sábado, 20 de outubro de 2012

Turquia põe em alerta caças perto da fronteira síria .



A Turquia pôs aviões caça F-16 em sua base aérea de Incirlik em alerta de “decolagem urgente”, informou neste sábado o jornal turco “Milliyet”. Segundo a publicação, que cita fontes do Exército turco, na base de Incirlik há a partir de agora sempre dois F-16 prontos para a decolagem, com os pilotos já na cabine, enquanto outros ficam de prontidão na sala do aeroporto.

A base de Incirlik, perto da cidade de Adana, no sul da Turquia, se encontra a menos de 150 quilômetros da zona fronteiriça de Hatay, onde nas últimas semanas caíram numerosos projéteis disparados da Síria.

Vinte e oito mísseis AIM-9X-2 para a Holanda, por US$ 60 milhões.



DSCA notificou ao Congresso dos Estados Unidos sobre a possível compra via FMS

Em 16 de outubro, a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança dos EUA (DSCA) notificou o Congresso norte-americano sobre uma possível compra de mísseis ar-ar AIM-9X-2 “Sidewinder Block II All-Up-Round” por parte do Governo da Holanda. O negócio, via FMS ( Foreign Military Sale – venda de equipamento militar ao exterior), compreende um total de 28 mísseis e diversos equipamentos associados, a um custo estimado de 60 milhões de dólares.

lollollol Super Documentário aqui no Área Militar.


Lockheed Martin vai entregar trinta F-35 neste ano, e destaca apoio ao caça.


 
 -

Apoio internacional ao F-35 é mais forte hoje do que nunca, diz executivo da empresa


Segundo reportagem publicada no site Flightglobal na quinta-feira, 18 de outubro, a Lockheed Martin está no caminho de entregar um total de trinta caças F-35 para três nações ao longo deste ano de 2012. Ao mesmo tempo, a empresa aguarda o impacto potencial de uma nova rodada de cortes de despesas domésticas (dos EUA).

Lançada a Normandie, segunda FREMM francesa e terceira da DCNS.


-

A fragata multimissão foi lançada pela DCNS na presença do ministro da Defesa e do ministro da Economia e Finanças da França


Em nota à imprensa veiculada nesta sexta-feira, 19 de outubro, a DCNS informou o lançamento da fragata multimissão FREMM Normandie, evento que foi celebrado na quinta-feira, dia 18. O lançamento ocorreu com a flutuação do casco na doca de construção do grupo em Lorient e contou com a presença de dois ministros franceses, o da Defesa da França Jean-Yves Le Drian, e o da Economia e Finanças Pierre Moscovici.

Coreia do Norte ameaça Seul em caso de envio de panfletos ao seu território.



A Coreia do Norte ameaçou ontem (18) a Coreia do Sul com um ataque militar se opositores ao regime de Pyongyang lançarem panfletos políticos sobre seu território na próxima semana.

“Ao menor movimento vinculado (a este projeto) de lançar panfletos (…), as unidades da Frente Oeste lançarão sem aviso prévio um ataque militar sem piedade”, advertiu o Exército popular da Coreia do Norte em um comunicado.

A Coreia do Sul afirmou imediatamente que responderia a qualquer ataque norte-coreano.

“Se isto ocorrer, responderemos atacando ali onde estiver a origem dos disparos”, declarou o ministro sul-coreano da Defesa, Kim Kwan-Jin, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Desertores norte-coreanos anunciaram sua intenção de enviar no dia 22 de outubro às 11h30 (23h30 do dia 21 de outubro, horário de Brasília) através da fronteira perto da cidade de Paju, 60 km ao norte de Seul, balões carregando panfletos.

O exército norte-coreano, citado pela agência oficial KCNA, aconselhou os moradores da região a “evacuar em previsão de eventuais danos”. “Os arredores serão alvo de disparos diretos do Exército Popular da Coreia”, disse o comunicado.

Os militantes contrários ao regime de Pyongyang enviam regularmente em direção ao Norte panfletos de propaganda denunciando o caráter autoritário deste regime e convocando os norte-coreanos a se rebelar.

FONTE: Agência AFP

População quer que outras operações Ágata aconteçam’, diz ministro Amorim.



