sábado, 24 de novembro de 2012

Brasil e Suécia buscam ampliar cooperação na área de defesa.




Dispostos a ampliar a cooperação no setor de defesa, os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Suécia, Karin Enström, tiveram reunião bilateral nesta quarta-feira, em Brasília. Durante o encontro, realizado na sede do Ministério da Defesa, os representantes das duas nações conversaram sobre as possibilidades de desenvolvimento de projetos e de ações conjuntas na área militar.

Ao abrir a reunião, o ministro Amorim destacou a importância de a Suécia ser um país neutro e, a exemplo do Brasil, não fazer parte de alianças militares de defesa coletiva, além de defender internacionalmente princípios como democracia, desenvolvimento e promoção da paz.

Bolívia aceita convite para se tornar membro pleno do Mercosul .



A Bolívia aceitou o convite oficial para se tornar um membro pleno do bloco sul-americano Mercosul e espera que os acordos referentes sejam assinados durante uma cúpula de líderes da região em dezembro, disse o presidente boliviano, Evo Morales, nesta quinta-feira.

Assim, a Bolívia seguirá os passos da Venezuela, que neste ano se tornou o quinto membro pleno do Mercosul, integrado originalmente por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, embora os paraguaios estejam suspensos temporariamente após um polêmico julgamento político que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

"Esta proposta que nos fazem... para que sejamos membro pleno, estamos de acordo", disse Morales em discurso durante um ato militar transmitido ao vivo pela emissora de televisão estatal.

Morales disse que o convite do Mercosul foi feito simultaneamente ao Equador, que assim como a Bolívia é atualmente membro de outro grupo regional de integração, a Comunidade Andina de Nações (CAN), da qual a Venezuela se retirou.

Por que a Turquia precisa dos sistemas de mísseis da Otan? .

A Turquia precisa de mísseis Patriot para se defender de granadas vindas da Síria? Especialistas e críticos veem outros motivos por trás do pedido de ajuda à Otan, incluindo temores de um conflito entre Israel e o Irã.





A Otan deve atender em breve o pedido da Turquia para implementação de sistemas de mísseis do tipo Patriot ao longo da fronteira do país com a Síria. Com o provável envio dos armamentos dentro de algumas semanas, a Otan estará dando o passo mais ousado até agora em relação à crise da Síria e alçando o conflito, que já dura 20 meses, a um novo patamar.

Alguns políticos ocidentais consideram que a aliança está se deixando arrastar para o conflito. Já especialistas em segurança falam em intimidação e veem a medida como um meio de evitar que os combates atinjam o território turco.

Coreia do Sul não descarta lançamento de outro míssil norte-coreano.



A Coreia do Sul não descarta que o regime norte-coreano esteja planejando o lançamento de um novo foguete de longo alcance após a fracassada tentativa de abril, informaram fontes militares e governamentais sul-coreanas, nesta sexta-feira, à Agência local "Yonhap".

"Não podemos excluir a possibilidade do lançamento de um míssil, mas há diversos fatores, como as eleições presidenciais (em dezembro, na Coreia do Sul) e as conversas bilaterais entre Coreia do Norte e Japão, que indicam que o melhor é esperar e ver o que acontece", assinalou uma fonte governamental.

As informações foram produzidas depois que os meios de imprensa japoneses, apoiando-se em supostas imagens de um satélite americano, revelassem que o regime de Kim Jong-un poderia estar preparando para o mês que vem um novo teste com um projétil de longo alcance.

Essas informações alertavam sobre movimentos na base norte-coreana de Dongchang-ri, que indicariam a possível preparação de um novo lançamento como o que houve em abril, que valeu a Pyongyang a condenação internacional por considerar que o lançamento foi um teste de míssil disfarçado.

"Estamos avaliando se haverá um lançamento de míssil e vigiamos de perto da situação", acrescentou a fonte sul-coreana.

Segundo as imagens do satélite, é possível observar pedaços similares aos do míssil que fizeram parte do lançamento norte-coreano de abril e o novo teste poderia ser viável já neste mês.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Análise: Vocabulário do jornalismo israelense.




