sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Embraer é favorita em contrato nos EUA.




O governo americano deve anunciar em dezembro, um mês antes da posse de Barack Obama, o resultado da escolha de sua aeronave de ataque leve e apoio à tropa terrestre, o programa LAS, envolvendo 20 aviões.

O favorito é o turboélice brasileiro A-29 Super Tucano, da Embraer. O contrato vale cerca de US$ 355 milhões. A frota será toda transferida para a aviação militar do Afeganistão. É um negócio importante. A encomenda encaminha um segundo pedido de 100 unidades para atender as Forças dos Estados Unidos – estimado em US$ 1 bilhão.

‘Tarkash’ será entregue hoje à Índia.



A segunda das três fragatas furtivas que a Rússia constrói para a Índia no Estaleiro Yantar, no Báltico, será entregue à Marinha indiana nesta sexta-feira.

Segundo Sergei Mikhailov, porta-voz do Estaleiro Yantar, a cerimônia solene da entrega do navio será realizada em Kaliningrad e com a presença de altos oficiais militares, tanto da Rússia e da Índia.

Rússia e Índia assinaram um contrato de US $ 1,6 bilhão para a construção de um segundo lote de três fragatas da classe Krivak IV (também conhecido como classe Talwar modificada) para a Índia em 2006. A primeira delas, a INS Teg, foi transferida para a Marinha da Índia em 27 de abril.

A última da série de três fragatas, a Trikand, atualmente passa por testes de porto e após completar os testes de mar no Báltico irá juntar-se a Marinha da Índia no verão de 2013.

Os navios estão equipados como oito mísseis de cruzeiro BhaMos, ao contrário do Klub-N, instalados no primeiro lote. Eles também possuem canhões de 100 mm, um sistema de mísseis superfície-ar Shtil, dois sistemas de defesa aérea Kashtan, dois lançadores de torpedos duplos e capacidade para operar um helicóptero.



FONTE/FOTO: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Naval a partir de originais em inglês)


A aposentadoria dos fuzis.



Arma que simboliza, como um estigma, os grandes confrontos entre a polícia e criminosos ao longo dos últimos 30 anos, o fuzil começa gradualmente a sumir das ruas do Rio. Reflexo do processo de pacificação, que completa quatro anos na próxima semana, a substituição do armamento de grosso calibre por armas de choque (não letais) e pistolas, noticiada por Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, foi confirmada ontem pela Polícia Militar. A iniciativa, que inicialmente está sendo implantada em regiões onde as favelas receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), já retirou do patrulhamento dessas áreas 273 fuzis.

‘Soldado do futuro’ russo terá ajuda ocidental.



O equipamento russo Rátnik (Guerrero, em português) foi apresentado pela primeira vez no Salão Aeroespacial Internacional MAKS-2011, realizado nos arredores de Moscou, e recentemente submetido a testes no exército.

O termo “soldado do futuro” refere-se ao projeto lançado pelos EUA e países da Otan no final dos anos 1990 com o objetivo de aumentar a eficácia dos combatentes aproveitando os avanços tecnológicos do século 21.

Su-25 iraniano abate em voo drone Predator dos EUA.

                       

O Pentágono divulgou na quinta-feira que um desarmado drone militar de vigilância Predator dos EUA foi abatido por jatos militares iranianos na semana passada, no espaço aéreo internacional sobre as águas do Golfo Pérsico.

Os membros do Pentágono salientaram que o drone dos EUA nunca tinha entrado em território iraniano e que todo o incidente ocorreu em espaço aéreo internacional. O drone foi atingido pelos tiros de canhão do avião e não foi capaz de retornar à sua base não revelada na região.

Caça chinês de quinta geração será resultado de ciberespionagem?.

O novo caça chinês de quinta feração J-31 efetuou com sucesso o seu primeiro voo e entrará na história como o primeiro exemplar de alta tecnologia militar a dever o seu aparecimento ao êxito na ciberespionagem.