Instituída pelo governo federal, no âmbito do Plano Estrátegico de Fronteiras (PEF), para combater ilícitos praticados ao longo de 16.886 quilômetros na divisa com dez países, a Operação Ágata consolidou-se de vez ante aqueles que mais diretamente dela se beneficiam. Como resultado, governos de 11 estados e mais de 500 municípios pedem que outras edições se repitam. A informação é do ministro da Defesa, Celso Amorim, que nas últimas 48 horas esteve nos municípios de Corumbá (MS), Cáceres (MT) e Porto Velho (RO) para acompanhar a Ágata 6, operação que envolve cerca de 13 mil militares das Forças Armadas e outros 500 agentes públicos de 12 ministérios e governos estaduais e municipais para atuar na fronteira com a Bolívia e o Peru.

Marinha do Brasil participa do exercício conjunto com Marinhas amigas na Operação UNITAS LIII.

                     

A Esquadra brasileira, representada pela Fragata Greenhalgh, participou, no período de 16 a 28 de setembro, do mais antigo exercício conjunto em que a Marinha do Brasil participa com Marinhas amigas, a UNITAS LIII. Realizado nos Estados Unidos América, com visita aos portos de Belém, Port of Spain (Trindade e Tobago) e Key West (EUA).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VANT na Operação Ágata produz um resultado extraordinário.


-

Palavras são do vice-presidente da República, Michel Temer, conhecendo a operação de VANT na Operação Ágata 6



O Vice-Presidente Michel Temer conheceu hoje como a Força Aérea Brasileira opera os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT) na Operação Ágata 6. Para Temer, o VANT “tem uma função extraordinária e vai ser muito importante para todas as operações que a Força Aérea, juntamente com as demais Forças, fizerem na Ágata ou nas Ágatas seguintes”.

Ao lado do Ministro da Defesa, o Vice-Presidente conheceu a aeronave, o centro de comando no solo e acompanhou, ao vivo, uma operação que acontecia na região de fronteira com a Bolívia. “É de uma eficiência extraordinária”, avaliou Temer. Toda a missão foi filmada pelo VANT e as imagens reproduzidas em tempo real em um monitor.

O Ministro Celso Amorim também conheceu a estrutura montada pela Força Aérea no aeroporto de Cáceres. Ele visitou as barracas, a estrutura de saúde e almoçou no refeitório montado onde os militares fazem suas refeições. “Eu tive ano passado em Vilhena e vi algo parecido. Mas aqui agora está muito melhor. Cresceu muito”, disse, em referência à Base montada em Vilhena em novembro durante a Ágata 3.

FONTE / FOTO: FAB

PARA-SAR realiza curso de PARACOMANDOS .

                     

No período setembro a novembro de 2012, o PARA-SAR vem ministrando o curso de PARACOMANDOS, da Força Aérea Brasileira, o mais difícil desta área operacional. O curso permite que os paraquedistas do Esquadrão fechem um ciclo de formação que possui a duração total de nove meses, composto pelos cursos de Salvamento e Resgate (com o módulo de Combate-SAR), de Salto Livre Militar e de Mergulho Autônomo.

Marinha norte americana projeta robô 'MacGyver'.

                      

Cientistas americanos planejam construir um robô que, como o personagem de TV MacGyver, é capaz de usar objetos à sua volta para resolver problemas e escapar de situações ameaçadoras.

Após selar a paz, maior desafio da Colômbia será reintegrar ex-guerrilheiros.

                      

Em meio ao início das negociações pela paz entre as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano, surgem perguntas, dentro e fora do país, sobre como os ex-guerrilheiros serão reintegrados caso decidam depor as armas.

China realiza manobras militares em zona de litígio com Japão.

                     

A China realizará manobras navais no mar da China Oriental, uma zona de tensão com o Japão devido a uma disputa sobre a soberania de ilhas desabitadas, anunciou a agência oficial Nova China (Xinhua).

Onze navios, entre eles várias embarcações de guerra, e oito aeronaves participarão das manobras, que durarão apenas um dia. O objetivo das manobras é melhorar a preparação da China para "defender sua soberania territorial e seus interesses marítimos", afirmou um comunicado da Frota do Leste, uma das três grandes frotas das Forças Armadas chinesas, citada pela Nova China.

Por sua vez, o Japão continua vigiando os movimentos chineses, disse em Tóquio o secretário-geral do governo, Osamu Fujimura.