Por Yonatan Mendel
Há um ano, me candidatei à vaga de correspondente do jornal israelense Ma´ariv nos territórios ocupados. Falo árabe, lecionei em escolas palestinas e participei de muitos projetos judaico-palestinos. Na entrevista, o chefe perguntou como eu poderia ser objetivo. Eu havia passado tempo demais com os palestinos, e acabaria sendo tendencioso em favor deles. Não consegui o emprego. Minha entrevista seguinte foi no Walla.com, o site mais popular de Israel. Dessa vez, consegui o emprego e me tornei correspondente do Walla no Oriente Médio. Logo entendi o que Tamar Liebes, diretor do Instituto Smart de Comunicação da Universidade Hebraica de Jerusalém, quis dizer quando afirmou que “os jornalistas e editores se vêem como atores dentro do movimento sionista, e não como observadores críticos”.

KC-390 - Companhia nacional perde espaço .

Série de três artigos publicados no jornal Valor


O programa de desenvolvimento e produção do novo cargueiro militar KC-390 já criou cerca de mil oportunidades de trabalho dentro da Embraer, entre novos contratados e funcionários que foram remanejados de outros programas, diz o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. Mas para os fornecedores locais, as oportunidades têm sido pequenas.

"O KC-390 é um projeto mobilizador de recursos. No pico do desenvolvimento, em meados de 2013, acreditamos que 7,8 mil pessoas venham a fazer parte desse programa no Brasil", afirmou.

SNIPER - Novo Recorde de Distância 2.815m .


Novo Recorde de Distância para Tiro de Sniper no Afeganistão: 2.815m


Uma equipe de snipers das forças especiais australianas utilizou dois fuzis Barret modelo M82 A1 em calibre 12,7x99mm OTAN (.50 BMG) para abater um comandante Taleban à distância de 2,815 metros, estabelecendo um novo recorde mundial.

ARGENTINA – CHINA – Acordo de Defesa .


Ministro da Defesa Puricelli firmou acordo com a Administração Estatal de Ciência, Tecnología e Indústria para Defesa da China



A Argentina através do ministro de Defesa, Arturo Puricelli firmou um Memorando de Cooperação em Logística com a Administração Estatal de Ciência, Tecnología e Indústria para Defesa da China (SASTIND), nesta quinta-feira, 22 de Novembro, em Buenos Aires.

Com a presença do Vice-presidente da SASTIND, Liu Donkui, o ministro Puricelli deu as boas-vindas para a delegação do país asiático, constituída por representantes da mais variadas áreas de produção para a Defesa.

TOA - Operação Tucuruí .

23ª Bda Inf Sl - Exercício de Adestramento Avançado em Operações de Defesa Externa - Operação Tucuruí



O Exército Brasileiro, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), sediada em Marabá-PA, e subordinada à 8ª Divisão do Exército e ao Comando Militar da Amazônia (CMA), realizou no período de 04 a 11 de novembro Exercício de Adestramento Avançado em Operações de Defesa Externa - Operação Tucuruí. A chamada “BRIGADA MARECHAL SOARES DE ANDREA", é pioneira entre as Brigadas de Selva do Exército Brasileiro, foi criada em 1976.

A manobra militar compreendeu a área de hidrelétrica de Tucuruí e os municípios do seu entorno: Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento e Tucuruí . Teve por objetivo preparar e treinar a tropa do Exército para defender a infraestrutura crítica dentro do conceito do Programa Proteger.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estados Unidos desenvolvem drone caçador de submarinos.



A guerra anti-submarinos sempre foi realizada por capitães atentos que procuravam seus alvos nos mares antes de lançarem contramedidas como cargas de profundidade ou torpedos para abater os inimigos submersos. O trabalho requer habildade e experiência, assim como o que há de mais avançado em sonares e radares. Mas agora o Pentágono pretende desenvolver drones caçadores de submarinos capazes de perseguir o alvo por mais de dois meses.

Em vez de ser lançado ao mar, como os os veículos não-tripulados menores em operação atualmente, o “Veículo Autônomo de Trajetória Contínua” deixará seu ancoradouro, realizará patrulhas ao longo da costa, e então perseguirá submarinos inimigos até que deixem a área. O único envolvimento humano na operação é manobrar o drone em baías movimentadas.

China ‘está pronta’ para construir porta-aviões.



O jornal China Daily publicou ontem (20) declarações do presidente da China State Shipbuilding Corp, Hu Wenming, afirmando que o país “está pronto para construir seus próprios porta-aviões”. As declarações vêm logo após o 18º Congresso do Partido Comunista chinês, e quase dois meses após o comissionamento do Liaoning, primeiro navio -aeródromo da Marinha do Exército de Liberação Popular. O antigo Variag foi adquirido da Ucrânia e passou por uma extensa reforma antes de ser rebatizado e comissionado. A incorporação do navio representou um marco do crescimento militar e marítimo da China, e também intensificou especulações e o clima de ansiedade regional com a expansão da esfera de influência de Pequim.