                    

As fontes de inspiração dos criadores da Corporação Aeronáutica de Shengyang foram evidentes logo que apareceram as primeiras imagens do segundo caça chinês de quinta geração. As fotos do seu primeiro voo, que mostram o caça de diferentes ângulos, não deixam dúvidas de que o seu design repete de uma forma bastante fiel os contornos do caça norte-americano F-35.

Caças Mirage 2000, Typhoon, Su-30 e F-5 treinam segurança aérea no Mediterrâneo.


-

Trata-se de mais um exercício internacional de interceptação de ameaça aérea do acordo ’5+5′, assinado entre países europeus e do Norte da África


A Força Aérea Francesa informou na quarta-feira, 7 de novembro, a realização de mais um exercício de segurança aérea dentro da iniciativa “5+5″, assinada em 2004 por dez países (cinco europeus e cinco do Norte da África) para a cooperação de segurança contra ameaças como, por exemplo, sequestro de aeronaves. Esta nova edição do execício, a “Circaete 2012″, foi organizada pelo Marrocos e ocorreu em 30 de outubro.

A iniciativa “5+5″ reúne Espanha, França, Itália, Malta e Portugal, por parte da Europa, e Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, por parte da União do Magreb Árabe. Dos dez países, só a Líbia não participou deste último exercício, que visa manter um espaço de paz e segurança no Oeste do Mediterrâneo, treinando principalmente a cadeia de comando e controle (C2) num cenário de suspeita de ameaça aérea.

Japão e EUA fazem exercícios militares, em meio a tensão com a China.





As Forças Armadas japonesas iniciaram na última segunda-feira (o5) uma série de exercícios militares com o Exército dos Estados Unidos na ilha de Okinawa, no sudeste japonês. As manobras acontecem em meio à tensão criada pela disputa de um arquipélago com a China.

Segundo a televisão pública NHK, as atividades incluíam um desembarque de tropas em Okinawa, que foi excluída para não aumentar ainda mais a tensão com Pequim. O treinamento, que faz parte da cooperação entre os dois países, acontece até o dia 16.

Jaraguá e Oto Melara assinam memorando de entendimento para atender as Forças Armadas Brasileiras.



Há mais de 20 anos fornecendo equipamentos à Marinha e à FAB, a nacional Jaraguá associa-se a italiana, Oto Melara, líder mundial no segmento de artilharia naval, terrestre e equipamentos de segurança


A empresa brasileira Jaraguá Equipamentos Industriais Ltda e a italiana Oto Melara, responsável pelo fornecimento de equipamentos e sistemas de Defesa para as Forças Armadas das principais Nações, assinaram um memorando de entendimento, visando a transferência de tecnologia para o Brasil. O objetivo da iniciativa é construir no País uma empresa do segmento para fabricação, suporte técnico, comercial e logístico ao Exército e à Marinha, bem como implantar um Centro Regional de Manutenção e Assistência Técnica para a América Latina.

China prevê expansão e modernização militar nos próximos anos.





Os planos elaborados pelo Partido Comunista chinês para os próximos cinco anos, que serão aprovados no 18º Congresso que ocorre em Pequim, dão especial atenção à modernização das Forças Armadas e à expansão marítima do país. Em seu discurso de abertura do encontro, o presidente Hu Jintao afirmou que um dos principais objetivos da China é estar preparada para “vencer uma guerra local na era da informação”.

Imagens: Desfile recria marcha do Exército Vermelho rumo à guerra.


Vestindo uniformes da época da Segunda Guerra Mundial, soldados russos marcharam hoje ao longo da Praça Vermelha em Moscou, em uma dramática recriação da histórica parada militar de 1941, que sinalizou a marcha do Exército Vermelho rumo às linhas de frente para enfretar as tropas da Alemanha nazista.

Brasil envia observadores à Argentina para acompanhar exercício militar combinado com o Chile.

                     

Durante os próximos três dias, oficiais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) estarão na Baía Blanca, a 700 quilômetros de Buenos Aires, para observar o exercício da brigada “Cruz Del Sur”.

