Ministro da Defesa Puricelli firmou acordo com a Administração Estatal de Ciência, Tecnología e Indústria para Defesa da China
A Argentina através do ministro de Defesa, Arturo Puricelli firmou um Memorando de Cooperação em Logística com a Administração Estatal de Ciência, Tecnología e Indústria para Defesa da China (SASTIND), nesta quinta-feira, 22 de Novembro, em Buenos Aires.
Com a presença do Vice-presidente da SASTIND, Liu Donkui, o ministro Puricelli deu as boas-vindas para a delegação do país asiático, constituída por representantes da mais variadas áreas de produção para a Defesa.
“Nuestra intención es seguir trabajando en la profundización de las relaciones en materia de ciencia, tecnología e industria para la Defensa entre la Argentina y China”, declarou o ministro Puricelli.
O MoU se enquandra com o estabelecido durante a visita do ministro argentino à China, no passado mês de julho, e promove a compra ou cedência de equipamentos, armamentos e acessórios; a transferência de tecnologia e informação; o estudo, desenvolvimento e produção conjunta; o intercâmbio de pessoal; e a provisão de serviços de apoio técnico e logístico na área de armamentos.
O ministro Puricelli destacou o convênio entre a Fábrica Argentina de Aviones “Brigadier San Martín” (FAdeA) e a empresa estatal chinesa CATIC para a produção do primeiro helicóptero multimissão que será fabricado na Argentina.
“Es uno de los proyectos de cooperación que más nos interesa desarrollar”, expressou Puricelli a respeito do helicóptero CZ-11, cujo protótipo foi apresentado em Outubro na FAdeA.
Com o memorando, o Ministério de Defensa e a SASTIND se comprometem a ampliar os esforços para o intercâmbio e cooperação direta entre as indústrias de Defesa Nacional de ambos países, em um marco de respeito e confiança mútua, igualdade e benefício recíproco.
O ministro Puricelli convidou a delegação chinesa, que já tinha visitado as instalações do Complejo Industrial Naval Argentino (CINAR), a conhecer também o Instituto de Investigaciones Científicas y Técnicas para la Defensa (CITEDEF) e a fábrica da FAdeA.
Por sua parte, o chefe da delegação da China ressaltou que seu objetivo era “complementar o conhecimento comum e aprofundar a cooperação” dentro dos parâmetros que foram estabelecidos durante a visita de Puricelli ao seu par Liang Guanglie meses atrás.
Representantes das empresas NORINCO (especializada em equipamentos militares terrestres), e CEIEC (eletrônica) apresentaram suas capacidades e ofereceram possíveis linhas de cooperação que poderão ser desenvolvidas no futuro.
Pelo lado argentino estavam presentes além do ministro Puricelli, os secretários de Assuntos Internacionais, Alfredo Forti; e de Planejamento, Mauro Vega;o chefe do gabinete do Ministério de Defesa, Carlos Esquivel; o titular de CINAR, Mario Fadel; e o presidente da FAdeA, Raúl Argañaraz, entre outros funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário