Espaço Cultural


Type-59-II / WZ-120

            

O Type 59, ou WZ-120, é uma cópia do tanque soviético T-54 fabricada sob licença na China. Os primeiros T-54 foram fornecidos pela própria URSS ainda no inicio dos anos 50, e os primeiros Type-59 chineses começaram a ser produzidos em 1959 pela fábrica Nr. 617 de Boutou.

O Type-59 inicialmente foi uma cópia simplificada do T-54, sem equipamento de visão nocturna e sem estabilizador do canhão, mantendo-se as restantes características.

Internamente, foram feitas pequenas alterações, sem qua as características do veículo tenham sido alteradas. Ele está equipado com um canhão estriado de 100mm capaz de disparar munições de vários tipos.

Foram-lhe adaptados suportes para permitir o transporte de combustível adicional, dando ao tanque uma autonomia de acrescida de 440 para 600Km.
Type- 59-II
Entretanto, já no final dos anos 70, a China passou a produzir uma versão deste tanque utilizando uma cópia do canhão L/7 britânico, que está ao serviço do exército chinês desde então, sendo algumas vezes conhecido como M1984

Ele também conta com um novo motor de 520cv, sistema anti-fogo e novos sistemas de comunicações.

Os outros países que utilizam este carro de combate, nomeadamente os países africanos, continuam no entanto a utilizar o Type-59 com o canhão de 100mm derivado do modelo soviético.
As modificações efectuadas, permitiram à industria estatal chinesa apresentar um Kit de conversão para os carros Type-59 do exército chinês e outros exportados para vários países, incluindo o novo canhão de 105mm e um motor ainda mais potente de 720cv.

O modelo Type-59, foi complementado com o modelo Type-69 que é basicamente o mesmo carro de combate, construido de fábrica já com as alterações que foram sendo introduzidas ao longo do tempo no Type-59.


Type 59
Type 59 tank - above.jpg
TipoTanque Principal de Batalha
Local de origem China
História operacional
Em serviçoGuerra Fria
Utilizadores China
 Angola
 Paquistão
 Zimbabwe
 República Democrática do Congo
Histórico de produção
CriadorNorinco - China
Quantidade
produzida
9.500
Especificações
Velocidade de saída50Km/h

Armamento
primário
Canhão de 100 mm
Armamento
secundário
Duas Metralhadoras Type 59T de 7,62 mm e uma metralhadora anti-aérea com 12.7 mm
Motor12150L V12 a diesel refrigerado a água
520hp
Alcance
Operacional
440Km ou 600Km com tanque extra
Velocidade50Km/h















Vídeo demonstrativo do modelo :





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Le Triomphant


Inauguration du Triomphant

Os submarinos nucleares da frase Le Triomphant destinam-se a substituir os anteriores L´inflexible. Eles são muito maiores que os seus antecessores, embora transportem o mesmo numero de mísseis nucleares.
No entanto, os Le Triomphant foram concebidos para transportar o míssil nuclear M-45, um derivado do mais antigo M-4. O míssil tem maiores dimensões e alcance.

Os submarinos da classe Triomphant parecem ser inspirados nos submarinos norte-americanos da classe Lafayette, que também inspirou os submarinos britânicos da classe Vanguard.
Aquando do seu lançamento foi prevista a construção de cinco unidades, mas a redução das ameaças após a queda da União Soviética, levou à redução dos planos para apenas três, embora alterações posteriores tivessem reintroduzido um dos navios que tinham sido cancelados no programa de construção.

A capacidade dissuasora da França era relativamente «curta», resultado da introdução de mísseis com um alcance relativamente reduzido. O M-45 com um alcance de 6,000km veio modificar as coisas, dando aos franceses uma capacidade de retaliação mais eficaz, com capacidade de atingir a União Soviética mesmo com submarinos colocados no Atlântico Oriental.

O último navio da classe, o Le Terrible, difere dos restantes por ser o primeiro submarino nuclear francês a incorporar o míssil M-51, que é o mais recente míssil balistico francês.
Esse navio encontrava-se em testes no inicio de 2010 para aceitação final pela marinha francesa. Espera-se que a recepção ocorra durante 2010. A entrada ao serviço do navio, vai coincidir com a entrada em serviço operacional do novo míssil nuclear M-51. Os restantes três navios da classe também vão ser modificados para receber o novo míssil.

