil vai abrir processo seletivo para a contratação de 31 novos engenheiros militares. O edital com as regras para a inscrição dos interessados será publicado no máximo na semana que vem e poderá ser acessado no site www.ctmsp.mar.mil.br. O prazo para a inscrição deverá durar quatro semanas. Para atender às necessidades do seu programa nuclear, a Marinha tem programação para contratar mais 700 funcionários e completar um quadro perto de 2.500 funcionários até 2015 para as unidades do Centro Experimental Aramar, em Iperó, e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), que funciona na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

Operação Formosa 2012 – o maior treinamento já feito no Planalto Central.





Brasília – Os fuzileiros navais da Marinha encerraram hoje (30) o maior treinamento já feito no Planalto Central. Com a participação de aproximadamente 2,2 mil militares, a Operação Formosa 2012 preparou militares para ações dentro e fora do país. A preparação habilita fuzileiros a atuarem em regiões de conflito, como o Líbano, ou na garantia da lei e da ordem em ações humanitárias.

Parte da preparação visa também a ações, como os Jogos Olímpicos de 2016, a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo, em 2014. Mas os fuzileiros atuarão em diversos outros eventos, como no 3° Encontro Mundial de Juventude, marcado para a segunda quinzena de julho do ano que vem, e no encerramento do mesmo evento, que terá a visita do Papa Bento XVI.

Brasil e América Central se interessam por "drones" da Colômbia.

                      

O Brasil e os países da América Central e o Caribe estariam interessados em comprar da Colômbia aviões não tripulados ("drones") e sensores para esse tipo de aeronave, atualmente em desenvolvimento, entre outros equipamentos militares sofisticados que o país fabrica.

Foi o que confirmou nesta quarta-feira aos jornalistas o ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, após a inauguração da Expodefensa, a feira internacional sobre segurança que reúne em Bogotá 100 empresas nacionais e estrangeiras do setor.

"Viemos realizando um desenvolvimento conjunto com o Brasil", afirmou Pinzón ao ser perguntado de forma específica sobre que países mostraram interesse em adquirir aviões não tripulados de fabricação colombiana.

Trégua frustrada reduz chance de solução rápida para conflito na Síria.

                      

Após o fracasso do cessar-fogo na Síria, as chances de um fim pacífico para o conflito no país ficam cada vez mais distantes. Especialistas recomendam ouvir sociedade civil enquanto ela ainda existe.

Mal foi anunciada e a trégua já fracassou. Por vários dias, o enviado especial das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, vinha mediando o diálogo entre governo e rebeldes, tentando reforçar a confiança mútua. Foi tudo em vão. O cessar-fogo, que ele anunciou na sexta-feira (26/10), durou apenas algumas horas, quebrado primeiro de forma isolada, depois, sistematicamente.

Marinha envia navio em reforço à missão de paz no Haiti.

                     

A Marinha enviou ontem (31) mais um navio em reforço à Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). O navio de desembarque de carros de combate Garcia Ávila partiu da Base Naval da Ilha de Mocanguê, em Niterói, com a missão de transportar material da Força de Fuzileiros Navais e do Exército.

O objetivo é contribuir com o esforço logístico às tropas brasileira no Haiti, levando equipamentos de apoio e trazendo para o Brasil material e veículos para reparo e manutenção. As missões navais da Marinha no Haiti ocorrem desde 2004, quando desembarcaram no país os primeiros contingentes brasileiros com o propósito de garantir a paz e a estabilidade política.

O Garcia Ávila foi incorporado em 2007, mede 140 metros de comprimento e tem capacidade de transportar mil toneladas de carga. Ele leva para o Haiti um contingente de 388 pessoas, entre tripulantes e pessoal de apoio.

O comandante do navio, capitão de mar e guerra Paulo Ricardo Finotto Colaço, disse que a embarcação está transportando desde itens pequenos até grandes máquinas, incluindo uma retroescavadeira, um veículo distribuidor de asfalto e três viaturas de transporte. A embarcação leva ainda materiais oriundos de doações para o povo haitiano, como um contêiner com colchões e um lote de camas desmontadas, além de 8 toneladas de carne congelada.

