sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fracassa reunião para acordo nuclear entre Irã e Israel.

Os dois países trocaram acusações na 56ª assembléia geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O clima tenso e a falta de um acordo para o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, afastou qualquer possibilidade da realização, até o fim do ano, de uma conferência sobre o Oriente Médio sem armas nucleares. Sob ressalva, países árabes decidiram aderir ao tratado, apesar das críticas dos ocidentais.




Os 155 países membros da AIEA se reuniram em Viena, para discutir sobretudo as tensões entre Irã e Israel, alimentadas pelo impasse nuclear entre os dois países. Durante os debates, Teerã insistiu que Israel assine o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP). “Atualmente, o regime israelense é o único não-signatário do TNP no Oriente Médio, apesar de todo o apelo da comunidade internacional. “A paz e a estabilidade não serão obtidas no Oriente Médio caso o arsenal nuclear massivo deste regime continue a ameaçar a região e outros países mais distantes”, acusou o embaixador do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh. O representante iraniano declarou ainda que “o comportamento irresponsável do regime israelense coloca em xeque o estabelecimento de uma zona sem armas nucleares”. Segundo ele, o Estado de Israel é o “único obstáculo”.

SUKHOI SU-24M FENCER D. Uma espada russa na cabeça da OTAN.

                    

DESCRIÇÃO

O período da guerra fria foi um momento bastante fértil para o desenvolvimento de aeronaves de combate nos blocos que se opunham. A União Soviética, na década de 60, precisava de um caça bombardeiro que fosse sofisticado e capaz de ataques de penetração bem dentro do território inimigo. Naquela época, estavam sendo adaptados para esta missão, aeronaves originalmente projetadas para

Novos caças Gripen: parlamento sueco decidirá orçamento em dezembro.


-

Jornal suíço destaca que a aquisição de novos aviões de combate Gripen faz parte do orçamento da Suécia – já jornal sueco destaca as críticas parlamentares à proposta orçamentária do país que, na Europa, teria a melhor situação financeira

-

Reportagem da Band mostra a fabricação de helicópteros na Helibras .


Clique na imagem acima para acessar, no site da Band. O vídeo da reportagem, relacionada a helicópteros de Busca e Salvamento, começa com uma propaganda. É preciso aguardar o término.

Fonte: Poder Aéreo 



Marinha americana se despede do ‘USS Enterprise’.




Após 51 anos de serviço, o navio-aeródromo USS Enterprise (CVN 65) será desativado no dia 1º de dezembro deste ano, em uma cerimônia que deve ocorrer na Base Naval de Norfolk, no estado da Virginia.

A cerimônia deve comemorar uma hostória ao longo da qual mais de 100 mil homens serviram a bordo do Enterprise, e deve ser o último evento público do porta-aviões. Detalhes da comemoração ainda estão sendo finalizados, mas espera-se que compareçam várias autoridades, além de veteranos do navio.

Marinha do Brasil participa da Operação “Amazônia 2012” .




Entre os dias 17 e 28 de setembro, a Marinha do Brasil participa da Operação “Amazônia 2012”. O evento tem como intuito a realização de operações conjuntas entre a Marinha, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, ampliando a integração entre as três Forças por meio da simulação de exercícios de guerra na Região Norte.

Testes do Arrow 3 são adiados por motivos desconhecidos.




Segundo relatório do periódico americano Space News, os próximos testes do Arrow 3, o futuro sistema de contenção de mísseis de Israel, foi adiado por motivos não especificados. O desenvolvimento do sistema já acumulava um ano de atraso. De acordo com o Space News, o teste que deveria acontecer neste mês foi adiado até o final do ano.

Operação Saudade - Entre o Braço Forte e a Mão Amiga.

O 23º Batalhão de Caçadores – Batalhão Marechal Castello Branco, em Fortaleza, Ceará, o Exército Brasileiro foi protagonista de um bom exemplo destas práticas necessárias ao engajamento da sociedade civil à compreensão do tema militar.