Temeraire1048.jpg
Visão geral da classe
Nome:Triomphant
Construtores:DCNS
Operadores: Marinha francesa
Precedido por:Redoutable
Custo: 4282 milhões (2009) [ 1 ]
Edifício:0
Planejado:4
Concluído:4
Ativo:4
Laid-se:0
Lost:0
Aposentado:0
Características gerais
Tipo:submarino de mísseis balísticos
Deslocamento:12.640 tonelada (superfície)
14,335 tonelada (submersa)
Comprimento:138 metros (453 pés)
Boca:12,50 metros (41,0 ft)
Calado:10,60 metros (34,8 ft)
Propulsão:K15 reator de água pressurizada (150 MW),
sistema turboreductor, bomba a jato de dois geradores movidos a dieselSEMT Pielstick 8PA4V200 SM (700 kW) auxiliares. 30.500 kW


Velocidade:mais de 25 nós (46 km / h)
Intervalo:Distância ilimitada; 20-25 anos
Profundidade de teste:Mais de 400 metros
Complementar:15 oficiais
96 marinheiros
Sensores e
sistemas de processamento:
Sonar DMUX 80
Sonar DUUX 5
Sonar DSUV 61B Very Low FrequencyRacal Decca radar (navegação)
SCC: SET ( Système d'exploração Tactique ): sistema operacional tático
Guerra eletrônica
e chamarizes:
Arur 13
Armamento:
Nuclear: 16 SLBM M45 ou M51 SLBMmísseis com TN 75 ogivas
quatro 533 milímetros (21 polegadas)torpedo tubos para torpedos e F17
Exocet SM39 mísseis anti-navio , lançados à água, enquanto submersos
Notas:barcos na classe incluem:Triomphant (S 616), Temeraire (S 617), vigilante (S 618), Péssimo (S 619)









































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AMX-56 Leclerc

 


O carro de combate Leclerc foi desenvolvido pelas industrias GIAT como substituto do carro de combate AMX-30B2. O seu desenvolvimento iniciou-se em 1983, tendo os primeiros protótipos sido terminados em 1989, tendo o primeiro veículo de produção sido entregue ao exército francês em 1993.

O casco do Leclerc é modular e constituido por várias camadas de blindagem Uma das suas mais interessantes características é que os projectistas do Leclerc, ao contrário da maioria dos carros de combate dos países ocidentais, optaram por incorporar um sistema de carregamento automático do armamento principal, o que reduziu a tripulação do tanque de quatro para apenas três.

Além do condutor do veículo que se senta à frente à esquerda, os outros dois tripulantes instalam-se na torre. O comandante e o artilheiro, não havendo municiador. O sistema de alimentação automático do canhão, dispõe de 22 munições prontas para disparar, de um total de 40 que são transportadas. A cadência máxima de disparos pode atingir 10 disparos num minuto com o veículo parado e 6 disparos por minuto com o veículo em movimento.



O tanque possui ainda uma metralhadora 12,7mm colocada na torre e operada por controlo remoto.

O Leclerc possui suspensão hidropneumática, sistemas automáticos de supressão de fogo e tem capacidade para transportar um tanque de combustível adicional.

O Leclerc é grosso-modo equivalente em termos de valor militar a outros sistemas europeus como o Leopard-2, o Challenger ou o Ariete italiano. O fim da Guerra Fria, levou a que fossem reduzidas as unidades operacionais e o numero de carros de combate necessários.

O Leclerc, é no entanto considerado demasiado complexo e sofisticado para as necessidades. Para manter os veículos operacionais segundo os padrões NATO, a necessidade de manutenção continua que esses padrões exigem, leva a que a se tenha reduzido consideravelmente o numero de carros de combate efectivamente disponíveis.

Embora os carros de combate Leclerc tenham vindo a sofrere modificações e mopdernizações ao nível dos seus sistemas de c ombate, parte dos veículos não foi submetida a modernizações estando em depósito, aguardando futuras necessidades.

No final de 2009 as autoridades francesas terão proposto vender à Colombia um numero entre 30 e 40 unidades deste carro de combate, após efectuar uma modernização que tornasse os veículos operacionais.
AMX-56 Leclerc
Leclerc-openphotonet PICT6015.JPG
Demostración del carro de combate Leclerc en maniobras.

TipoCarro de combate
País de origenBandera de Francia Francia
Historia de servicio
OperadoresBandera de Francia Francia
Bandera de los Emiratos Árabes Unidos Emiratos Árabes Unidos
Historia de producción
FabricanteBandera de Francia GIAT Industries (ahora Nexter).
Coste por unidad6 millones de 
Producido1990
Especificaciones
Peso54,5 t
Longitud6,88 m
Anchura3,71 m
Altura2,53 m
Tripulación3 (comandante, artillero, conductor)

Blindaje600 mm de acero, titanio y NERA
Arma primariacañón de 120 mm de ánima lisa con 40 proyectiles (22 en el cargador automático y 18 almacenados en el chasis)
Arma secundariaametralladora de 7,62 mm con 3.000 proyectiles
ametralladora de 12,7 mmM2 HB con 1.100 proyectiles

MotorWärtsilä, con un consumo de 13,8 litros/km1 2 (la versión de exportación monta un MTU 860)., 8 cilindros diésel
1.500 CV (1,100 kW)
Relación potencia/peso27,52 CV/t
Velocidad máxima71 km/h
Autonomía550 km
Suspensiónhidroneumática







































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P2V-5 «Neptune» (P-2E)


                      


A versão P2V-5 foi resultado da cuidade análise das vantagens e desvantagens dos modelos anteriores, durante a segunda metade da década de 1940.