Novo Astros para a Indonésia não será do modelo 2020.




A versão mais avançada do lançador de foguetes de artilharia Astros-2, vai equipar batalhões especializados do Exército da Indonésia. Há duas semanas, em Jacarta, a Avibrás Aeroespacial, de São José dos Campos (SP), assinou o acordo comercial para fornecer pouco mais de US$ 400 milhões – cerca de R$ 800 milhões – em unidades do sistema de armas.

O contrato é amplo: envolve dois grupos completos do Astros – carretas lançadoras, blindados de comunicações, comando e controle, e viaturas para o radar de coordenação, junto das centrais de meteorologia.

Congo: 600 soldados e policiais se entregam aos rebeldes.





Os soldados e policiais da República Democrática do Congo (RDC) que ocupavam a cidade oriental de Goma após sua tomada, ontem, pelos rebeldes do Movimento M23, se uniram nesta quarta-feira ao grupo insurgente.

Fontes civis em Goma informaram hoje à Agência Efe por telefone que 398 soldados e 232 policiais depuseram as armas e se uniram ao M23, durante um ato no estádio da cidade, fronteiriça com Ruanda.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EUA manterão presença duradoura no Afeganistão, diz Panetta.





O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, assegurou nesta terça-feira que o compromisso com o Afeganistão é a longo prazo e que seu país manterá em solo afegão uma presença duradoura após 2014 para garantir que a Al Qaeda não recupere territórios.

Panetta assinalou perante os membros do Center for a New American Security os avanços alcançados na última década na luta contra a Al-Qaeda, organização à qual se referiu como um "câncer" que foi possível "enfraquecer" mas não eliminar de todo.

Acordo de trégua para Gaza fracassa e Israel volta a advertir sobre invasão.





Apesar dos esforços diplomáticos que levaram ontem a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a Jerusalém, divergências não especificadas entre o Hamas e Israel frustraram o anúncio de um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Numa declaração conjunta, ao lado de Hillary, o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, reiterou preferir uma solução diplomática, mas alertou que seu país está pronto para intensificar a ofensiva.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Começou a Operação Atlântico III.


Principais eventos da Operação ‘Pillar of Defense’ na Faixa de Gaza entre 17 e 19 de novembro.

Israel adia ofensiva terrestre à espera de mediação egípcia .





O governo de Israel anunciou hoje (20) que está adiada a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada durante reunião do Gabinete de Segurança, formado por nove ministros, que discutiu o assunto na madrugada desta terça-feira.Segundo as autoridades, a medida foi adiada para dar tempo aos esforços de mediação na tentativa de obter um cessar-fogo. A ofensiva militar de Israel completa hoje sete dias.

O adiamento da ofensiva terrestre ocorre no momento em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, estarão na região.

Ambos pretendem manter encontros com o primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, e o presidente Shimon Peres, além do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Autoridades do Egito disseram que a expectativa é que israelenses e palestinos negociem uma trégua em 72 horas.

Exército francês encerra missão de combate no Afeganistão .





O Exército francês deixou nesta terça-feira a região de Kapisa, última província do Afeganistão na qual combatia e onde perdeu o maior número de soldados, como parte de uma retirada acelerada do país.

Os últimos 400 militares franceses mobilizados nesta província ao nordeste de Cabul começaram a partir em um comboio de Nijrab, a última base ocupada pelos franceses em Kapisa, com destino à capital afegã.

Dos 2.200 soldados franceses ainda presentes no Afeganistão, 700 retornarão para a França até o fim do ano. Além de 50 instrutores que trabalham em Wardak (oeste), os 1.500 restantes permanecerão na capital afegã.

FAB padroniza instrução de recrutas no Rio de Janeiro .



Mais de 900 recrutas da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, entre os dias 11 e 14 de novembro, de exercício de campanha (PADREC), no Rio de Janeiro. A instrução teve como objetivo padronizar a instrução de campanha dos recrutas, para o aprimoramento das instruções voltadas para a formação de combatentes. Participam do exercício recrutas dos Batalhões de Infantaria de Aeronáutica Especiais (BINFAE) do Rio de Janeiro, Afonsos e Galeão, e do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Santa Cruz (BINFA-34). O PADREC foi realizado na área do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ).