                      



Os recentes anúncios de medidas do Poder Público brasileiro, como o PAC do Equipamento, normas de aquisições de armamentos, licitação inicial do SISFRON e reajuste do soldo, demonstram um perceptível aumento da preocupação dos governantes e parlamentares com a inadiável necessidade de adequação da capacidade de atuação e emprego das Forças Armadas do País ante ao destaque que o Brasil tem merecido no cenário internacional. Muito além da proteção de suas riquezas em um mundo

Pequeno drone vira arma valiosa para infantaria israelense.


                      

Armado com uma potente câmera e sensores avançados, o miniavião sem piloto Skylark se transformou em uma das ferramentas mais valiosas das forças de infantaria israelenses para vigiar e espionar o inimigo em zonas de combate.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Reabastecimento em voo na Operação Amazônia.

Imagens com microcâmeras mostram visão dos pilotos em reabastecimento em voo



Pilotos e equipes de manutenção da Força Aérea Brasileira realizaram nesta quarta-feira (19/09) missões de reabastecimento em voo durante a Operação Amazônia, no Norte do país. Até o fim do mês, militares das Forças Armadas treinam ações conjuntas em uma área que inclui os Estados do Amazonas, Pará, Acre e Rondônia.

Helicóptero cai perto da capital da Síria, diz TV estatal.


Queda ocorreu em Duma, periferia de Damasco.
ONG afirmou que aparelho foi derrubado por rebeldes.

                       


Um helicóptero caiu nesta quinta-feira (20) nas proximidades da cidade de Duma, na periferia de Damasco, informou a televisão pública síria, ao mesmo tempo que uma ONG afirmou que o aparelho foi derrubado pela rebelião.

"Um helicóptero caiu ao sudeste da cidade de Duma", anunciou a emissora, sem revelar detalhes.

Brasil diz não à ideia da ONU de pôr fim à Polícia Militar.


Sob o argumento de que fere a Constituição, o Brasil rejeitou na terça-feira (18) proposta apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a Polícia Militar. De uma lista de 170 sobre políticas de direitos humanos, a recomendação foi a única negada. Para o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, houve um equívoco na interpretação do texto – uma compilação de sugestões de diferentes países, incorporadas pelas Nações Unidas. Segundo o documento entregue pelo Brasil, publicado na terça-feira (18) no site da ONU, Brasília rejeitou a ideia, da Dinamarca, para “trabalhar na direção de abolir o sistema separado de Polícia Militar”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Guarani 8×8 segue em frente.



Dando continuidade ao Projeto Estratégico Guarani, o Exército decidiu desenvolver a Viatura Blindada de Reconhecimento Média de Rodas (VBR-MR), integrante da Nova Família de Blindados Médios de Rodas, tendo como base uma plataforma 8×8.O projeto conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o desenvolvimento da versão VBR-MR 8×8 oferece uma flexibilidade notavelmente maior para a implementação de sistemas de armas e de funcionalidades previstas nos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) e Requisitos Técnicos Básicos (RTB) desse tipo de viatura.

Fonte: EB

Índia testa pela 3ª vez míssil nuclear com 3 mil km de alcance.

                              

A Índia testou nesta quarta-feira com sucesso na região litorânea de Orissa o míssil terra-terra Agni-IV, que tem um alcance de mais de 3 mil km e capacidade nuclear, segundo informou à agência EFE uma fonte oficial.

Dominó Árabe - Brasil critica ONU e se oferece para busca de paz no Oriente Médio.

 

A revolta nos países árabes, associada à divulgação de um filme na Internet com ofensas ao profeta Maomé e causadora da morte de diplomatas americanos, tem "raízes mais profundas", como a falta de solução do conflito entre Israel e Palestina, disse o assessor internacional da Presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia. Ele acusou a intervenção na Líbia, para derrubada do ditador Muamar Gadafi, de aumentar a instabilidade na região, ao espalhar por países vizinhos mercenários as armas usadas na invasão do país. O Brasil está disposto a participar de esforços de paz na região, anunciou.