China e Japão disputam a soberania das ilhas situadas 200 km a noroeste de Taiwan e 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão), que os chineses chamam de Diaoyu e os japoneses de Senkaku.

Estados Unidos doam helicópteros a El Salvador.

                    

Os Estados Unidos doaram três helicópteros à Força Aérea salvadorenha, em 16 de outubro, para fortalecer o combate das autoridades ao crime organizado e apoiar a população em casos de emergências naturais, informou o Ministério da Defesa.

A embaixadora dos Estados Unidos em São Salvador, Mari Carmen Aponte, entregou as aeronaves tipo MD-500E ao ministro da Defesa salvadorenho, General Atilio Benítez, durante um ato na base aérea de Ilopango.

“O total da doação chega a US$ 9 milhões, incluindo o estoque de peças de reposição e manutenção para as aeronaves”, explicou um comunicado do mesmo ministério.

As aeronaves MD-500E atingem a velocidade de cerca de 255 quilômetros por hora e são helicópteros de alta capacidade, aptos para transportar 696 quilos, com quatro assentos.

Segundo o Ministério da Defesa, os equipamentos serão utilizados para missões de treinamento de pessoal da Força Aérea e para “cumprir missões de apoio à população em casos de desastres e combate à delinquência e ao crime organizado”.

Iraque assina contrato para segundo lote de 18 caças F-16.



Nesta quinta-feira, 18 de outubro, o Ministro da Defesa em exercício do Iraque afirmou que foi assinado um contrato, junto aos Estados Unidos, para a compra de um segundo lote de 18 caças a jato F-16. As informações são da Reuters.

Trata-se de parte de um acordo que envolve a compra de 36 caças destinados à reconstrução da Força Aérea Iraquiana. O contrato para o primeiro lote de 18 aeronaves do tipo foi assinado em setembro do ano passado, e tem valor estimado de 3 bilhões de dólares. Os primeiros 18 caças deverão ser entregues por volta de setembro de 2014.

Segundo o ministro da Defesa em exercício Sadoun al-Dulaimi, que falou com repórteres após uma reunião com autoridades dos EUA em Bagdá, “o (novo) contrato não é diferente do primeiro contrato em termos de detalhamento técnico e financeiro. A entrega será finalizada em 2018.” Ainda segundo Dulaimi, há conversações com as autoridades norte-americanas para a compra de sistemas de defesa e helicópteros Apache.

Neste mês, também foram assinados contratos militares com a Rússia e a República Tcheca. A estimativa iraquiana é que o país não será capaz de defender seu espaço aéreo antes de 2020.

FONTE: Reuters (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Lockheed Martin


Exército jordaniano realiza manobras militares na fronteira síria.



O exército jordaniano realizou, nesta quinta-feira, uma série de manobras militares perto da fronteira com a Síria, que incluíram o uso de aviões de combate e helicópteros, depois que Amã afirmou que tomará medidas perante o conflito no país vizinho.

Segundo a agência oficial jordaniana Petra, o rei Abdullah II da Jordânia participou desses exercícios militares, nos quais foram usadas munições reais.

A agência não ofereceu mais detalhes sobre as manobras e nem sobre os motivos das mesmas, mas as autoridades jordanianas declararam, recentemente, que estão tomando medidas preventivas para fazer frente a qualquer uso de armas químicas por parte do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

As potências ocidentais, especialmente os Estados Unidos, advertiram sobre o possível uso destas armas pelo regime de Damasco, que assegurou que só utilizaria esse tipo de armamento em caso de agressão externa.

O governo de Petra também não esclareceu se, nas manobras desta quinta, participaram tropas ocidentais, depois das informações que especialistas militares teriam chegado ao país para ajudar o Exército jordaniano a lidar com a ameaça de armas químicas.

Em 10 de outubro, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, confirmou o envio de um grupo de assessores militares à Jordânia para apoiar o país perante a crise na Síria e precisou que a equipe se ocupará, entre outras coisas, de assegurar um melhor controle sobre as armas químicas de Damasco.

FONTE: EFE via Terra Notícias

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

China conduzirá exercícios no Mar do Leste.



Segundo informe da imprensa estatal chinesa, o país deve conduzir exercícios navais nessa sexta-feira na região do Mar do Leste, ode se localizam as Ilhas Senkaku/Dayou – motivo de tensões com o Japão.

