sábado, 1 de setembro de 2012

Espaço Cultural "AH-64 APACHE"







Apache


O Boeing AH-64 Apache é um helicóptero de ataque com hélices de quatro pás, trem de pouso e cockpit com capacidade para dois tripulantes. O Apache foi desenvolvido como modelo 77 pela Hughes Helicopters como Helicóptero de ataque para o Exército dos Estados Unidos em um programa para substituir o AH-1 Cobra. Primeiro vôo aconteceu em 30 de Setembro de 1975.

Depois de se deparar com graves problemas de desenvolvimento e alguns custos elevados no programa do AH·56 Cheyenne da Lockheed, que culminaram com seu cancelamento em agosto de 1972, o Exército dos Estados Unidos necessitava urgentemente de um Helicóptero Avançado de Ataque (AAH) que pudesse executar e sobreviver a ataques anticarro durante o dia e durante a noite sob qualquer situação, No prazo de poucos meses foi decidido que a 8ell e a Hughes desenvolveriam dois protótipos que competissem entre si e saiu vencedor o YAH-64A da Hughes (posteriormente McDonnel1 Douglas Helicopters e atualmente Boeing).

O AH·64 é suficientemente resistente para sobreviver a importantes danos em combate, estando seus sistemas vitais protegidos no interior de um “banheiro” encouraçado. Ao mesmo tempo foi criado para que voe e combata com seu canhão direcionável de 30 mm sob a fuselagem, para suprimir fogo terrestre e dezesseis mísseis anticarro de direção a laser AGM-114 Hellfire da Rockwell. Um dos sistemas essenciais do AH·64 é seu Sistema de Localização e Fixação de Alvos (TADS), desenvolvido pela Martin Marietta, que permite a identificação óptica, eletrônica e térmica dos alvos, cuja distância é medida e cuja posição é determinada depois a laser, além do Sistema de Visão Noturna para Pilotos (PNVS) para vôos todo-tempo e rasantes, A tripulação senta-se em tandem.

O Apache entrou pela primeira vez em combate no Panamá durante a operação ‘causa Justa’ em 1989 e foi utilizado na operação “Tempestade no Deserto’ contra o Iraque em 1991.

As principais variantes do Apache são:AH-64A Apache (modelo produzido inicialmente), AH-648 Apache (designação sugerida para 254 AH-64ª melhorados na operação “Tempestade no Deserto”), AH-64C Apache (designação sugerida para 308 AH-64ª melhorados a partir da configuração parcial AH·64D sem radar Longbow e motor 701 e), AH-64D Apache (562 AH·64A melhorados à configuração Longbow Apache mas sem o radar) e AH·64D Longbow Apache (2.27AH·64ª melhorados à Configuração definitiva com a localização de alvos por onda milimétrica e radar de fixação Longbow sobre-rotor e os mísseis AGM-114L associados, motores T7OO-GE- 701 C de 1409 kW/ 1,890 CV, assim como outras melhoras).

Entre os principais operadores estão Egito, Grécia, Israel, Holanda, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (Abu Dhab), Reino Unido e Estados Unidos.
Apache
Ficha Técnica
ModeloHelicóptero biplace anticarro e de ataque para o campo de batalha BOEING (McDONNELL DOUGLAS/HUGHES) AH-64 Apache.
MotopropulsorDois motores turbinados 1700-GE-701 General
Etectric de 1,265 kW (1.696 CV).
DesempenhoVelocidade máxima de 293 km/h (182 mph) na altitude ideal;
velocidade ascencional 762 m (2.500 pés) por minuto na vertical; teto de serviço 8.400 m (21.000 pés); teto em vôo estacionário 4.570 m (15.000 pés) com efeito tefi:a e 3.505 m (11.500 pés) fora do efeito terra; autonomia de vôo 483 km (300 milhas) com combustível interno e 1.899 km (1.180 milhas) com combustível interno e externo.
PesosVazio 5.165 kg (11.387 lb); máximo para decolagem 9.526 kg (21.000 lb).
DimensõesDiâmetro do rotor principal 14,63 m (48 pés); comprimento total com os rotores girando 17,76 m (58 pés e 3,125″); altura 4,66 m (15 pés e 3,5″), área de orbital do rotor principal 168,11 m² (1.809,50 pés quadrados)
ArmamentoUm canhão orientável de fita Hughes M230 de 30mm numa montagem sob a fuselagem e um máximo de 1.760 Kg (3.880 lb) de munição lançável, que inclui dezesseis mísseis Hellfire ou quatro lançadores múltiplos de foguetes.

2 comentários:

  1. Muitto boa essa postagem, bem interessant... parabens.

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  2. obrigado Daniel Gomes, pretendo continuar com esse padrão de reportagem, buscando ficar bem atualizado!!!

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