Colaço tem 30 anos de Marinha e está indo pela primeira vez ao Haiti no comando do Garcia Ávila. "É uma grande satisfação poder comandar uma missão humanitária desta importância", disse ele. O navio fará algumas paradas técnicas pelo caminho e chegará ao Haiti no dia 19 de novembro.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aliança do Pacífico faz sombra ao Mercosul.

                       



A estabilização da economia, na primeira metade da década de 90, a partir do PlanoReal, deu as bases para o Brasil servir de força motriz ao Mercosul, cujos pilares haviam sido lançados no governo Sarney, no início da redemocratização. As economias do Cone Sul, integradas, se candidatavam a ser um polo de dinamismo no mundo.
À frente mesmo do entendimento diplomático entre governos, a indústria automobilística anteviu que a região era adequada a um tipo de operação integrada, com as montadoras dividindo linhas de montagem entre Brasil e Argentina, principalmente.

O Mercosul chegou a ser o maior mercado de exportação do Brasil, até o crescimento da importância da China como forte importadora de matérias-primas. Mas foi a ideologização do acordo de comércio que começou a corroer as bases do projeto de integração econômica.

A fragata FREMM da DCNS.


Defesas antiaéreas suecas em treinamento.


Qatar, um forte candidato a segundo cliente de exportação do Rafale?.



França soma 20 bilhões de euros em campanhas de vendas de armas para o Qatar, com uma proposta do Rafale entre elas


Artigo publicado no jornal francês “La Tribune” na terça-feira, 30 de outubro, trata de várias campanhas de vendas ligadas à indústria bélica francesa no Qatar. Entre elas, o helicóptero NH90, o veículo blindado Aravis, a corveta Gowind, mísseis da MBDA e o caça Rafale.

Sobre o Rafale, o jornal trouxe a informação de que o caça da francesa Dassault foi testado com sucesso nas condições de alta temperatura do Qatar, dando a entender também que rivais da norte-americana Boeing (o F-15 e o F-18) não tiveram o mesmo sucesso. Ainda deverão ser avaliados os caças F-16 da Lockheed Martin, também dos Estados Unidos, e o Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter. Estima-se que o país deverá adquirir entre 24 e 36 caças.

Petrobras e parceiros iniciam construção da primeira plataforma replicante no Brasil.



A Petrobras informa, juntamente com seus parceiros BG Group, Petrogal e Repsol Sinopec, e por meio de suas afiliadas Tupi-BV e Guará-BV, que foi realizada hoje (30/10) no Estaleiro Rio Grande (RS), o início da edificação (colocação dentro do dique seco do primeiro bloco para a construção do casco) da primeira dentre as oito plataformas replicantes do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás).

Essas plataformas estão sendo construídas no Brasil para o desenvolvimento dos projetos do pré-sal nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, localizados na Bacia de Santos. O início da utilização do dique seco é um marco importante no projeto dos FPSOs replicantes, que serão utilizados na primeira fase de desenvolvimento definida pelos parceiros dos blocos citados.

O consórcio do Bloco BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%). Já o consórcio do Bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%).

FONTE: Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional da Petrobras

Brasil mostra, em seminário, processo de elaboração de seu Livro Branco de Defesa.




Representantes de quatro Estados-membros da Junta Interamericana de Defesa (JID), entre eles o Brasil, apresentaram em seminário a metodologia e as etapas de elaboração de seus Livros Brancos de defesa nacional – publicações que trazem a visão do governo sobre o tema. O evento aconteceu na sede da JID em Washington, nos Estados Unidos.

Com a apresentação de Brasil, Canadá, Estados Unidos e Peru, outros países integrantes da Junta Interamericana puderam coletar subsídios para implementar ou aperfeiçoar as respectivas publicações do gênero.

Síria: "trégua" teve mais de 400 mortos em 4 dias, diz oposição.