Tanto Pequim como Tóquio vêm sendo veementes em suas reivindicações sobre o pequeno arquipélago, atualmente sob controle japonês. A disputa já tem repercussões diplomáticas e econômicas entre as duas nações historicamente rivais.

A agência estatal Xinhua lançou hoje declaração oficial creditada à Marinha chinesa: “Os exercícios têm a finalidade de aprimorar a capacidade de resposta a emergências durante missões de salvaguarda da soberania e dos interesses marítimos nacionais”.

Nas últimas semanas, com o agravamento das disputas com o Japão, a China enviou navios de patrulha e embarcações pesqueiras para as proximidades do arquipélago. Na última quarta-feira (17), uma flotilha chinesa também passou pela região das ilhas.

As manobras previstas para essa sexta-feira incluirão navios da agência de vigilância marítima e do órgão regulador das atividades de pesca no país. O informe oficial divulgado pela agência Xinhua alega que navios de ambas as organizações já foram “perseguidos, ameaçados e até mesmo vítimas de interferência deliberada por parte de embarcações estrangeiras”.

A tensão entre China e Japão em torno das Senkaku/Dayou aumentou em agosto desse ano, quando nacionalistas de ambos os países desembarcaram nas ilhas, e posteriormente Tóquio nacionalizou algumas delas através de compra.

Cidadãos chineses mobilizaram grandes protestos em várias cidades, forçando empresas japonesas a reduzir ou mesmo suspender operações, eventos, voos comerciais e outras atividades sócio-econômicas entre os dois países. As relações comerciais entre Japão e China alcançaram cerca de 300 bilhões de dólares no ano passado.

FONTE: Agência AFP


Saab e Akaer ampliam transferência tecnológica.



O programa de transferência de tecnologia na área de aeroestruturas do caça supersônico Gripen, para a brasileira Akaer, entrou em uma nova fase com a finalização do desenho da fuselagem traseira da aeronave e o inicio da sua produção. A Akaer é a primeira empresa brasileira a participar do desenvolvimento de um caça supersônico de quinta geração.

Um resumo da Força Aérea Austríaca, numa só foto.


-

…ou em mais algumas, para quem não se contenta com apenas uma imagem


Na foto acima, pode-se ver todos os tipos de aeronaves, de asa fixa e asas rotativas, que equipam a Força Aérea Austríaca. A imagem é particularmente interessante por permitir uma comparação entre os tamanhos dos aviões e helicópteros.

A Índia e a Rússia começaram a desenvolver um avião médio multiúso de transporte MTA.

Aviação militar: Como combinar Iliushin com Antonov?

                     

A Índia e a Rússia começaram a desenvolver um avião médio multiuso de transporte MTA, que é baseado no projeto russo Il-214. A necessidade de se criar uma máquina nova desta classe não está em dúvida, mas a realização do projeto está levando muito tempo.

17º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais-Haiti é ativado.

                      

Em 15 de outubro, no Pátio Brigada Real de Marinha, no Comando da Divisão Anfíbia, Ilha do Governador (RJ), ocorreu a Cerimônia de Ativação do 17º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais-Haiti. Cerca de 250 militares foram efetivados para atuar na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), a partir de 4 de novembro, quando iniciará o revezamento de Tropas de Fuzileiros Navais naquele país.

Por seis meses, os militares passaram por uma preparação que envolveu vários adestramentos, como o treinamento em primeiros socorros, controle de distúrbios, patrulhas mecanizadas e a pé, “check points” (posto de controle de trânsito), controle de comboio, segurança de autoridade, realização de Ação Cívico Social, ocupação e operação de Ponto Forte.

A Marinha do Brasil participa da MINUSTAH desde o seu início, em 2004. Participaram dessa Missão de Paz, mais de quatro mil militares da Força.

Brasil continuará à frente da FTM-UNIFIL.


Câmara aprova recursos da ordem de R$ 93,4 mi para a Marinha continuar sua missão na costa libanesa



A Comissão Mista de Orçamento aprovou, nesta quarta-feira (17), três projetos de créditos que destinam R$ 2,23 bilhões para órgãos federais dos Poderes Executivo e Judiciário.

Um dos projetos (PLN 10/12) destina R$ 93,4 milhões para a Marinha brasileira permanecer à frente da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês). No total, o PLN 10 destina R$ 809,2 milhões para diversos órgãos.