Formada por militares da Argentina e do Chile, a força de paz decorre de um acordo estabelecido com as Nações Unidas (ONU) e tem por propósito atuar em missões em qualquer parte do mundo.

8N - Mais de 500 mil protestam contra CK em Buenos Aires.

                      

Um megapanelaço organizado por opositores da presidente Cristina Kirchner --o "8N", como foi batizado pelos organizadores em alusão à data (8 de novembro)-- reuniu na noite desta quinta-feira mais de 500 mil pessoas na capital da Argentina, Buenos Aires.

O número é uma estimativa da organização do protesto --a polícia ainda não divulgou dados nesta noite. Ainda assim, a manifestação é a maior realizada contra o governo desde que Cristina assumiu a Presidência argentina, cinco anos atrás.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Encontro preliminar entre a Colômbia e as FARC .

                    

Representantes do governo colombiano e da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) realizaram em 6 de novembro, em Havana, um encontro para “preparar formalmente” as conversações de paz que terão início no dia 15 de novembro, informou no dia 5 a agência cubana Prensa Latina.

A fonte explicou que “o encontro, que se realizaria anteriormente no dia 5 de novembro, segundo o combinado em 18 de outubro, em Oslo, capital da Noruega, foi adiado para o dia 6”, sem explicar os motivos do adiamento.

Nem a Embaixada da Colômbia nem a representação das FARC em Havana deram informações sobre a reunião.

O governo do presidente colombiano Juan Manuel Santos e as FARC instalaram formalmente a mesa de conversações em Oslo, mas as negociações do acordo de paz serão realizadas em Havana, a partir do dia 15 de novembro, com uma agenda de cinco pontos: tema agrário, garantias para a participação política, drogas ilícitas, abandono das armas e vítimas.

A delegação do governo para as negociações, que serão realizadas sem que seja decretado um cessar-fogo na região, é liderada pelo ex-vice-presidente colombiano Humberto de la Calle, enquanto Iván Márquez, o número dois das FARC, lidera a da guerrilha.

O processo de paz para pôr fim a um conflito armado interno que começou há meio século conta com Noruega e Cuba como garantidores, enquanto Venezuela e Chile atuarão como acompanhantes.

Marinha, Exército e Aeronáutica apresentam prioridades na Câmara.

                   

Representantes das três Forças listaram suas prioridades em audiência na Câmara


Laycer Tomaz

As prioridades das Forças Armadas do Brasil nos próximos anos incluem a construção de um submarino de propulsão nuclear e de submarinos convencionais, a aquisição de navios-patrulha para vigiar a área de exploração do petróleo na camada pré-sal, a modernização do caça supersônico F-5, o desenvolvimento de uma aeronave de última geração pela Embraer e a construção de um helicóptero brasileiro. Além disso, são consideradas prioritárias a fiscalização das fronteiras e a proteção de instalações estratégicas para a segurança nacional.

Ministério da Defesa do Peru informa compra de 20 turboélices KT-1.


-


Pelo contrato governo a governo assinado com a Coreia do Sul, dezesseis dos treinadores turboélice da KAI serão montados no Peru, com transferência de tecnologia – a Embraer disputava o contrato

-

O Ministério da Defesa do Peru divulgou nota na terça-feira, 6 de novembro, informando que o Peru e a Coreia do Sul assinaram um contrato de governo a governo para a produção conjunta de aviões de treinamento. Segundo a nota, trata-se de um marco na história da indústria aeronáutica peruana que permitirá, no médio prazo, fornecer aviões militares a países da região.

Para mediador da ONU, Síria pode se tornar ‘nova Somália’.




O enviado da ONU para mediar os conflitos na Síria, o diplomata argelino Lakhdar Brahimi, teme que o vazio de poder criado com a queda do regime do presidente Bashar al-Assad possa ser ocupado por rebeldes e milícias.