ENGESA EE-T4 OGUN. Tamanho não é documento!.


ORIGENS Por Anderson Barros

Na segunda metade dos anos de 1980, o Iraque, então governado por Saddam Hussein estava profundamente envolvido no conflito com o Irã. Para repor as perdas e modernizar seu exercito o governo iraquiano começou a reequipar seu exercito com novos equipamentos de diversos fornecedores como o carro de combate T-72 e PT-76 os veículos de combate de infantaria BMD-1, sistema de artilharia de foguetes BM-21 Grad de origem soviética, Obuseiros GHN-45 155 mm da

imagens do novo caça chinês de quinta geração.



O site indonésio Defese – Studies mostrou outras imagens do novo caça de quinta geração chinês, cuja denominação ainda não é definitiva, podendo ser tanto F-60 quanto J-21.

Uma das imagens já havia sido mostrada no Poder Aéreo (veja links abaixo).

O site motrou um “mock-up” em escala e uma arte computadorizada sobre as impressões colhidas nas fotos reais.

Especula-se que a aeronave usaria duplos motores de origem russa, o Klimov RD-33 (presente nos Mig-29) ou o RD-93, uma variante deste mesmo motor usada no sino-paquistanês JF-17.


O Brasil na Batalha do Atlântico Trailer


Irã lança submarino durante exercício naval dos EUA no Golfo Pérsico.

                          

O Irã enviou um submarino e um destróier do porto de Bandar Abbas ao Golfo Pérsico nesta terça-feira, no mesmo momento que as Marinhas dos EUA e de aliados realizam exercícios nessas águas para treinar a manutenção em aberto das linhas de exportação de petróleo.

Boeing e AEL Sistemas Conectam Simuladores nos Estados Unidos e Brasil.

Sucesso da demonstração representa promessa de cooperação para o desenvolvimento de tecnologia de cockpit


                    

SÃO PAULO, 18 de setembro de 2012 – A Boeing conectou no mês passado, um de seus avançados simuladores de aviões de caça em Saint Louis, no estado do Missouri, a um simulador a mais de 8 mil quilômetros de distância, em Porto Alegre, demonstrando a eficiência do compartilhamento de consciência situacional de potenciais ameaças e da tecnologia disponível para treinamento entre Estados Unidos e Brasil.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Suecos investem para fazer do Brasil um polo de inovação.


                     

Conhecidas pelo trabalho que desenvolvem para se manterem na vanguarda da tecnologia, empresas e instituições suecas de pesquisa e desenvolvimento querem replicar no Brasil o sistema de inovação aberta que ajudou a Suécia a conquistar as primeiras posições no ranking mundial entre as nações mais inovadoras. A Saab, uma das empresas que integra o projeto, já investiu US$ 15 milhões no Brasil e estima mais US$ 50 milhões para os próximos cinco anos.



"No modelo de inovação aberta, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco trabalham juntos nos parques de ciência e tecnologia instalados em pontos estratégicos, um ambiente propício à colaboração para a inovação", disse Bruno Rondani, diretor do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) no Brasil.

Disputa entre Japão e China por ilhas se agrava.

Enquanto Pequim envia pesqueiros a arquipélago, empresas japonesas fecham temporariamente suas fábricas chinesas

                     

A tensão entre Tóquio e Pequim cresceu ontem com o fechamento temporário de algumas fábricas japonesas na China – como Nissan, Mazda e Canon. Lojas de marcas japonesas também fecharam as portas para prevenir vandalismo. Além disso, o governo chinês anunciou o envio de mil pesqueiros às ilhas disputadas pelos dois países–Senkaku, para os japoneses, ou Diaoyu, para os chineses –, ato que o Japão chamou de “provocação”.

XM607 – Falklands’ Most Daring Raid.



Fonte: Poder Aéreo 

Caças Rafale e Yakovlev nos 70 anos do Esquadrão ‘Normandie-Niemen’ .