Força aérea síria aumenta ofensiva após trégua fracassada


                    


Mais de 400 pessoas morreram nos quatro dias de trégua temporária na Síria, a qual foi iniciada por ocasião da Festa Muçulmana do Sacrifício e terminou ontem sem conseguir frear as hostilidades entre ambos os lados, denunciaram nesta terça-feira dois grupos opositores.

A rede Sham assinalou que o número total de mortos durante a trégua ultrapassa 434, enquanto o Observatório Sírio de Direitos Humanos elevou esse número para 549, incluindo os 148 soldados do Exército e das forças de segurança. Segundo a mesma organização, 113 pessoas morreram na sexta-feira, 85 no sábado, 127 no domingo e 109 na segunda-feira.

PROSUB - Marinha vai contratar 31 engenheiros para ARAMAR.

Edital com as regras para a inscrição deve ser publicado na semana que vem


                    



A Marinha do Brasil vai abrir processo seletivo para a contratação de 31 novos engenheiros militares. O edital com as regras para a inscrição dos interessados será publicado no máximo na semana que vem e poderá ser acessado no site www.ctmsp.mar.mil.br. O prazo para a inscrição deverá durar quatro semanas. Para atender às necessidades do seu programa nuclear, a Marinha tem programação para contratar mais 700 funcionários e completar um quadro perto de 2.500 funcionários até 2015 para as unidades do Centro Experimental Aramar, em Iperó, e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), que funciona na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Marinha Real britânica dispara míssil balístico a partir de submarino nuclear.


Ministro da Defesa assiste a Tiro de Leopard 1A5 - Fotos.

                      

Rosário do Sul (RS) - No dia 25 de outubro, o Ministro da Defesa, Celso Amorim e o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri estiveram no Polígono de Tiro do Barro Vermelho, no Campo de Instrução Barão de São Borja. O motivo foi a demonstração de tiro real dos blindados Leopard 1A5, com munição calibre 105mm.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Padrão F3-R do Rafale será lançado em 2013, para operação a partir de 2018.




Reportagem de 24 de outubro publicada no site da revista “Air & Cosmos” trouxe interessantes notícias a respeito do desenvolvimento do caça francês Rafale, fabricado pela Dassault Aviation.

No ano que vem, o novo padrão F3-R deverá ser lançado, para que esteja disponível para operações em 2018. Essa data é concomitante à entrega dos primeiros mísseis ar-ar BVR (além do alcance visual) Meteor e do pod PDL NG. Antes do F3-R, porém, deverá entrar em serviço o padrão F3.4, programado para 2014.

Drone iraniano teve tempo de fotografar bases secretas de Israel.

Irã começa exercícios militares junto da fronteira com Iraque

                      



O chefe da Comissão de Defesa do parlamento iraniano, Ismail Kousari, afirma que o drone iraniano abatido em 6 de outubro sobre Israel, teve tempo de fotografar várias instalações secretas e transferir as imagens para a base. Imagens de locais estratégicos de Israel, feitas por um avião teleguiado de fabricação iraniana que pertence ao grupo radical Hezbollah libanês, afirmou Esmail Kossari, presidente da comissão de Defesa do Parlamento iraniano.

Ataque ou descuido ?

O governo do Sudão acusou hoje Israel de estar por detrás do ataque com bombas contra uma instalação industrial na cidade de Kartum, capital do país. A instalação industrial era uma fábrica de armamentos e existem relatos que apontam para a possibilidade de se tratar de uma instalação apoiada diretamente pela guarda revolucionária iraniana.

Segundo o ministro sudanês da informação, Ahmed Belal Osman, o ataque foi efetuado por quatro aviões que lançaram bombas sobre o complexo industrial, causando dois mortos. Para aquele responsável, o ataque destinou-se a reduzir a capacidade militar e de defesa do Sudão.
Não é no entanto a primeira vez que o governo sudanês acusa Israel de atacar o país, dado há cerca de um ano e meio ter ocorrido um incidente parecido.

Bombas guiadas para artilharia.