Em entrevista concedida ao jornal de língua árabe baseado em Londres al-Hayat, o diplomata conjectura acerca dos riscos de sectarismo e divisões étnicas na Síria, e declarou: “o que eu temo é pior… Temo que o colapso do Estado transforme a Síria em uma nova Somália”. O país localizado no extremo leste, na região do Chifre da África, está sem governo centralizado desde a guerra civil em 1991.

TOA - Manter médico no interior do AM custa até R$ 120 mil por mês, diz Exército.

                      

Situada a 851,23 km de distância de Manaus e na faixa de fronteira com a Colômbia, o município de São Gabriel da Cachoeira enfrenta inúmeras dificuldades para dispor de serviços básicos como, por exemplo, atendimento de saúde. O problema ocorre devido aos custos elevados e a recusa dos profissionais em atuar na região. Para atuar na única unidade hospitalar da rede pública da cidade, cooperativas médicas chegam a cobrar R$ 120 mil por mês por anestesiologista.

São Gabriel da Cachoeira possui um Hospital Militar gerenciado pelo Exército Brasileiro por meio de convênio com o Governo Amazonas, que atende 40 mil pessoas no município.

AeroDesign 2012 - Equipes da UFMG, UFSC e PUC Rio vencem.

Entre 1º e 4 de novembro, em São José dos Campos/SP, 88 equipes de universitários do Brasil e México, que foram desafiadas a construir aviões super leves, com capacidade para carregar o maior peso de carga e decolarem na menor distancia

                     

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Equador investe US$ 125 milhões na modernização de submarinos.

                    

O Equador investirá US$ 125 milhões na modernização de dois submarinos de guerra em estaleiros da Marinha do Chile, processos que se estenderão até 2014, informou em 2 de novembro o Ministério da Defesa equatoriano.

Através de um contrato assinado em janeiro de 2008, a unidade “Shyri” foi entregue por Estaleiros e Arsenais da Marinha chilena (Asmar) no dia 19 de outubro passado no porto de Talcahuano, a 500 quilômetros ao sul de Santiago, segundo um comunicado do ministério.

O documento acrescentou que o submarino “Huancavilca” se encontra no mesmo processo de modernização nas instalações do Asmar e que estará pronto em fevereiro de 2014.

“As unidades são propriedade da Força Naval equatoriana e serão incorporadas a tarefas de defesa da soberania nacional”, informou o ministério, acrescentando que o contrato inclui a capacitação de pessoal.

O documento diz ainda que a modernização “beneficiará o país, pois permitirá um maior controle do mar territorial, além de combater o narcotráfico e o crime transnacional”.

Cooperação pode se estender para o setor aeroespacial.

                        

A França demonstra interesse em fazer com o Brasil uma parceira também na área espacial, para possibilitar a construção de satélites e foguetes lançadores no Brasil, um mercado de bilhões de dólares e que se expande entre os países emergentes. Empresas francesas do setor, como Astrium, Thales e Safran, buscam ampliar investimentos no Brasil e promover associações com parceiros brasileiros, pavimentando o terreno para cooperação mais ampla, segundo fontes em Paris.

Segundo jornal dos Emirados, conversas sobre compra do Typhoon prosseguem.


Informação foi dada ao jornal ‘The National’ pelo ministro do Comércio e Investimento do Reino Unido

 -


Em reportagem de 6 de novembro, o jornal dos Emirados Árabes Unidos “The National” trouxe declaração do ministro do Comércio e Investimento do Reino Unido, Lord Stephen Green, que acompanha o Primeiro-Ministro britânico David Cameron em sua visita às Emirados e à Arábia Saudita – viagem que inclui a tentativa de fechar uma venda de caças Eurofighter Typhoon aos dois países.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Espaço Cultural":ISRAEL MILITARY INDUSTRIE MERKAVA MK-4. O leão do deserto.