Na última sexta-feira, 14 de setembro, o recém-reativado Esquadrão de Caça 2/30 “Normandie-Niemen” da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) comemorou os 70 anos de sua criação, que se deu em plena Segunda Guerra Mundial. As celebrações foram realizadas na Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan, de onde opera o esquadrão.

Adiado o último voo do Endeavour.





A NASA (National Aeronautics and Space Administration) adiou a última decolagem do ônibus espacial Endeavour, planejada para a manhã desta segunda-feira, poucas horas depois de acomodar a nave em cima do Boeing 747 especialmente modificado para transporte. O Endeavour seguirá para Los Angeles, onde permanecerá em exposição permanente no Centro de Ciências da Califórnia (CSC).

MoD do Reino Unido coloca à venda 15 sistemas Goalkeeper de 30 mm .





O Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) anunciou a disponibilidade de sistemas de defesa aproximada anti-míssil (close-in weapon systems – CIWS) numa venda de governo para governo já que a retirada total do sistema da Royal Navy se aproxima.

Suriname e Brasil fortalecem a cooperação para defesa.

                        



Suriname e Brasil decidiram, em 13 de setembro, fortalecer sua cooperação militar e impulsionar a infraestrutura de defesa da antiga colônia holandesa, durante uma visita de dois dias do ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, a Paramaribo.

“Brasil e Suriname decidiram criar um grupo de trabalho bilateral que atenderá e coordenará atividades de defesa de ambos os países em âmbito de Alto Comando”, disse Amorim em uma entrevista coletiva junto com seu homólogo surinamês, Lamuré Latour.

Rússia - Vladimir Putin: "As Forças Armadas devem estar sempre prontas".

                        



As Forças Armadas têm a missão de estar sempre em prontidão para defender os interesses nacionais e para dar resposta adequada e imediata a quaisquer desafios e ameaças à segurança do país – declarou o chefe de Estado russo em 17 de setembro ao assistir pessoalmente à primeira etapa dos exercícios militares que estão decorrendo na região de Krasnodar, no sul da Russia.

O presidente entregou pessoalmente condecorações aos militares que mostraram a melhor performance na etapa inicial das manobras.

EC725 - Tailândia compra 4 unidades em versão SAR.

O helicóptero Eurocopter EC725 tem se tornado referência nos mercados militar e civil.


                      



A EUROCOPTER assinou contrato de fornecimento para quatro helicópteros EC725 configurados para missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue missions – SAR).

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rafale e Tyhpoon voando juntos sobre a Escócia, com altos oficiais .



           

Em meio ao show aéreo de Leuchars e à ativação do quarto esquadrão de linha de frente da RAF equipado com o Typhoon (veja matéria abaixo), no dia 14 de setembro foi realizado um voo conjunto do Eurofighter Typhoon e do Dassault Rafale sobre a Escócia, numa demonstração dos fortes laços da RAF (Força Aérea Real Britânica) e do Armée de l’air (Força Aérea Francesa). Ambas as forças fizeram um acordo para operarem mais em conjunto, maximizando suas capacidades e economizando dinheiro.

Novo esquadrão de Typhoon para a RAF.





No sábado, 15 de setembro, um dos mais antigos esquadrões da Força Aérea Real Britânica (RAF) voltou ao serviço ativo. A reativação do Esquadrão 1(F) deu-se em pleno show aéreo de Leuchars, base na Escócia de onde irá operar a unidade, que está sendo equipada com o Eurofighter Typhoon – o esquadrão havia sido desativado em 2010, com a saída de serviço do Harrier.

Esquadrão Arara (1º/9º GAV) e Onça (1º/15º GAV) realizam exercício operacional em Natal .



No período de 11 a 15 de setembro, os Esquadrões Arara (1º/º9 GAV) e Onça (1º/º15 GAV) realizaram o Exercício Operacional Aquiraz em Natal (RN), voltado para emprego dos equipamentos de autodefesa do C-105 Amazonas. As missões consistiram no treinamento de evasivas de mísseis terra-ar, vetorados pelo radar ADOUR de rádio frequência, e de mísseis de ombro IGLA, guiados por infravermelho, utilizando contramedidas “chaff” e “flare”, respectivamente, em um teatro de operações da guerra moderna.