No ano passado, o Brasil assumiu o comando da missão de paz no litoral libanês a pedido do Conselho de Segurança da ONU. Foi a primeira vez que o comando da Unifil, criada em 1978, ficou a cargo de um país não pertencente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Com o início da guerra civil na República Árabe Síria, no ano passado, a Unifil assumiu o papel de evitar a entrada de armas ilegais nesse país. O Líbano e a Síria fazem fronteira.

FONTE/FOTO: Câmara dos Deputados/MB


Derrubado helicóptero do governo sírio.


Congresso da Guatemala aprova empréstimo para compra de Super Tucanos.

                   

O Congresso da Guatemala aprovou empréstimos da Argentina e do Brasil para comprar seis aviões de combate Embraer EMB-314 Super Tucano, uma estação de comando e controle e três radares baseados em terra.

O Super Tucano e os equipamentos necessários para a sua operação serão adquiridos através de um empréstimo de 133 milhões dólares do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Um empréstimo separado no valor de US $ 36 milhões do Banco Bilbao Vizcaya Argentina ajudará a Guatemala a instalar três radares, que serão fornecidos pela Atech.

A Guatemala selecionou o Super Tucano há quase três anos para substituir os seus Cessna A-37B Dragonfly no apoio às operações de combate às drogas, mas a finalização do pedido foi adiada devido à falta de financiamento . Acredita-se que a Força Aérea da Guatemala tenha três A-37 em uso.

FONTE: Flightglobal

Exército Brasileiro se prepara para ter mulheres combatentes em até cinco anos.




O Exército Brasileiro se prepara para receber mulheres combatentes. Uma lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto dá à Força prazo de até cinco anos para se preparar para integrar alunas à EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), à Aman (Academia Militar das Agulhas Negras, escola de oficiais), em Resende (RJ), e praças profissionais à Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações (MG). Grupos de trabalho no Exército estão sendo formados para estudar como se dará a entrada das mulheres combatentes na tropa.

A Rússia e o mercado de armamentos na África.



Atualmente, o volume das exportações de armas russas a países da àfrica aproxima-se de um bilião de dólares ao ano. A China pode tornar-se o concorrente principal de produtores russos de equipamentos bélicos na região.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bulgária deverá formalizar plano para compra de oito caças.


-

Só haverá concorrência se for decidida a compra de caças novos – os fornecedores mais prováveis seriam o Gripen sueco, o F-16 norte-americano e o Typhoon do consórcio europeu Eurofighter


A Agência de Notícias de Sofia (novinite.com) noticiou na terça-feira, 16 de outubro, que a Bulgária pretende formalizar plano para compra de aviões de caça, provavelmente num total de oito unidades. O ministro da Defesa do país, Anyu Angelov, planeja até o final deste mês mandar ao Gabinete a proposta há muito esperada para a compra de novos caças para a Força Aérea Búlgara. A decisão do Gabinete poderá formalizar o plano para que Angelov inicie conversações formais com potenciais 
fornecedores, que já foram comunicados.

UMOE MANDAL CLASSE SKJOLD. Uma nova geração de patrulheiros navais.

                    

DESCRIÇÃO

A marinha norueguesa, assim como a marinha sueca, possui uma criatividade notável. A embarcação que trataremos agora traz algumas características que as colocam em uma condição de destaque. Chamada de Skjold (escudo, em norueguês), nome bastante estranho, assim como seu igualmente estranho aspecto, este barco patrulha fabricado pelo estaleiro Umoe mandal AS norueguês pode ser considerado a mais veloz embarcação de combate em serviço no mundo atualmente. Num momento em que as atenções se voltam para a guerra litorânea, a Skjold aparece como uma espécie de “sonho de consumo” das embarcações de guerra que se encaixam como uma luva na tarefa, Além de veloz, ela é pesadamente armada e extremamente furtiva devido a seu desenho projetado para reduzir ao maximo a reflexão de radar.

Caças Sukhoi Su-30 e F-18 Super Hornet voam sobre o ‘George Washington’.


-

Aeronaves e navios da Malásia e dos Estados Unidos manobram em conjunto no Mar do Sul da China e no Mar de Andaman


Nas fotos divulgadas com data de 15 de outubro, caças F/A-18 Super Hornet do esquadrão VFA 27 da Marinha dos EUA (USN) sobrevoam, em formação com dois Sukhoi Su-30 da Força Aérea Real da Malásia, o porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington (CVN 73) da USN, navegando no Mar do Sul da China.