DESCRIÇÃO

No mais recente capitulo no conflito do oriente médio onde Israel atacou pesadamente o Líbano para destruir posições do grupo terrorista Hezbollah, uma imagem nos telejornais se tornou bastante comum. Colunas de enormes tanques, com aspecto sólido, como um rinoceronte, avançavam em direção ao sul do Líbano onde apoiavam combates entre soldados israelenses e guerrilheiros do hezbollah. Esse tanque é o IMI Mekava que em suas 4 versões representam uma bem sucedida família de MBTs projetada e construída em Israel. O Merkava foi o primeiro MBT desenvolvido por Israel e a sua versão MK-4, representa a ultima geração deste poderoso blindado. A cerimônia de apresentação do Merkava MK-4 foi em 24 de junho de 2002 e a entrada em serviço nas forças de defesa de Israel foi em 2004. Embora o número certo de encomendas dessa versão seja uma informação secreta, estima-se que mais de 400 unidades do merkava MK-4 teriam sido encomendadas.

Prosub – os futuros submarinos brasileiros.


Reprodução do folder do Prosub distribuído à Imprensa, com os desenhos simplificados do submarino convencional e o submarino com propulsão nuclear.

MiG-29KUB operando no navio-aeródromo indiano INS vikramaditya.


Concluída modenização do submarino equatoriano ‘Shyri’.




O Ministério da Defesa do Equador anunciou a conclusão do processo de modernização do submarino Shyri, que foi realizado pelo estaleiro chileno ASMAR (Astilleros y Maestranzas de la Armada).

Uma comissão formada por membros da Marinha do Equador e do Ministério da Defesa daquele país recebeu o navio modernizado em uma cerimônia ocorrida nas instalações do estaleiro ASMAR no dia 19 de outubro.

Também em processo de modernização encontra-se o submarino Huancavilca, cuja entrega está prevista para fevereiro de 2014. O custo total dos trabalhos são de aproximadamente US$ 125 milhões.



FONTE: Elciudadano (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)
FOTO: Marinha do Equador, via EFE


Putin demite ministro da Defesa por suspeita de fraude.




O presidente russo, Vladimir Putin, demitiu hoje o ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov, duas semanas depois que um inquérito criminal foi aberto para averiguar uma possível fraude na venda de ativos militares. Putin fez o anúncio durante uma reunião em Moscou com o governador regional Sergei Shoigu, indicado pelo presidente para assumir o cargo.

Sem entrar em detalhes, o presidente declarou: “Tendo em conta a situação com o Ministério de Defesa, tomei a decisão de demitir Anatoly Serdyukov, para criar condições para uma investigação objetiva”, disse o presidente.

Romney ignora papel do Brasil na América Latina.

                      

São frequentes, no Brasil e na América Latina em geral, as manifestações de preocupação com a falta de atenção à região no contexto das eleições presidenciais nos Estados Unidos. O fato de que a região não apareça maiormente nas plataformas dos candidatos e nos debates entre eles não deveria, contudo, ser motivo de preocupação ou queixumes. Como se vê no curso da campanha eleitoral naquele país, os temas de política externa abordados dizem respeito a regiões conturbadas - Oriente Médio, Ásia Central, Irã, Síria, Afeganistão, Paquistão. Em outro plano, surge a China como crescente desafio para os EUA.

Ministro da Defesa assiste disparo real de Leopard 1A5.


Ministro Celso Amorim mantém sigilo sobre processo de compra de caças.





O ministro da Defesa, Celso Amorim, evitou hoje (5) comentar o processo de negociação para a compra pelo Brasil de 36 caças, no valor de US$ 5 bilhões. Amorim reuniu-se hoje com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian. Os franceses estão na concorrência com os caças Rafale, da companhia Dassault. Eles disputam a venda com mais duas empresas estrangeiras – o F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab. A definição é esperada para 2013.

Amorim e Le Drian classificaram a compra dos caças como sendo “um tabu”. “É [um tema] que é tabu”, disse Amorim. Em seguida, Le Drian concordou: “[Sim] é um tabu”.

Paródia de ‘Hitler’ sobre sentimento dos brasileiros quanto ao Programa F-X2.