Várias modificações foram introduzidas, e o primeiro Neptune na versão 5, voou pela primeira vez em 1950.

O número de aeronaves produzida, foi muito superior ao total de aeronaves de todas as versões anteriores. Para resolver o problema da necessidade de produzir aeronaves em tempo útil, várias empresas foram chamadas a participar na produção do Neptune, fabricando vários componentes.

O Neptune P2V-5 tinha muito mais equipamentos electrónicos integrados e por isso a tripulação passou a ser de nove elementos, podendo atingir os 11.
A manutenção do mesmo motor da série P2V-4, levou a que a velocidade máxima baixasse para menos de 550km/h, embora com mais combustível, a autonomia do aparelho aumentasse.
Quando o P2V-5 entrou ao serviço, todos os anteriores modelos do Neptune foram retirados de serviço.

O P2V-5 viu a torreta armada com dois canhões de 20mm ser substituida por um nariz convencional de observação.
Além do nariz, a característica mais distintiva do P2V-5 foi a remoção da torre traseira e a sua substituição por uma cauda onde foi instalado um detetor de anomalias magnéticas, um conjunto de magnetómetros, que permite detetar pequenas variações no campo magnético terrestre, as quais podem corresponder à presença de submarinos.

No entanto, o P2V-5 poderia ser entregue com várias configurações distintas, tanto no nariz como na cauda.
Houve desde versões que receberam propulsores adicionais a foguete, que permitiam à aeronave descolar com um peso totam maior (até mais 4500kg).


             


Dimensões: Motores/ Potência       

Comprimento: 27.94 M

Envergadura: 31.65 M

Altura: 8.94 2 x motores Wright R-3350-30W

Potência total: 7000 HP/CV

Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia

Peso vazio: 22650 Kg

Peso máximo/descolagem: 36240 Kg

Numero de suportes p/ armas: 0

Capacidade de carga/armamento: 3700 Kg

Tripulação : 9/11

Passageiros: 0 a 0 Velocidade Maxima: 550 Km/h

Máxima(nível do mar): Não disponível

De cruzeiro: 330 Km/h

Autonomia standard /carregado : 5930 Km

Autonomia máxima / leve 7600 Km.

Altitude máxima: Não disponível

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Rafale M



Originalmente conhecido como «Avion de Combat Marine» ou ACM, o protótipo do Rafale Naval voou pela primeira vez em Dezembro de 1991. O Rafale N difere da versão operada a partir de terra por causa do aumento de peso (mais 750Kg) que correspondem a um reforço dos componentes que são submetidos a maior esforço mecânico durante a aterragem, especialmente o trêm de pouso.

Os amortecedores do avião, têm que ter capacidade para absorver impactos provocados por um Rafale a embater na pista a velocidades de descida de 23Km/h ou seja mais do dobro do Rafale comum.

O Rafale naval dispõe ainda de outros artificios destinados a melhorar o comportamento do avião durante operações de descolagem como por exemplo o amortecedor especial da roda da frente, que se comprime baixando o avião durante a corrida, e que no último instante volta à sua extensão máxima, impulsionando o aviãoo para cima.

As provas do Rafale Naval a bordo de porta-aviões foram realizadas a bordo do então porta-aviões Foch (actual A12 - São Paulo) no qual foi instalada uma rampa ski jump amovível, para permitir que se efectuassem testes com este tipo de sistema.

O Rafale Naval, tanto pode ser utilizado em porta-aviões com recurso a catapulta como pode ser utilizado em aeronaves com rampa. A França estudou a possibilidade de utilizar uma rampa basculante, para permitir a utilização do Rafale, mesmo que houvesse problemas com as catapultas.

Nota:
Modelos iniciais da versão naval do Rafale, não tinham canhão de 30mm, para permitir poupar peso durante a operação de catapultagem.


FabricanteFrança - Dassault Aviation
Entrada em serviço4 de Dezembro de 2000
MissãoMulti-Missão
Tripulação1 a 2
Dimensões
Comprimento15,27 m
Envergadura10,80 m
Altura5,34 m
Área (asas)45,70 m²
Envergadura10,80 m
Peso
Tara8.710 kg
Peso total9.500 kg
Peso bruto máximo24.500 kg
Propulsão
Motores2x SNECMA M88-2 Turbofans
Força (por motor)73 kN
Performance
Velocidade máxima2.390 km/h
(Mach
2,0
Alcance bélicokm
Alcance1.850 Km / 3.125 km
Teto máximo16.765 m
Relação de subida18.300 m/min
Armamento
Mísseis/Bombas6 Toneladas de bombas e misseis
Distância de decolagem: 600 m; distância de pouso: 450 m; Capacidade de giro: 720º/s

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