Segundo segundo informações divulgadas hoje por fonte oficial próxima ao primerio-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o país está preparado para invasão terrestre à região da Faixa de Gaza, mas ainda prefere uma solução pelas vias do diálogo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Operação Atlântico III começa hoje.



A Marinha, o Exército e a Força Aérea desenvolverão, de 19 a 30 de novembro, a Operação Conjunta “Atlântico III”, sob a coordenação do Ministério da Defesa. O exercício envolverá cerca de 10 mil militares das três Forças Armadas que atuarão em atividades operacionais, de apoio à população e adestramentos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Cresce presença militar dos EUA no Pacífico.

                        

Em novembro de 2011, o presidente Barack Obama lançou no Parlamento australiano um desafio velado às ambições chinesas na Ásia: “Como uma nação do Pacífico, os Estados Unidos vão desempenhar um papel maior e de longo prazo para moldar a região e seu futuro”. Um ano depois, os detalhes dessa promessa -e uma nascente expansão militar americana no Pacífico- estão vindo à tona.

Em meados deste ano, cerca de 250 marines dos EUA, os primeiros de 2.500 a serem enviados para a Austrália, treinaram com colegas australianos e de outros países na Tailândia, na Malásia e na Indonésia.

Ahmadinejad critica "crimes de guerra" israelenses contra Gaza .



O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou neste domingo que a guerra de Israel com os palestinos é por sua sobrevivência e que o regime de Tel Aviv está baseado na ocupação, na guerra e no derramamento de sangue.

Ahmadinejad, em reunião do Gabinete do Governo de Irã, condenou os "crimes contra a humanidade e de guerra, como os intensos ataques aéreos (de Israel) contra o povo que vive na Faixa de Gaza", segundo informou a agência oficial Irna.

Israel - Brasileiros no meio do conflito .



Mesmo convivendo com sirenes antiaéreas e com explosões, os brasileiros que vivem no Oriente Médio escolheram permanecer em casa e aguardar o perigo passar. De acordo com o Itamaraty, quase mil dos 10 mil cidadãos que residem em Israel correm perigo por morarem em cidades e em kibbutzim (comunidades baseadas na agricultura) localizados na região sul de Israel, onde os ataques são mais constantes. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv ofereceu um albergue para os que precisassem deixar suas residências, mas até ontem ninguém havia se mudado para o abrigo.

Turquia pede trégua e adverte Israel sobre mudanças regionais .





O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu neste domingo um cessar-fogo na Faixa de Gaza e advertiu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que as circunstâncias no Oriente Médio mudaram. "Não estamos no ano 2008, estamos em 2012 e as circunstâncias são diferentes. É preciso compreender isso", disse Erdogan dirigindo-se a Netanyahu, em discurso perante o Fórum Empresarial Egípcio-Turco no Cairo.

O líder turco fez referência à ofensiva contra Gaza conhecida como "Operação Chumbo Fundido", entre o final de 2008 e o começo de 2009, e às revoluções que durante o ano passado derrubaram regimes ditatoriais em vários países árabes, como o Egito.

Em sua declaração, o primeiro-ministro pediu "um cessar-fogo nas próximas 24 horas na Faixa de Gaza", de acordo com informações divulgadas pela agência oficial egípcia, Mena. Além disso, pediu que acabe o embargo imposto por Israel a Gaza, "de maneira gradual, para que a região se tranquilize e para que as negociações entre ambas as partes sejam retomadas imediatamente".

O líder turco criticou as grandes potências porque elas apenas querem "despedaçar e desunir o mundo islâmico" e acusou Israel de "praticar terrorismo no Oriente Médio". Por outra parte, Erdogan ressaltou a necessidade da reconciliação entre os duas principais facções palestinas, a islamita Hamas e a nacionalista Fatah, pois "se não colocarem um fim às diferenças, a causa palestina não será resolvida".

Neste domingo, Erdogan se reuniu com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, na sede da organização pan-árabe, onde analisaram os eventos no Oriente Médio, especialmente a atual crise em Gaza. Al Arabi informou ao turco sobre os resultados do encontro extraordinário que foram realizado na noite de sábado com os titulares árabes de Relações Exteriores, que decidiram sobre o envio, na próxima terça-feira, de uma delegação ministerial a Gaza.