Chefe da Marinha argentina deixa cargo após apreensão de navio em Gana.



O chefe da Marinha da Argentina foi demitido de suas funções, afirmou nesta segunda-feira o governo, que investiga quem decidiu enviar a Gana a embarcação naval que foi apreendida pela Justiça do país africano a pedido de detentores de dívidas argentinas não pagas.

A embarcação, um símbolo da Marinha argentina que percorria a costa africana com mais de 300 tripulantes, foi retida depois que um tribunal ganês aceitou a petição do fundo NML Capital, que tenta recuperar o valor de bônus congelando bens estatais.

O porta-voz do governo argentino, Alfredo Scoccimarro, disse que o vice-almirante Daniel Alberto Martín substituirá o almirante Carlos Paz como chefe da força naval.

A Fragata Liberdade, com tripulação que inclui marinheiros chilenos e uruguaios, foi apreendida no porto de Tema, em Gana, em 2 de outubro.

A Argentina declarou um calote da dívida soberana há uma década e ainda enfrenta processos judiciais de detentores de títulos não pagos em tribunais dos Estados Unidos.

O país sul-americano alega que, devido à natureza militar, o navio não pode ser objetivo de credores porque goza de imunidade soberana.

Mas em uma decisão na semana passada, o tribunal comercial em Accra, a capital de Gana, afirmou que a Argentina renunciou à imunidade quando emitiu os bônus.

A Fragata Liberdade estava de visita a Gana como parte de uma viagem pelo oeste da África. O próximo destino seria Angola.

FONTE: Reuters via O Estado de S. Paulo

Imagens: ‘USS Enterprise’ faz última viagem de volta para casa.


O navio-aeródromo ‘USS Enterprise’ (CVN-65), da Marinha americana, faz sua última viagem de volta para casa, rumo à base naval de Norfolk, no estado da Virginia. O porta-aviões retorna após sua última missão no Golfo Pérsico. Em setembro passado, foi anunciado que o “Big-E” será desativado em dezembro, após 51 anos de serviço. O Enterprise será o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear a ser descomissionado.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

EsSA realiza visita de intercâmbio com a Escola de Suboficiais do Exército do Chile.

           

No período de 8 a 13 de outubro de 2012, uma delegação da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) realizou uma visita de um intercâmbio com a Escola de Suboficiais do Exército do Chile, na cidade de Santiago, na Republica do Chile. Que tinham os seguintes objetivos: Conhecer a estrutura e a metodologia de trabalho do
s setores de educação do Exército do Chile e identificar a participação dos Estabelecimentos de Ensino do Exército do Chile.

Participaram do intercâmbio os seguintes militares:

Cap Eng RICARDO PETERSON CORDOBA ROBERTO;

Al Inf VITOR GABRIEL ALVES DE BARROS; e

Al Cav ANDERSON ALVES MOLINA.

EXÉRCITO Detalha seu Interesse em Produtos e Sistemas de Defesa.

Em documento ao COMDEFESA o General-de-Brigada Luiz Felipe Linhares Gomes, Chefe do Escritório de Projetos do Exército, detalha as prioridades da Força




                                                                  MINISTÉRIO DA DEFESA
                                                                   EXÉRCITO BRASILEIRO
                                                            ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO



1. O Exército Brasileiro, considerando:

Prosseguem os testes do Meteor no Rafale, com dois lançamentos neste mês.


-

Lançamentos de 4 e 10 de outubro são mais um marco no programa do Rafale, segundo a Dassault – o outro marco do mês foi a entrega, no dia 2, do primeiro Rafale de produção equipado com radar RBE2 AESA

ÁGATA 6: RA-1 da FAB decola de Santa Maria para missão no Mato Grosso.


Mais de 5.000 km. Foi essa a distância percorrida por um caça RA-1 da Força Aérea Brasileira neste Domingo (14/10) durante a Operação Ágata 6. O avião partiu da Base Aérea de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, e fez o reconhecimento de lugares no norte do Mato Grosso. Foram 7 horas e 16 minutos entre a decolagem e o pouso, o que foi possível com o uso do reabastecimento em voo, quando uma aeronave maior transfere combustível para uma menor.

Fidel recrutou ex-nazistas da SS para treinar Exército cubano.