FONTE: Esquadrão Arara
COMPARTILHE

Forças Armadas mobilizam 5 mil militares na “Operação Amazônia 2012”.





Durante as próximas duas semanas 5 mil homens das Forças Armadas estarão participando de exercício militar na região Norte do país. Trata-se da “Operação Amazônia 2012” cujo objetivo é o adestramento das tropas de forma conjunta para eventual emprego na defesa do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Defesa e sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a operação conta com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Testes de navegação do porta-aviões Vikramaditya fracassaram.

Os testes de navegação do porta-aviões indiano Vikramaditya (ex-porta-aviões soviético Admiral Gorchkov) terminaram com diversos problemas técnicos.


                      

Conforme informou uma fonte no Ministério da Defesa, nos testes para verificação dos motores, ao serem colocados em velocidade máxima, seis das oito caldeiras deixaram de funcionar. Agora, os especialistas terão de resolver a questão de como transportar o porta-aviões para as docas, uma vez que o navio não é capaz de navegar com uma caldeira apenas. Após o regresso aos estaleiros, os engenheiros vão decidir se as caldeiras poderão ser reparadas ou se deverão ser substituídas.

A Rússia deverá entregar o porta-aviões Vikramaditya à Índia depois de uma profunda modernização e após ser equipado com caças-bombardeiros, no quadro de um contrato assinado em 2004. Os prazos de entrega foram diversas vezes adiados e agora não há dúvidas que sofrerão novo adiamento.

Paquistão testa míssil de curto alcance com capacidade nuclear.

                     

O Paquistão realizou nesta segunda-feira "com sucesso" um teste do míssil Babur, uma arma de construção própria de 700 km de alcance e com capacidade para levar ogivas nucleares, informou o Exército em comunicado. O míssil, também conhecido como Hatf-VII, incorpora sistemas eletrônicos que lhe permitem voar a baixa altura e ser capaz de evitar a detecção por radar.

Cerca de mil navios chineses navegam em direção às ilhas Senkaku.

                     

Uma frota composta por cerca de mil navios de pesca chineses está navegando em direção às ilhas japonesas de Senkaku para confirmar os direitos de Pequim sobre estes territórios, informa a rádio estatal chinesa. Espera-se que a frota chegue às ilhas hoje.

Na área das ilhas Senkaku estão sendo concentrados navios-patrulha da Guarda Costeira japonesa. Em Tóquio não descartam a possibilidade de a frota chinesa poder tentar desembarcar tropas nas ilhas desabitadas.

Fonte: Defesanet

Manobras russas põem Geórgia em alerta.

                         

Os exercícios militares Kavkaz-2012 (Cáucaso-2012) começam nesta segunda-feira na região militar do Sul. Apesar de abrangerem apenas o território russo e de contarem com a participação de destacamentos nacionais, passaram a ser um alvo de polémicas a nível internacional.

F-X2, nada de caças neste ano, apesar do otimismo com orçamento .





A despeito da criação da Comissão da Verdade, que tanto irritou a caserna, é de otimismo o clima no Ministério da Defesa e, especialmente, nos comandos militares. O motivo é a evolução orçamentária do setor nos últimos anos, principalmente para projetos estratégicos, que estão sendo desenvolvidos após anos de espera.

Future Transport Helicopter da Eurocopter.




A Eurocopter e a Boeing estão estudando o projeto de um helicóptero pesado chamado Future Transport Helicopter (FTH). O FTH terá uma configuração similar ao Chinook e deverá participar de futuras concorrências esperadas pela OTAN. A aeronave também poderá participar do projeto JMR-Heavy do US Army.

Primeiro voo do caça AMX em 1985, pelo Jornal Nacional .


Os bastidores da proposta britânica para o Prosuper .