Ontem, em discurso oferecido na Universidade do Cairo, o primeiro-ministro turco criticou Israel por recorrer a "práticas desumanas para transformar outra vez a região em um mar de sangue", em alusão à ofensiva que desde na quarta-feira passada causou a morte de 65 palestinos.

França: 'guerra em Gaza não é uma opção, é preciso intervir' .





O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, afirmou neste domingo em Tel Aviv que "a guerra não é uma opção" e que "é preciso intervir com urgência" para obter um cessar-fogo entre Israel e os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza.

"A guerra não é uma opção. Nunca é uma solução. É preciso intervir com urgência. Há duas palavras-chave: urgência e cessar-fogo", declarou Fabius durante uma entrevista coletiva à imprensa em Tel Aviv ao final de uma visita de um dia a Israel e aos Territórios Palestinos.

"A situação na Faixa de Gaza e em Israel é muito difícil com muitos mortos. A França quer ser um facilitador do cessar-fogo", acrescentou, lembrando a "posição específica" da França, "amiga de Israel e que, tradicionalmente, defende os direitos dos palestinos".

"Esperamos avançar em direção a um cessar-fogo. Desejamos isso o mais rápido possível", disse ainda o chefe da diplomacia francesa. O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, declarou, por sua vez: "Nossa única condição para uma trégua é que todos os grupos terroristas que atuam em Gaza cessem completamente os seus disparos".

"Quando eles tiverem parado com os disparos, estaremos prontos para analisar as propostas (de trégua) do ministro francês das Relações Exteriores e de seus amigos", acrescentou Lieberman em declarações transmitidas pela rádio pública israelense.

Durante a sua viagem de um dia, Fabius se reuniu com os principais dirigentes israelenses, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com o presidente Shimon Péres e com o ministro da Defesa Ehud Barak, além de Lieberman. Ele também se encontrou em Ramallah (Cisjordânia) com o presidente palestino, Mahmud Abbas.

O Brasil prepara a sua defesa.

A nossa defesa é uma tarefa do povo brasileiro, tendo como vanguarda os corpos armados



Mauro Santayana
Sobre a mesa de centro da sala de espera há dois quepes militares, sendo estrangeiro um deles. Isso explica porque o Ministro da Defesa, Celso Amorim, me atenda alguns minutos depois da hora marcada: ele se despedia do Comandante da Marinha do Senegal, contra-almirante Mohamed Sane, que recebera meia hora antes.

O ex-chanceler é homem de boa biografia para ocupar o cargo, porque sempre foi afirmativo em suas posições. Em 1982, presidente da Embrafilme, teve a coragem de financiar, com dinheiro do Estado, a primeira denúncia cinematográfica das torturas cometidas pelos agentes da Ditadura, com o filme “Pra Frente, Brasil!”, de Roberto Farias. Foi, é claro, demitido.

domingo, 18 de novembro de 2012

Cai mais um F-22 Raptor.




A USAF perdeu mais um caça F-22 Raptor na última quinta-feira. A aeronave caiu próximo à Tyndall Air Force Base na Flórida, mas o piloto conseguiu ejetar-se com segurança, escapando apenas com ferimentos leves.

A Força Aérea dos EUA informou que o acidente não tem relação com os problemas do sistema de fornecimento de oxigênio para o piloto que ocasionaram um acidente fatal em 2010 e a paralisação em 2011 por cinco meses de toda a frota de caças “stealth” F-22.

Israel prepara incursão terrestre no 4º dia de ofensiva em Gaza .


                       

A invasão terrestre de Gaza, em cuja fronteira estão postados dezenas de veículos blindados, parece cada vez mais iminente depois que o governo israelense aprovou a incorporação de 75 mil reservistas, a maior mobilização de tropas no país em décadas.

Imagens divulgadas no marco da ofensiva militar israelense "Pilar Defensivo", que entrou neste sábado em seu quarto dia, mostram dezenas de veículos blindados nas imediações da fronteira com a Faixa de Gaza e soldados aparentemente descansando antes de sua iminente entrada em combate.

Exportações alemãs de armas desencadeiam polêmica .

                      

O Ministério alemão da Economia divulgou nesta quarta-feira (14/11) seu relatório atual sobre a exportação de armamentos, segundo o qual em 2011 o país vendeu menos armamento bélico, como armas de fogo e tanques, em comparação ao ano anterior. No entanto, 42% destas exportações dirigiram-se a países fora da União Europeia e da Otan, mais precisamente para os Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Iraque e Argélia.

Pesquisar este blog

visitantes globais