Israel testa versão atualizada do sistema Iron Dome.


DEFESA - Brasil e França querem aprofundar cooperação bilateral.

O aprofundamento da cooperação bilateral e da parceria foi a pauta dos ministros da Defesa do Brasil e da França, Celso Amorim e Jean-Yves Le Drian, relizaram reunião nesta segunda-feira, em Brasília.

                      

Brasília, 05/11/2012 – O aprofundamento da cooperação bilateral e da parceria no desenvolvimento de projetos estratégicos setoriais foi a tônica do encontro entre os ministros da Defesa do Brasil e da França, Celso Amorim e Jean-Yves Le Drian, nesta segunda-feira, em Brasília.

Na reunião, os ministros também trataram de aspectos gerais relativos à cooperação em defesa, ressaltando a confiança mútua existente entre as duas nações na execução de projetos de interesse comum.“Temos com a França uma relação importante que se estende também na área da defesa. Essa cooperação recebeu um impulso enorme nos últimos anos”, destacou Amorim.

PROSUB - MB deve inaugurar este mês primeira fase da base de submarinos em Itaguaí.

                       

Rio de Janeiro – O Brasil dará um passo importante no domínio da tecnologia de submarinos convencionais e nucleares com a inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí, prevista para este mês. Em uma área construída de 90 mil metros quadrados, com destaque para o hangar principal, de 47 metros de altura, serão feitos os segmentos dos submarinos que depois seguirão para montagem no estaleiro.

A unidade está inserida em um complexo com 750 mil metros quadrados, a 90 quilômetros do centro do Rio. O local, além do estaleiro e da própria Ufem, também abrigará a base naval da Marinha. Para ligar a base ao estaleiro, foi escavado na rocha um túnel de 700 metros de extensão, por 14 metros de diâmetro. Os esforços fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que garantirá ao Brasil quatro modernos submarinos convencionais, a partir de 2017, e um submarino nuclear, previsto para entrar em operação até 2025.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Navios-patrulha do Brasil na Argentina.




O site de notícias da Armada Argentina “Gacetamarinera digital” informou a passagem de navios-patrulha da Marinha do Brasil pela Argentina, como parte da comissão “DIPLOMEX” 2012. A reportagem publicada na última quarta-feira, 31 de outubro, deu destaque para a chegada dos navios em Mar del Plata.

O navio capitânia da formação de três navios-patrulha é o Babitonga, sob o comando do capitão de corveta Rafael Zeque Monteiro, e que traz a bordo o comandante do Grupamento Naval do Sul, capitão de fragata César Augusto Dallacosta Nogueira. Os outros dois são o Gurupi, comandando pelo capitão-tenente Eduardo Tavares Santos e o Gravataí*, sob o comando do capitão-tenente Luiz Enrique Parreira Fontes.

Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: quatro acionamentos reais.




Nota divulgada pelas Forças Armadas da República Tcheca e resumida em 1º de novembro no Gripen Blog informou que, já nos primeiros dias de missões de policiamento aéreo dos três países Bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) por caças Gripen tchecos, a atividade aérea mostrou-se crescente.

Rússia testará submarino movido a hidrogênio.




Até o final deste ano, a Marinha russa planeja submeter a testes o submarino B-90 Sarov, equipado com um propulsor experimental a hidrogênio.

Uma fonte do ministério da Defesa disse ao jornal Izvéstia que os propulsores a hidrogênio serão instalados nos submarinos do projeto 677 Lada e na sua versão de exportação, o Amur-1500.

Sukhoi T-50 para a América do Sul?.




Autoridades da força aérea de um país da América do Sul entraram em contato com o Governo da Rússia para obter informações sobre o Sukhoi T-50 (PAK-FA), visando uma bastante provável aquisição a médio prazo, conforme informou o site “Interdefensa Militar Argentina”. A intenção dessa força aérea é de conseguir acesso a material aeronáutico que lhe permita recuperar certa primazia na região. Nas negociações, falou-se de capacidades operacionais, armamento, manutenção, possíveis prazos de entrega e, principalmente, de financiamento.