                       

Uma mudança fundamental nos conceitos e doutrinas das forças terrestres norte-americanas poderá vir a ocorrer se tiverem sucesso as experiências para o desenvolvimento de uma versão da bomba SDB, lançada a partir de sistemas de artilharia e as tentativas do fabricante Boeing para «vender» a ideia às autoridades militares e políticos norte-americanos.

A bomba voadora inteligente SDB (bomba de pequeno diâmetro, designada GBU-39), é presentemente vista como uma das mais devastadoras armas convencionais do arsenal norte-americano. Pequena e relativamente barata, ela pode ser lançada a partir de aeronaves que voam a mais de 100km de distância dos alvos.
As bombas são lançadas a partir de aeronaves e abrem as suas asas, planando até ao alvo. O alcance da bomba depende da altura a que for lançada.

Novo Submarino de águas rasas.



Dentre as várias novidades apresentadas pela DCNS na Euronaval 2012, uma delas era bastante curiosa. Trata-se de um novo conceito de submarino costeiro denominado SMX 26. Embora sequencialmente seja antecedido pelo projeto SMX25, o novo navio não possui similaridades com aquele projeto apresentado na Euronaval 2010.

O projeto do casco foi desenvolvido para operar em águas extremamente rasas, com até 15 metros de profundidade, algo incomum mesmo para os pequenos submarinos convencionais. A propulsão é dada por dois hélices localizados no extremo de dois diferentes eixos. Sua manobrabilidade é aumentada pela presença de quatro thrusters.

domingo, 28 de outubro de 2012

Efeito porta-aviões? China eleva o tom em disputa com Japão por ilhas.

                      

Um vice-chanceler da China disse nesta sexta-feira que seu país se reserva o direito de impor uma forte retaliação caso o Japão "crie incidentes" nas águas ao redor de ilhas disputadas no mar do Leste da China.

"Estamos observando muito atentamente qual ação o Japão poderia tomar a respeito das ilhas Diaoyu e suas águas adjacentes", disse Zhang Zhijun, numa rara entrevista coletiva noturna. "A ação que o Japão adotar irá moldar as contramedidas da China."

As relações sino-japonesas entraram em crise em setembro, depois que o governo japonês comprou as ilhas, chamadas de Senkaku pelo Japão e de Diaoyu pela China. As ilhas, desabitadas, pertenciam a um proprietário particular japonês.

A nacionalização motivou protestos violentos e propostas de boicote a produtos japoneses em toda a China.

"Se o Japão continuar no seu atual caminho errado, adotar mais ações errôneas, criar incidentes relativos às ilhas Diaoyu e desafiar a China, a China irá definitivamente tomar fortes medidas para reagir a isso", afirmou Zhang.

"Não faltam contramedidas que a China poderia tomar em resposta", acrescentou. "Temos confiança e capacidade para manter a soberania e a integridade territorial do país. Não há ameaças ou pressões estrangeiras que abalem a resolução do governo e do povo chineses."

Depois da nacionalização das ilhas, a China enviou uma patrulha pesqueira e embarcações de vigilância naval para águas próximas às ilhas, gerando temores de que um confronto contra navios japoneses de patrulha desencadeiem um conflito mais amplo entre as duas maiores economias da Ásia.

Vietnã recebe o melhor armamento russo.

Nos próximos quatro anos, o Vietã passará a ser o principal parceiro da Rússia na Região da Ásia e Pacífico na área da cooperação técnico-militar.


                      


Segundo as previsões do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas (CACMA), no período de 2012 a 2015, o Vietnã ocupará o terceiro lugar na estrutura das exportações militares russas depois da Índia e da Venezuela. No quadriênio anterior, os segundo e terceiro lugares eram ocupados pela Argélia e pela China, respetivamente.

Só nos últimos anos, o Vietnã comprou à Rússia 20 caças Su-30MK2, várias divisões de sistemas de mísseis antiaéreos S-300, um sistema de mísseis móvel costeiro Bastion com míssil anti-navio supersônico de pontaria automática Yakhont e um sistema de mísseis antiaéreos Igla.

Pesquisar este blog

visitantes globais