Segundo uma fonte naval, até o desfecho do caso de Cesare Battisti, os grandes favoritos para vencer o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper) eram os italianos. Após esse episódio, houve a mudança de Governo no Brasil e a maioria dos programas das Forças Armadas foram “congelados”.

Por que a MB decidiu por novas corvetas Barroso? .



                       

A MB pretende adquirir um lote inicial de 5 escoltas de 6.000t, mas os custos de obtenção de tais meios são bastante elevados e precisam de grandes financiamentos internacionais.

O Governo Federal pretende incentivar a indústria nacional, contudo não parece disposto a desembolsar grandes orçamentos para as FFAA no curto prazo. Um navio de escolta novo custa entre US$ 700 milhões e US$ 1 bilhão.

Mais dados das Type 26.





Mais alguns dados estão disponíveis sobre as novas fragatas Type 26 britânicas. Os navios devem operar até 2060 substituindo as Type 23 a partir de 2021, com a construção iniciando em 2015. Cerca de 70% dos sistemas de combate serão transferidos das Type 23. Por exemplo, os radares Type 997 (banda E/F) e sonares 2050 e 2087 serão transferidos de um navio para o outro. O sistema Sea Ceptor será instalado primeiro nas Type 23 e depois transferidos para as Type 26.

DEFESA - País planeja investir R$ 124 Bi em duas décadas.

                    

Os programas estratégicos das três Forças Armadas brasileiras para as próximas duas décadas somam R$ 124 bilhões em investimentos. Todos orientados para a transferência e o desenvolvimento de tecnologia no Brasil, com o objetivo de formar um parque industrial bélico no País. Os sete projetos estratégicos do Exército representam quase metade desse total: R$ 57,03 bilhões, de acordo com levantamento feito pelo Estado.

domingo, 16 de setembro de 2012

China revela novo caça de 5ª geração.

Qualquer semelhança com o F-22 Raptor não é mera coincidência





Fotos feitas ontem na fábrica de aeronaves AVIC Shenyang Aircraft Corporation na China revelam outro caça “stealth”. Esta aeronave, externamente semelhante ao Lockheed Martin F-22A Raptor, traz a matrícula “31001″.

F/A-2 ‘Super AMX’.



COMPARTILHE

Otan reconhece destruição de seis caças em ataque talibã.


                                   
A missão da Otan no Afeganistão (Isaf) reconheceu neste domingo que perdeu seis caças no transcurso do ataque talibã da sexta-feira contra a base de Camp Bastion, onde está destinado o príncipe Harry da Inglaterra.

“Seis caças AV-8B Harrier ficaram destruídos e dois sofreram danos significativos. Três postos de carga de combustível também ficaram destruídos e seis hangares sofreram alguns danos”, explicou a organização militar em comunicado.

Sem inimigos, Exército brasileiro promete exportar.



Ao longo de quase três décadas, desde o fim dos governos militares, as Forças Armadas têm visto seus orçamentos minguarem e seus projetos serem engavetados. Enquanto a causa da defesa ficou restrita a argumentos de ordem militar, foi relegada, pela falta de ameaças e de inimigos e pelas necessidades mais prementes do País. Isso está mudando. Os militares adotaram outra estratégia: seus projetos passaram a ser orientados para o desenvolvimento da tecnologia e da indústria no Brasil, o que possibilitaria exportar armamentos, gerando empregos e divisas. A defesa deixa de ser um gasto para se tornar investimento.

"Espaço Cultural": Ju-89 V2

                       caças da segunda guerra

U Junkers Ju-89 foi um dos dois projetos de bombardeiros estratégicos apresentados às autoridades alemãs para responder ao requisito para uma aeronave com capacidade de bombardeamento a longa distância.

O primeiro voo do Junkers Ju-89 ocorreu em Abril de 1937, apenas duas semanas e meia antes de todo o projeto do bombardeiro dos urais ter sido cancelado pelo ministério alemão do ar.

Pesquisar este blog

visitantes globais