                       

Documentos do serviço de inteligência alemão (da sigla alemã, BND) revelaram que Fidel Castro contratou ex-nazistas para treinar o exército cubano durante o episódio que ficou conhecido como a Crise dos Mísseis, entre os Estados Unidos e a União Soviética, em outubro de 1962.

Operação PATNAV Tabatinga VIII.

                       

No período de 28 de agosto a 06 de setembro, foi realizada a Operação PATNAV Tabatinga VIII, durante a Operação BRACOLPER 2012 - Fase III, onde o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Amapá, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM), desceu o Rio Solimões e subiu o Rio Negro escoltando os Navios estrangeiros BAP Marañon da Marinha de Guerra do Peru e o ARC Letícia da Armada da República Colombiana de Tabatinga a Velho Airão, no Amazonas.

A maneira certa de os turcos intervirem na Síria.



A Turquia foi o primeiro país e adotar uma ação militar direta contra o governo de Bashar Assad desde que as revoltas começaram na primavera de 2011. Os bombardeios ao longo da fronteira entre os dois países aumentaram de modo crítico. O regime sírio já está muito ativo combatendo o Exército Sírio Livre próximo à fronteira turca, onde tem bombardeado cidades e vilarejos.

Pedido de rigor a chanceler brasileiro.

Em Jerusalém, Patriota demonstra preocupação com ameaças de ataque ao Irã, mas é questionado por não ter aderido ao boicote a Ahmadinejad


                       

No primeiro dia útil da viagem a Israel, o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota, reforçou para as autoridades locais a importância do papel brasileiro no processo de negociação de paz na região, mas foi pressionado pelo presidente israelense, Shimon Peres, a boicotar encontros com representantes do Irã. Patriota foi recebido por Peres no palácio presidencial, em Jerusalém, e mostrou-se preocupado com a ameaça israelense de atacar as instalações nucleares iranianas — apontadas pelas potências ocidentais como redutos da construção de armas atômicas. “As ameaças e as ações futuras põem em risco a estabilidade do Oriente Médio”, advertiu o ministro. O presidente do Estado judaico, porém, respondeu que, como as sanções contra Teerã não têm surtido efeito sobre o programa nuclear, “a opção militar continua pronta, séria e confiável sobre a mesa”. Em seguida, afirmou que o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, não deve ser recebido pelos líderes mundiais. “Esperamos que o Brasil boicote futuras reuniões com Ahmadinejad também”, declarou.

Brasil e China: uma parceria estratégica.

                        

Os esforços de Brasília e Pequim têm feito avançar as relações políticas e econômicas entre os respectivos países a ponto de a perspectiva para o comércio bilateral este ano exceder os US$ 100 bilhões. Além de superar os Estados Unidos como o principal parceiro comercial do Brasil, com uma troca que em 2011 alcançou US$ 77,1 bilhões (superavit de US$ 11,5 bilhões a nosso favor), a China se tornou o principal investidor estrangeiro na maior economia latino-americana. Somente em 2010, o investimento chinês no Brasil passou de US$ 30 bilhões, abrangendo diversos setores, com especial ênfase nas áreas de petróleo, minério de ferro e soja.

Brasil é omisso frente a países que desrespeitam a liberdade.

Direitor da Human Rights Watch afirma que país é "cúmplice" de governos que desrespeitam direitos humanos e a livre expressão da imprensa ao não se posicionar junto a organismos internacionais

                            

José Miguel Vivanco, diretor da ONG Human Rights Watch para o continente americano, critica a omissão do Brasil diante da pressão que países que desrespeitam a liberdade de expressão para esvaziar a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Para ele, o Brasil teve uma "reação infantil" quando a comissão pediu informações sobre possíveis violações de direitos de povos indígenas na construção da Usina de Belo Monte, com a retirada do embaixador e suspensão de contribuições.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Força Marítima de Auto-Defesa do Japão apresenta navios de guerra em meio a disputas com a China.


A Força Marítima de Auto-Defesa do Japão marcou o seu 60º aniversário com um grande exercício destinado a mostrar seu Poder Naval no último domingo. A exibição ocorre em meio a uma disputa tensa territorial com a China. Os dois países disputam as pequenas ilhas chamadas de Senkaku no Japão e Diaoyu na China. Elas são cercadas por áreas ricas em pesca e reservas possivelmente lucrativas de gás natural.