Militares brasileiros embarcam de Natal para Missão de Paz no Haiti.

Ao todo, 98 homens do Exército foram neste domingo para Porto Príncipe. Outros 554 irão deixar Natal nos próximos dias para auxiliar na Missão

                      

Noventa e sete homens e uma mulher do Exército brasileiro embarcaram da Base Aérea de Natal na manhã deste domingo (4) com destino a Porto Príncipe, no Haiti. Eles compõem o 17º contigente do Brasil no 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 1). O país lidera o braço militar da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah).

O 17º contigente é formado por 652 militares de vários Batalhões espalhados pelo país. Desse total, 199 são de unidades sediadas no Rio Grande do Norte. "Essa é a maior tropa de homens que trabalham no Rio Grande do Norte. O Exército faz um revezamento de regiões e chegou a hora desse estado dar a sua contribuição maior", falou o coronel Armando Ribeiro Rocha, chefe da comunicação social do 17º contigente. Outros militares potiguares já integraram a Minustah em anos anteriores.

Qual deles é melhor para o Brasil?.

Os republicanos são tradicionalmente menos protecionistas. Mas algumas medidas do governo de Obama favoreceram nossos negócios nos EUA

                     

Nos dias finais da campanha presidencial dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama e seu adversário, o republicano Mitt Romney, foram obrigados a mudar de assunto. A destruição causada pelo Furacão Sandy na cidade de Nova York e no Estado de Nova Jersey tomou conta do noticiário, e os dois candidatos tiveram de declarar trégua - algo impensável numa disputa que está apertadíssima e ainda não permite nenhuma previsão confiável sobre o resultado nesta terça-feira, dia 6. O que não mudou, entretanto, foi a posição de Obama e Romney sobre o Brasil - ou melhor, a falta de posição. O país foi ignorado nos planos de governo, nos pronunciamentos e nos debates. Numa das campanhas mais acirradas da memória recente, os candidatos se concentraram em três itens: a recuperação da economia, o Oriente Médio e a China.

SABER JUNCTION - Blindados rolam na Alemanha novamente.

Maior manobra da OTAN na Alemanha desde 1989.


                       

Saber Junction 2012, é o maior exercício do U.S. Army Europe, em mais de 20 anos. Desde 1989 não eram realizados exercícios de grande porte da OTAN e dos Estados Unidos, na Alemanha.

BELO MONTE - Tropas do Exército treinam no canteiro de obras.

                     

Pelo menos 250 militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva – 51 º BIS, sediado em Altamira, participaram de um treinamento operacional dentro do Sítio Pimental, um dos quatro canteiros da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Segundo o tenente-coronel Volber Freire, comandante do Batalhão, a participação em operações desse tipo está prevista na Constituição Federal e pode se assemelhar a um treinamento para situação real. “O adestramento pode ser feito não só aqui, mas em qualquer empreendimento que tivéssemos a ordem para realizar um posto de segurança estático”, completou o militar, lembrando que a Norte Energia cedeu o espaço para o exercício.

PCC: Terrorismo criminal contra a PM paulista.

                       


Em agosto de 2006, quando dos ataques patrocinados pelo PCC em São Paulo, que tinham como alvo principal agentes estatais da segurança pública, resultando em 1.029 atentados, 56 transportes coletivos incendiados e 49 policiais, entre civis e militares mortos, qualifiquei o episódio de terrorismo criminal. E, na oportunidade, defini a expressão como sendo ações violentas premeditadas realizadas assistematicamente contra segmentos da sociedade, patrocinadas por organizações criminosas com o objetivo de causar pânico, tensão e intimidação na defesa de interesses restritos e pontuais. Este conceito também foi baseado nas características internacionais do terrorismo que são a natureza indiscriminada, imprevisibilidade, gravidade dos atos e o caráter amoral ou de anomia.

Pesquisar este blog

visitantes globais