Navio-aeródromo chinês ‘Liaoning’ em operações aéreas.


Os chineses estão caminhando rapidamente para o primeiro pouso de aeronave de asa-fixa a bordo do seu primeiro navio-aeródromo, o Liaoning.

Foram divulgadas em sites chineses fotos com as primeiras operações de toque e arremetida (“touch and go”) de jatos navais J-15, versão chinesa do Sukhoi Su-33.

MD da República Tcheca confirma contrato dos jatos L-159 para o Iraque.



Nesta segunda-feira, 15 de outubro, o Ministério da Defesa da República Tcheca publicou nota com o anúncio oficial do acordo de venda de 28 exemplares do jato de treinamento e ataque leve L-159, fabricados pela Aero Vodochody, para a Força Aérea Iraquiana.

Embraer aposta pesado na ousadia.

Em 2012, empresa vai investir US$ 450 milhões em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.


                    

A nova família de aeronaves da Embraer, o maior e mais bem defendido segredo estratégico da empresa, pode já estar voando - dentro de uma sala grande e escura na fábrica de São José dos Campos, onde engenheiros cobrem o rosto com grandes óculos com capacidade tridimensional, não gostam de dizer seus nomes, e veem coisas que, a rigor, ainda não existem: o grupo de novos jatos, por exemplo.

CDMB realiza Training Camp de paraquedismo das Forças Armadas.

                      


No período entre 30 de setembro e 7 de outubro, foi realizado, em Resende (RJ), o Training Camp de paraquedismo, sob a direção da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

OTAN poderá adotar armas de fabricação russa.

                           

O fuzil de assalto Vepr passou com êxito os testes durante exercícios do Bundeswehr. Foi aprovada a sua inclusão na lista de armas da OTAN. Segundo o fabricante, se trata de fornecimentos para o Exército e forças policiais de 17 países da aliança.

Farc atacam um dia antes de negociação.

                     

À véspera da retomada da negociação de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a Colômbia recebe mais um sinal de que a conversação está longe de ser algo tranquilo. Ontem, enquanto familiares de desaparecidos participavam de um encontro de vítimas das Farc na Praça Bolívar, em Bogotá, os integrantes da organização derrubaram duas torres de energias em Tibú e investiram com armamentos na mesma região, que faz fronteira com a Venezuela.

Centro de Instrução de Operações na Caatinga.

                       

Petrolina (PE) – O Centro de Instrução e Operações na Caatinga (CIOpC) é, atualmente, o estabelecimento destinado à formação do Combatente de Caatinga do Exército Brasileiro.

ELBIT Systems Fornece Sistema de Artilharia e Radio.

Elbit Systems Fornece Sistema de Artilharia e Radio Elbit para país do Extremo Oriente por aproximadamente U$ 50 Milhões


                   

A Elbit Systems Ltd anunciou que recebeu dois contraltos de um país do Extremo Oriente para fornecer equipamentos de Defesa no valor de aproximadamente U$ 50 milhões.

No primeiro contrato a Elbit Systems fornecerá o sistema de Artilharia ATMOS “autonomous artillery system”, por aproximadamente U$30 milhões, em um prazo de três anos. O sistema é montado em plataformas de rodas que permitem flexibilidade , velocidade de reação e sobrevivência tanto para a tripulação como para o sistema.

Em um Segundo contrato a Elbit Systems fornecerá um sistema de radio pessoal por aproximadamente U$20 milhões, que será fornecido em um ano.

                          

7º Festival Aéreo do Aeroclube do Paraná.

Ágata 6 - Cáceres (MT) recebe Base Aérea de desdobramento.


            


Da pista de pouso da cidade de Cáceres (MT) até a fronteira com a Bolívia são 70 Km, uma distância que um avião pode cobrir em poucos minutos. É por conta dessa localização estratégica que o pequeno aeroporto se transformou em uma Base Aérea de Desdobramento de Meios da Força Aérea Brasileira, uma estrutura temporária montada especificamente para a Operação Ágata 6.

Sinal verde para o concorrente do KC-390.


Índia e Rússia formalizam acordo para desenvolvimento do MTA

 

A Índia e a Rússia deram sinal verde para o programa comum Medium Transport Aircraft (MTA), informou a United Aircraft após a cerimônia de assinatura do acordo em Nova Deli.

Pesquisar este blog

visitantes globais